Wednesday, July 19, 2017

Dia 22 - Festa da Caricatura na Lousã e inauguração das exposições - "Trevim 50 Anos com Humor" e "O Anti-heroi no humor de Imprensa - Do Zé Povinho ao Broncas / Ti Belmiro

Integrada nas comemorações dos 50 anos do jornal regional "Trevim" (da Lousã) vai-se realizar naquela localidade mais uma Festa da Caricatura ( com quase uma dezena da caricaturistas a retratarem ao vivo quem apareça a partir das 16h30 e pelas 21h30 ) para além da inauguração da exposição "Trevim 50 Anos com Humor" (pelas 15h na Biblioteca Municipal da Lousã) e "O Anti-heroi no humor de Imprensa - Do Zé Povinho ao Broncas / Ti Belmiro" pelas 15h30 (na Redacção do Jornal Trevim). Nesta homenagem aos anti-herois não foi esquecido o Palhaço de Aleppo. Uma Organização Trevim e Produção Humorgrafe



Tuesday, July 18, 2017

O Espirito do Vinho e os Humores no Museu do Vinho de alcobaça - Inaugura dia 21 pelas 18h


O Museu do Vinho de Alcobaça dá continuidade à sua programação de exposições temporárias, inscritas no circuito nacional, com uma mostra que une o bom humor à cultura imaterial e material do vinho. Entre 22 de julho e 27 de agosto, estará patente, na Adega dos Balseiros, a exposição “O Espírito do Vinho e os Humores” cuja temática se insere no levantamento histórico do desenho humorístico associado ao tema do vinho.

A exposição comissariada por Osvaldo Macedo de Sousa (historiador e colecionador) é uma oportunidade rara para o público estabelecer contacto com trabalhos de desenho humorístico que vão do século XIX à contemporaneidade. Partindo de conceitos enológicos faz-se uma viagem pela história da caricatura na imprensa portuguesa e dos problemas que o vinho representou na sociedade ao longo dos anos, ou seja, desde 1809 à atualidade.

Uma exposição com alto teor alcoólico, com cultura e diversão e acima de tudo com muita arte. Os artistas que assinam estes desenhos são referencias históricas como Raphael Bordalo Pinheiro, Jorge Colaço, Jorge Barradas, Almada Negreiros, Stuart Carvalhais, Carlos Laranjeira, Xaquin Marin, Zé Oliveira. São também apresentados trabalhos mais recentes, como os criados nos Salões de Humor de 1999 e 2013 em Vila Real, ou outros de artistas luso-galaicos feitos de propósito para este evento.
Por ocasião da exposição, é lançado ainda um catálogo, com a chancela do Museu do Vinho de Alcobaça, que reporta a história da caricatura dedicada ao vinho e que pode ser adquirido no Museu por todos aqueles que se interessem por este tema.

Museu do Vinho de Alcobaça – Adega dos Balseiros
Terça a domingo: 10h às 13h / 14h às 18h
Entrada livre



Humores de Amorim




This page is powered by Blogger. Isn't yours?