Friday, January 20, 2012

Freedom of search... Cartoon de Pedro Molina

www.pxmolina.com

Concurso Leitores de Todos os Tamanhos - Livrarias Bertrand

Concurso Leitores de Todos os Tamanhos, lançado pelas Livrarias Bertrand e dirigido aos ilustradores portugueses. Aqui fica a nota de divulgação do concurso e o link para o regulamento.
Todos os leitores têm lugar nas livrarias e por isso as Bertrand procuram uma imagem que comunique com os mais jovens. Leitores de Todos os Tamanhos é um concurso dirigido aos ilustradores portugueses, que ilustram ou virão a ilustrar os livros que temos nas nossas estantes. O desafio de criar uma mascote a ser usada nos diversos suportes de comunicação das Livrarias Bertrand está lançado e o autor da proposta vencedora receberá 2500 euros . A mascote escolhida será adotada para a comunicação desta cadeia livreira com o público infantojuvenil. O regulamento do concurso, bem como a composição do júri (do qual fazem parte Carla Maia de Almeida, autora e crítica de livros infantis e Rita Pimenta, jornalista especializada do Público ), podem ser consultados nosite do Grupo BertrandCírculo. As propostas deverão ser entregues até 9 de março e o vencedor será anunciado na primeira semana de Abril. Mais informações na página do concurso no Facebook.
Com os melhores cumprimentos,
Margarida Ferra
Comunicação e Relações Públicas___________________________________________________
 Livrarias Bertrand - A rede da livraria mais antiga do mundo.
 R. Prof. Jorge da Silva Horta, 1 | 1500-499 Lisboa
Phone +351 217 623 293 | Fax +351 217 609 592
www.grupobertrandcirculo.com | www.circuloleitores.pt | www.bertrand.pt

Thursday, January 19, 2012

Convite: "Batom, Lápis e TPM 2012"

É com enorme prazer que o CEDHU convida cartunistas mulheres de todo o mundo para a segunda edição da exposição "Batom, Lápis e TPM"!

A primeira edição, realizada em março de 2011 em comemoração ao Dia Internacional da Mulher foi um sucesso! Mais de 50 trabalhos de 25 artistas de diversos países foram apresentados no Hall do Teatro Municipal Dr. Losso Netto, para um público de mais de 1.800 pessoas!

Com o sucesso da primeira edição, no ano de 2012 a exposição espera receber um número maior de trabalhos, e estender essa exposição a outros espaços.

Para enviar seus trabalhos, acesse o link: Regulamento e Ficha de Inscrição.

Aguardamos seus trabalhos!
The CEDHU- International Humor Exhibition of Piracicaba held in March 2012, the second edition of the show "Lipstick, Pencil and PMS", with worksmade just for women!

The first edition, held in March 2011 in celebration of International Women's Day was a success! More than 50 works by 25 artists from various countries were presented at the Teatro Municipal Hall LossoDr. Netto, to an audience of over 1,800 people!

With the success of the first edition, in 2012 the exhibition expects to receive a greater number of jobs, and extend this to other exhibition spaces.

In the annex are the rules and entry form (in English and Portuguese)!
http://salaodehumor.blogspot.com/2011/11/convite-batom-lapis-e-tpm-2012.html

Le Canard Libéré nº 234

Pour s'informer vrai et drôle, le bon réflexe c'est Le Canard Libéré
Les délices du Canard : enquêtes poussées, caricatures politiques, indiscrétions croustillantes
et bien d'autres révélations... Surtout, ne manquez pas le rendez-vous avec votre hebdomadaire satirique du vendredi.
Bonne dégustation !
http://www.lecanardlibere.com/

NAC - EXPO CRIATIVIDADE EM BRUTO

20 de Janeiro a 20 Fevereiro
Faro / Draculea Café - Bar
Entrada livre
(inauguração 20 Janeiro a partira das 21h45)
bd, ilustração, cartoon, caricatura, experiencias graficas, e+
...tudo ainda fresquinho e servido à bruta!
Nesta singela exposição podem encontrar esboços e projectos diversos saídos "ainda fresquinhos" da mente de vários criativos autónomos, que marcaram, e continuam a marcar a sua presença nas "Noites de Artes Criativas".
«Gostas? ...então aparece!»

Museu Nacional da Imprensa_Divulgação "Concurso Nacional de Textos de Amor 2012"

Concurso_TextosDeAmor_2012_Header_F.jpg

O Museu Nacional da Imprensa está a promover a décima segunda edição do Concurso Nacional de Textos de Amor.Trata-se de uma iniciativa especial para o Dia dos Namorados que se prolonga por uma semana, de 14 a 21 de Fevereiro.Durante a “semana dos namorados” o museu está aberto à receção de textos originais alusivos ao amor.Dirigido aos apaixonados de todas as idades e residentes em qualquer parte do país, o concurso vai premiar o melhor texto concorrente, em poesia ou prosa, com uma viagem para duas pessoas, livros e cd-roms.
Regulamento e formulário de participação em www.museudaimprensa.pt
  MUSEU NACIONAL DA IMPRENSA O Prazer da Cultura ©
E.N. 108 nº 206, 4300-316 Porto
Tel:225304966
Fax: 225301071
Horário: Aberto todos os dias (incluindo Domingos e Feriados) das 15h às 20h.

MAB Invicta – Festival Internacional de Multimédia, Artes e Banda Desenhada


O MAB-Festival Internacional de Multimédia, Arte e Banda Desenhada é um evento dedicado a várias artes como cinema, ilustração, literatura ou animação com um especial enfoque na banda desenhada.
Decorrendo nos fins-de-semana de 10/11 e 17/18 de Março nas instalações da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, contará com diversos autores conceituados do Reino Unido, Alemanha, Bélgica, Itália, Espanha e Portugal com reputadas obras nestas diversas artes.
Direccionado a um público ecléctico e de todas as faixas etárias, o evento contará com diversas actividades como exposições de obras originais dos artistas presentes, visitas guiadas às exposições, sessões de autógrafos, exibição de curtas e longas-metragens, masterclasses de animação além de uma zona comercial onde estarão presentes bancas de diversas livrarias, editoras, entre outros. Desta programação destaca-se ainda a exposição dedicada aos 75 anos do personagem Príncipe Valente criado por Hal Foster (coordenação e cooperação do editor Manuel Caldas), assim como uma exposição com a mascote do evento, Esquiço, que irá servir de sinaléctica do festival.
A cidade do Porto não tem contacto com um evento deste género há cerca de 11 anos. A organização pretende assim divulgar aos públicos interessados em cinema, ilustração, animação e banda desenhada um leque alargado de autores de variados estilos não muito conhecidos em Portugal mas que apresentam uma obra de interesse a nível europeu. Desta forma, ‘ressuscita-se’ uma tradição de divulgação de artistas que, nos casos de Marjane Satrapi, Peter Kuper, Tom Hart, Ed Brubaker, Jason Lutes ou Dave McKean, tiveram a sua primeira oportunidade de contacto com o público português no antigo Salão Internacional de Banda Desenhada do Porto.
O MAB Invicta conta com diversos parceiros para a sua programação onde, além da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, se incluem a Metro do Porto e CasaViva. A Metro do Porto incumbir-se-á de divulgar o evento no interior das mais de 70 composições abrangendo todas as linhas e nas estações através de vídeos promocionais e reserva de espaço para duas exposições. A CasaViva está responsável pela programação paralela que contará com apresentações de novidades editoriais, exposições e concertos.
A organização adianta desde já que a lista de autores confirmados ainda não está terminada estando ainda por confirmar presenças de autores do Reino Unido, Bélgica, Espanha e Portugal.
Alemanha:
- Lars Henkel (autor de banda desenhada, ilustração e animação) e autor da ilustração para o poster do nosso evento.
- Ulli Lust (autora de banda desenhada e ilustração);
- Anke Feuchtenberger (autora de banda desenhada e ilustração);
- Ulf K. (autor de banda desenhada e ilustração).
Itália:
- Fábio Civitelli (autor de banda desenhada “Fumetti”, popular personagem Tex western italianos, como é o caso do popular personagem Tex).
Bélgica:
- Thierry Van Hasselt (autor de banda desenhada, um dos fundadores da editora Fremok resultado da fusão das editoras Amok e Fréon da qual era membro fundador);
- Olivier Deprez (autor de banda desenhada, um dos fundadores da editora Fremok resultado da fusão das editoras Amok e Fréon da qual era membro fundador).
- Denis Deprez (autor de banda desenhada, um dos fundadores da editora Fremok resultado da fusão das editoras Amok e Fréon da qual era membro fundador).
Portugal:
- Regina Pessoa (autora de banda desenhada, ilustração e animação);
- Filipe Abranches (autor de banda desenhada e animação);
- Pedro Serrazina (autor de animação);
- Hugo Teixeira (autor de banda desenhada)
CasaViva dedicará um espaço a novos talentos nas áreas de banda de desenhada, animação e ilustração onde poderão divulgar trabalhos e comercializarem as suas obras. A organização está receptiva a novos projectos bastando para tal contactar pelo endereço de correio electrónico oficial do evento: invictaindiearts@gmail.com .
Até ao final deste mês será lançado o website oficial do evento onde constará a restante programação do evento, actividades do mesmo, preços e formas de aquisição dos bilhetes além dos restantes autores presentes e demais informação.
Este é um evento sem quaisquer formas de comparticipação tendo sido realizado através de parcerias e dedicação dos seus organizadores. Porque este evento é, sobretudo, para o público, solicita-se a divulgação e promoção do evento.
Até lá despedimo-nos com os nossos melhores cumprimentos,
A equipa

Marco Digital: Nuevas tecnologías por Francisco Puñal in Siglo XXI

Dibujo de Ricardo César de Araújo - Brasil.
Dibujo de José Rubio Malagón - España.
Dibujo de Doddy Iswahyudi - Indonesia.
Dibujo de Chrifa Gihèn Ben Mahmoud - Tunez.

El área de cultura del ayuntamiento de la ciudad vasca de Barakaldo, con el apoyo de la editorial Saure, la Diputación Foral de Bizkaia y la Fundación General de la Universidad de Alcalá, entre otras instituciones, acaban de realizar el Concurso Internacional de Humor Gráfico, donde son entregados los Premios Hermes.
Los objetivos fundamentales de este certamen, que se celebra desde el 2001, son, entre otros, “dinamizar propuestas de acción cultural; promover el uso inteligente de las nuevas tecnologías de la información y la comunicación como medios y soportes creativos donde se desarrolle una visión crítica; propiciar un espacio de reflexión internacional para los dibujantes de humor gráfico y transmitir una imagen llena de sentido de la ciudad de Barakaldo”.
Sin lugar a dudas, hay que destacar este esfuerzo loable donde la caricatura y el humor crítico desarrollan sus potencialidades y enfocan sus miradas siempre con imaginación y creatividad, sobre las nuevas tecnologías y su impacto en la vida cotidiana.
En la edición de 2011, 388 concursantes de 62 países enviaron un total de 872 trabajos admitidos. Los cinco países con más concursantes son por este orden: España (57 participantes), Irán (49), Argentina (29), Indonesia (21), Brasil (15).
La dotación del premio Hermes de Barakaldo se eleva a 4.500 euros y cuenta con cinco premios: 1º premio: 1.500 euros, que correspondió a José Rubio Malagón, de España; 2do. premio: 1.000 euros, para Doddy Iswahyudi, de Indonesia; 3er. premio: 800 euros, para Chrifa Gihèn Ben Mahmoud, de Tunez; 4º premio: 700 euros, para Ricardo César de Araújo, de Brasil; y el 5º premio: 500 euros, para Manuel José Delgado, de España.
Agradecemos a Jean-Francois Saure la información proporcionada para la realización de este reportaje.

Wednesday, January 18, 2012

Hoje dei uma aula sobre caricatura na Escola Secundária da Quinta do Marquês. Eram duas turmas do 9º - cerca de 50 alunos. Eram jovens interessados, curiosos... foi uma delicia partilhar com eles algum do meu pouco saber. É por isto que vale a pena trabalhar, investigar... mesmo quando uns pseudo proprietários do saber, das artes nos perseguem. São estes momentos que dão razão ao meu trabalho.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?