Thursday, May 10, 2018
Anne Derenne, una ilustradora francesa en Madrid Por Francisco Puñal Suarez (In Mundiário)
En lo que va de año, esta dibujante ha ganado tres premios en certámenes
internacionales de humor gráfico, demostrando su talento creativo.
Anne Derenne, ilustradora. / Iker Arias.
La economía y el dibujo son las dos pasiones de Anne Derenne (Tarascon,
Francia, 1983), quien firma sus obras como Adene, y que tiene como temas
favoritos la ecología, los derechos humanos, la defensa de la mujer y la
geopolítica. Sus caricaturas, publicadas en diversas revistas, y también en
internet, han participado en exposiciones de numerosos países.
2018 ya le ha dado a esta artista diversas satisfacciones: En marzo ganó el
tercer premio en el onceno concurso organizado por la revista turca “Don
Quichotte” sobre el tema de matrimonio infantil, una aberración que sucede en
varios países. Este mes de mayo obtuvo el tercer premio en el 18th World
Press Freedom International Editorial Cartoon Competition, sobre libertad de
prensa, que se organiza cada año en Canadá, y también el tercer premio en el
XXVI International Festival of Satire and Humor “Cittá di Trento”,
Italia, sobre el tema: “La mujer: la otra mitad del cielo”.
De su obra “Un mundo de hombres”, en este último concurso, el jurado
argumentó su premio de la siguiente manera: “Por la sencillez refinada del
estilo gráfico, combinado con la inmediatez del mensaje, destinado a denunciar
en clave metafórica y humorística una realidad que sigue vigente”.
Un mundo de hombres / Adene.
En Madrid, donde reside, Anne accede a conversar en exclusiva para los
lectores de MUNIDIARIO.
-¿Por qué te gusta dibujar?
-“Mediante el dibujo puedo expresar mis emociones y mis inquietudes…
Siempre ha sido un modo de expresión importante en mi vida. De pequeña muchas
veces me era más fácil expresar lo que sentía dibujando que con palabras. De
manera natural empecé a dibujar para denunciar injusticias o reaccionar a
hechos de la actualidad que me impactaban. A veces el dibujo es como un grito,
un grito que sirve para denunciar injusticias, y la idea es provocar reacción e
intentar concienciar a más gente sobre problemas graves”.
-¿Cuál es tu formación docente?
-"Yo estudié economía internacional, siempre me ha interesado mucho la
economía, la geopolítica, la sociología y me han encantado mis estudios.
Al acabar mi máster en la Universidad de la Sorbona, no resultaba tan fácil
encontrar trabajo interesante. Empecé a trabajar en lo primero que encontré,
trabajo administrativo para pagar las facturas. Pero nunca había dejado de
dibujar y empecé a querer hacer algo con ello. Del 2009 al 2011 pasé un curso
de ilustración en el Escuela Superior de Dibujo Profesional (ESDIP) en Madrid.
Trabajé mucho para mejorar mi técnica, seguí cursillos, y poco a poco conseguí
empezar a vender mis primeros dibujos".
-¿Por qué te preocupa el medio ambiente?
-"Supongo que en gran parte por mi educación. Mis padres son grandes
amantes de la naturaleza y siempre les ha preocupado el tema de la protección
del medio ambiente. En los años ochenta, cuando todavía no se hablaba tanto del
tema, ellos intentaban vivir de acuerdo a sus ideales y siempre nos han
sensibilizado en el hecho que cada una de nuestras acciones tiene una
implicación en la sociedad y el medio ambiente. Me he criado en una ciudad muy
pequeña y rodeada de naturaleza. Y desde muy pequeña mis actividades preferidas
siempre han sido de monte o campo: escalar, ir en bici, senderismo, etc. Cuando
uno aprecia la naturaleza no puede ser indiferente a la temática del medio
ambiente".
El iceberg utopía / Adene.
-¿Cómo se te ocurrieron estos tres dibujos premiados?
-"Siempre es difícil describir cómo vienen las ideas a la cabeza. Hay
una parte de misterio en ello. Al final para cada tema me vienen un montón de
ideas y voy descartando poco a poco para quedarme con la que más me gusta.
También intento siempre averiguar lo que ya está hecho sobre el tema, ya que
muchas veces vienen ideas que ya se han realizado antes, sin saberlo".
"Para el tema del matrimonio infantil, pensé en una alfombra roja que
es símbolo de gloria y grandes eventos… pero que al final se convierta en la
lengua de un cocodrilo. Quería reflejar el miedo que tienen que sentir estas
niñas cuando llega el día de la boda".
No al matrimonio infantil / Adene.
"En el caso de la libertad de prensa, no sé muy bien cómo me vino la
idea de que la mesa del periodista/dibujante sea también como una trampa para
ratones. El periodista y dibujante necesita expresarse, es su razón de ser de
la misma manera que un ratón necesita comer… Y esta necesidad se puede
convertir en una trampa mortal".
Prensa en peligro / Adene.
"Para el tema de la mujer, como el concurso venía poco despues del
caso del productor norteamericano Harvey Weinstein, todas las ideas que
me venían tenían que ver con denunciar la sociedad que sigue siendo muy
machista, o muy masculina en muchos aspectos".
-Veo que el tema de la mujer está muy presente en tu obra...¿Por qué?
-"Bueno aquí da la casualidad que dos de los concursos que gané tienen
que ver con el tema de la mujer pero esto no significa que dibuje tanto sobre
este tema. Pero está claro que está pasando algo muy especial este año con el
tema de la reivindicación de las mujeres. El 8 de marzo fue un gran
acontecimiento este año en España. Entonces creo que sí, este último año dibujé
mucho más sobre este tema. Es una forma de dar mi apoyo a lo que está pasando,
y denunciar situaciones que como mujer he vivido también (en el mundo del
trabajo, en la calle etc)".
-Una ilustradora francesa en España, ¿qué piensa de la justicia española en
el caso de la Manada?
-"La justicia y las leyes al final son el reflejo de una sociedad.
Este caso por su mediatización ha permitido reflejar el hecho de que la ley
para casos de violación es machista y sexista. En España falta todavía mucho
camino para acabar con el machismo".
"La indignación general sobre este caso es el síntoma de algo más
amplio y más grande. La gente quiere acabar con décadas de injusticia donde se
culpabilizaban a las mujeres en caso de violación, a ver qué ropa llevaba, su
comportamiento, su vida sexual anterior… cosas que se siguen escuchando ahora
con este caso y choca".
"Esperemos que las manifestaciones ayuden a obligar un cambio de ley
para casos de violación". @mundiario
Wednesday, May 09, 2018
Rosário Breve Só me falta o livrete por Daniel Abrunheiro
Há
já muitos anos que não tenho automóvel. Não o digo por choramingona
auto-lamentação. Digo-o como reiteração da ironia da vida. E a ironia está no
que se segue: cimentei amizade com uma viúva rica. Melhor da festa – não tem
filhos nem irmãos, nem sobrinhos sequer: apenas & tão-só uns vagos
afilhados não de sangue. Idade de senhora, não se pergunta nem se escarrapacha
em crónica. [E não, não poderia ser minha mãe
– não exageres na descúnfia, ó Leitor(a).]
Disse mal: a ironia não está
propriamente na amizade com a viúva. Está nisto: meteu-se-lhe na cabeça
oferecer-me uma roulotte. Em vão lhe
redargui que não possuo carro que a puxe. Com a tenaz obstinação dos portadores
de ideias-fixas, contestou-me ela: “Uma
coisa de cada vez, menino. Roma e Pavia…” Ou seja: passei por ganancioso,
quando a verdade purinha é eu ser o mais humilde desinteresseiro dos homens –
pelo menos dentre aqueles que raspam a barba ao espelho da minha casa-de-banho.
Eis-me, pois & assim, futuro
possuidor (que não utente) de uma roulotte
com matrícula de 1972. Comprou-a então, novinha em folha, o dinheiroso falecido
dela. E com ela, o casal fez peripatéticos gerêses, ibizas, côtesd’azures,
pompeias, odessas, florestasnegras, vienas – e figueirasdasfozes. O carro que a
tractorava, esse espatifou-o mortalmente o marido ao cabo de infortunada noite
no Casino do Estoril. Desencarcerou-se da vida encarcerado nesse glamoroso Opel Manta de fatal memória.
Nota importantíssima: não é de
cariz pornográfico – mas gráfico sim – a relação que tenho & mantenho com a
dita dama de copiosa abastança. É gráfica porque ela adora sonetos à Bocage,
que eu imito, até nem mal de todo, com caralheira brejeirice. Recebo dela uma
nota de cinquenta por cada posta tonitruante de catorze versos, o que não é
mesmo nada mal pago. Modos que ando
poupando em sonetos no fito de comprar uma carroça em segunda ou terceira-mão
que me ponha a roulottar por aí afora
à guisa do caracol de choupana às costas. E já matuto numa coisa maravilhosa.
Maravilhosa, sim. Esta aqui:
plantar o carro, a roulotte & o
meu “cadáver adiado” algures no troço
da EN 114, a desditosa via há tantos anos estrangulada. Como o mais certo é não
ser reaberta ao livre trânsito antes de 2100, o sossego da minha nova
residência parece-me sobejamente garantido. Até me proponho plantar gerânios em
vasos em cerca ao acampamento. E ter cá fora um cão-de-louça. E
andorinhas-de-barro agarradas às janelas. E um estandarte altíssimo do Sport
Lisboa e Benfica. E bustos em plástico do Cristiano Ronaldo, do Che Guevara, do
Ricardo Gonçalves, da Madre Teresa de Calcutá & do Leitor e/ou da Leitora
que lá me for esmolar conservas & garrafões.
De resto, muito agradecido, ando
feliz da vida. Faço os sonetos soezes, alimento-me em tascos de bifanas, atiço
inglesas velhas à mercê da machíssima desenvoltura dos meus aparatos
musculares, durmo sem remorsos & acordo sem lembranças.
A viúva telefona-me às terças,
adora-me com comichosas palavrinhas pejadas de uma emurchecida lubricidade, ameaça-me
de novo com o carago da roulotte
& encomenda-me mais uns quantos sonetos geni(t)ais, a Deus graças.
Não tenho ido ao médico nem à
farmácia. Prefiro ir pela mata para assistir ao voejar alucinatório das
andorinhas de Maio. Também me costuma dar para ficar descalço até ao pescoço
estirado na varanda que dá para o cemitério hebraico. São gozos inócuos mas cá
muito meus. Bem pior seria drogar-me com lixívia.
De quando em vez, perco os óculos.
Passo então dias de visão aquária, as pessoas tornam-se peixinhos glaucos, o
sol fere-me termonuclearmente, é uma porra das antigas. Logo que arranjo uns
novos, a realidade readquire o teor absurdo de que é primaz absoluta.
Escrevo isto a uma terça-feira. E
não, a viúva ainda me não telefonou hoje. Vou lapijando sonetos entre cigarros
rimados & cálices de tinto da Quinta do Falcão. Nos entrementes, coco as
mulheris formosuras que o bom-tempo despe pelas ruas. Tento não me arrepender
das más escolhas que a minha inconsciência fez por mim. Mas olhai: a vida é só
enquanto cá estamos. Só me turva o sossego uma coisa. E tal coisa é – toparei
eu sítio, algures na EN 114, onde ligar cabo a tomada eléctrica? Vou precisar
de frigorífico, computador, máquina-cafeteira, ventoinha refrigéria etc. Nesse
aspecto tão técnico, a minha viúva não pode ajudar-me. Nem ela, nem o Ricardo
Gonçalves. Ou seja: nem Roma, nem Pavia.
O Traço da Justiça - Exposição no Tribunal de Castelo Branco
A justiça, a arte de caricaturar, os 50 amos do Trevim e a Imprensa Regional
Exposição patente até dia 18 de Maio.
A exposição é composta pelas exposições "50 anos do Trevim", "O Anti-heroi no Huymor de Imprensa", " retrospectiva do cartoonista Santos Costa e a colecção de aparos de Francisco Geraldes
Dia 4 houve conversas sobre a caricatura, a imprensa e a justiça
O Juiz Presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Castelo Branco José Avelino Gonçalves fazendo as apresentações
o Historiador Osvaldo Macedo de Sousa, Arquitecto Francisco Geraldes, Juiz José Avelino e os caricaturistas Santos Costa, Onofre Varela e Zé Oliveira
Panoramicas da exposição no tribunal de Castelo Branco
A obra do cartoonista Santos Costa
Osvaldo Macedo de Sousa, o Presidente da Câmara de Castelo Branco e o Juiz José Avelino Gonçalves
Os oradores: Lidia Barata , João Ramos e Osvaldo Macedo de Sousa
No
âmbito da abertura da Justiça à comunidade, juntando no seu salão nobre
jornalistas, magistrados, homens e mulheres ligados à cultura, pretendemos levar
ao Tribunal de Castelo Branco a caricatura, o cartune e a imprensa.
A
ideia nasceu a propósito dos 50 anos do jornal Trevim e na arte do cartune e da
caricatura.
“Trevim
– 50 anos com Humor” é o título, a comunicação social e os tribunais o mote
para a discussão. São quatro dezenas de desenhos
satíricos de cartoonistas oriundos de 15 países, numa obra com coordenação de
Osvaldo Macedo de Sousa, nome incontornável do humor gráfico em Portugal.
Para além dos cartunes, que nos dão uma visão
crítica da realidade da imprensa contemporânea, a obra encerra um trabalho de
investigação e divulgação assinado pelo coordenador, com o título “O Anti-Herói
no Humor de Imprensa”, em que é feita uma retrospetiva com início, a nível
nacional, no Zé Povinho – a mítica criação de Raphael Bordallo Pinheiro (desde
1875) – até ao Broncas e à dupla Ti Belmiro e Ti David que, quinzenalmente,
marcam presença nas páginas do Trevim, jornal que se publica na Lousã.
Vamos
juntar no Palácio da Justiça de Castelo Branco, jornalistas e magistrados, a
debater de uma forma leve, com muito humor, o papel da Comunicação Social no
aperfeiçoamento da Justiça e vice-versa.
Osvaldo
Macedo de Sousa, Zé Oliveira, Carlos Sêco, Onofre Varela, Santos Costa, querem
contribuir, através da sua arte para uma Justiça mais humana, mais próxima,
mais arejada. Osvaldo Macedo de Sousa vai falar das “Liberdades de Humor e
Expressões de Direito”, João Ramos faz uma pequena dissertação “Nós os
magistrados vistos por eles os jornalistas”, Lidia Barata inova no tema “A Justiça e a Imprensa Regional” e Francisco
Geraldes leva a sua colecção de aparos e canetas. Os artistas do humor gráfico
terão, por certo, oportunidade de produzir algumas caricaturas ao vivo.
O
município de Castelo Branco e a imprensa distrital juntam-se a nós para um sábado
diferente.
José Avelino da Encarnação Gonçalves
(Juiz Presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Castelo Branco)
Monday, May 07, 2018
Xaquin Marin por Siro (in Voz de galicia)
A Editorial Galaxia publicou o libro Xaquín
Marín. Arte e compromiso no humor gráfico galego, que
recolle o esencial da tese de doutoramento que o investigador Félix Caballero
fixo sobre o gran debuxante ferrolán. É curioso que a facilidade para a
creación artística non se vexa como un don da divindade, senón como algo
diabólico. Xa Platón dicía que os poetas levan un
demo dentro. Confeso que tamén eu levo cincuenta anos coa sospeita de que
Xaquín Marín fixo, de rapaz, un pauto co demo; e explico por que.
-Cantos nos dedicamos á creación plástica aprendemos o oficio pouco a pouco
e descubrimos novas posibilidades día a día. Marín non; Marín naceu aprendido,
e des que publicou a primeira viñeta ata hoxe exerceu a profesión de ilustrador
como un verdadeiro mestre.
-Todos temos referentes e aprendemos de alguén, de varios ou de moitos. Xaquín
non; o seu estilo non ten precedentes no mundo do grafismo, nin terá tampouco
continuadores. É seu, só seu.
-Cando Marín empezou a publicar as primeiras viñetas non coñecía a
conferencia Arte
e galeguismo, que ditara
Castelao para explicar que ser artista universal non consiste en imitar o que
se fai en París ou Nova York, senón en facermos arte galega; porque só sendo
galegos, falando plasticamente en galego, seremos universais. O Marín mozo
concluíu iso pola súa conta e creou un estilo tan galego que ten o arrecendo e
o sabor das nosas viandas tradicionais. Unha viñeta sinxela de Xaquín Marín é
románica, como a bola; a viñeta traballada con milleiros de riscos é barroca,
como a empanada. Así sinto eu a obra de Marín, como algo deleitoso non só para
a vista, senón tamén para as papilas; e goréntome cos seus debuxos con
verdadeira gula.
-Con ese estilo persoal leva medio século debuxando viñetas,
carteis, ilustracións e banda deseñada para darnos unha visión plástica da
sociedade como ninguén vira xamais. Félix Caballero alude no título do libro ao
humor comprometido de Marín na defensa das causas xustas. É un acerto, porque
nunca fixo outra cousa a través de protagonistas que falan ou de humor sen
palabras. Eu teño especial querenza polas viñetas con moreas enormes de lixo
que devoran a paisaxe en debuxos espléndidos; auténticas obras de arte, as máis
das veces; pero outros preferirán as de Gaspariño, as dos pés ou as do Isolino.
O certo é que, despois de medio século de amizade, sigo preguntándome como
puido o mozo Xaquín Marín descubrir a pedra filosofal do grafismo, e chego á
conclusión de que, si, fixo un pauto co demo. ¡Iso se non é el mesmo un anxo
rebelde, porque, tan
alto, tan pálido, cos pelos e barbas espeluxados e o ollo pipo, non sei eu!