Saturday, December 19, 2009

Feliz navidad, 2 video cartones, una caricatura y dos notas de cultura comic sobre el IX aniversario del MUCAHI


Un Video Carton para desearales Feliz Navidad. Caricatura de Salvador Dali con Musica de silvio Rodriguez y Jose feliciano.

http://www.youtube.com/watch?v=SXgMaKga_lg

Este lo hice hace un buen tiempo pero me gusta espero que a ustedes tambien

http://www.youtube.com/watch?v=CNFG9dQg0us

Dos excelentes notas sobre la pasada celebracion del IX Aniversario del MUCAHI. Obra y gracia de nuestro gran amigo Jose Miguel alva Marquina, director general de Cultura Comic.

http://culturacomic.com/2009/12/15/ix-aniversario-del-mucahi-homenaje-a-pedro-zapian-arturo-casillas-gabriel-vargas-y-cintia-bolio/

Esta es la otra. Presencia de La Pluma comic de Costa Rica, en el IX Aniversario del MUCAHI

http://culturacomic.com/2009/12/17/caricaturistas-costarricense-el-ix-aniversario-del-mucahi/--

Recibe atentos saludos de

Rubén Eduardo Soto Díaz

Director del Museo de la Caricatura y la Historieta.

Calle Francisco I madero # 110, int 18, Col Emiliano Zapata, Cuautla, Mor., C.P. 62744

http://museocomicmexicano.blogspot.com/

http://sotovideocartones.blogspot.com/

A Arte do Antero

Nunca é demais chamar a atenção para a ironia deste artista português especializado essencialmente nas questões do ensino, mas como podem ver pelos cartoons seguintes, nem só do ensino vive o humor de antero
http://antero.wordpress.com/





The Art of humour by Mohsen Zarifian (Iran)

Born in 1976 in Bojnourd-IRAN. I received a B.S. in Computer engineering from AmirKabir University of technology in Tehran and Worked in the field of cartoon and illustration since 1991 for many famous newspapers and magazines in Iran such as: Tanz-o-Caricature (Humor & caricature), Jam-e-Jam, Hamshahri, Sarmayeh, Payam-e-Hajar, Aftab-e-Emrouz, Tavana, Zan, Mosharekat and etc. Also participated in many international cartoon contests
My website: zarifian.ir
Contact me: mohsen@zarifian.ir








Reportagem da exposição " A liberdade é um risco " em Portalegre

A exposição aqui em Portalegre, tem sido um sucesso. Grosso modo, terá sido visitada por cerca de 8 turmas do ensino básico e secundário, acresce que a adesão, por parte da população, também tem sido grande . Envio a reportagem, elaborada pelo bissemanário : " Fonte Nova", de Portalegre.
Abraço ! Hermínio F.

Liberdade é um risco, a censura uma ameaça, são duas das ilações retiradas na inauguração de uma exposição de humor gráfico de grande qualidade, inaugurada a 2 de Dezembro na Biblioteca Municipal de Portalegre, precisamente no Dia da Abolição da Escravatura. Como complemento da exposição de autores de 53 países e 400 trabalhos recolhidos, um ciclo de comunicações extremamente interessantes, proferidas por Hermínio Felizardo, docente na Escola José Régio; José Oliveira, presidente da FECO- Portugal Associação de Cartoonistas; e Osvaldo Macedo de Sousa, incidindo sobre "As Ideologias da Censura". E como o combate aos direitos dos cidadãos no que diz respeito à liberdade de ex-pressão e de opinião também se faz através da canção, Manuel Freire também compareceu, evocando Zeca Afonso. Cantou a " Pedra Filosofal" e outras melodias, deliciando um auditório onde se incluíam cerca de 100 jovens de Escola José Régio e da Escola Secundária de S. Lourenço. A propósito, sublinhe-se que a 23 de Setembro comemora-se o "Dia Mundial da Liberdade de Imprensa" para relembrar ao Mundo quanto importante é proteger o direito fundamental da pessoa humana que é a liberdade de expressão, direito este inscrito no artigo 19º da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Hermínio Felizardo "Há focos de censura encapotada"
Hermínio Felizardo começou por agradecer que esta iniciativa ocorresse em Portalegre a merecer um concurso da FECO - Associação de Cartoonistas Portugueses. Sobre o título da exposição "A Liberdade é um risco", observou que com intensidade podemos alertar para diversas situações, "daí que a liberdade é um risco e perigosidade". Aludiu depois ao conteúdo da exposição, referindo que surge depois de um concurso da FECO, a nível Mundial a remeter-nos precisamente para a liberdade de expressão e de opinião. Questionado depois se nos tempos que correm haverá mais liberdade agora do que há uns tempos atrás no nosso País, Hermínio Felizardo respondeu que "todos sabem que antes do 25 de Abril essa liberdade era muito condicionada porque havia muita censura. Actualmente ainda existem alguns focos de censura encapotada e todos os governos têm esta tentação, esta exposição também alerta para a falta de liberdades e no dia da abolição da escravatura".

Osvaldo Macedo de Sousa "As ideologias da censura"
Osvaldo Sousa, especialista e divulgador do humor gráfico, sobre "as Ideologias da Censura", defendeu que "quer na intervenção na sociedade ou através do cartoon, no fundo são uma voz da consciência quando é calada, e ainda que discretamente deve denunciar-se a tensão a que se está sujeito".
Admitindo que a censura "é uma ameaça", Osvaldo Sousa afirmou que "a liberdade é um direito dos cidadãos e desde 1840 que vem sendo denunciado". Quanto ao momento actual observou que "sonhamos que actualmente somos livres, é mentira, há censura mais agressiva no Mundo, temos de estar sempre alerta, ser livres e dar a nossa opinião". Com algum humor, acrescentou que "a liberdade existe quando não incomodamos algum político, o que é curioso quem mais diz que há falta de liberdade são os ditadores, reclamam, vão para o poder e depois são iguais aos outros". "Depois temos que os donos das rádios ou jornais é que fazem a censura, não são os jornalistas", acrescentou.
A concluir, Osvaldo Sousa disse que "a verdade não é absoluta, tem de haver diálogo e se uma pessoa está errada deve ser corrigida e não silenciá-la, é preciso saber ouvir e não calar os outros".

Manuel Freire - "Não há machado que corte a raiz ao pensamento"

Manuel Freire, figura mítica da canção portuguesa, valorizou a exposição na Biblioteca, uma forma dos muitos artistas transmitirem os seus sentimentos com um humor e intuição notáveis. Procurou sensibilizar os jovens sobre diversas temáticas e as diferenças entre o passado e o presente, dando vários exemplos, inclusive relacionados com a Escola. "Penso que a liberdade é fundamental, esta exposição criativa em forma de cartoon é uma arte. Venho dizer às pessoas que a canção também é uma arma", confessou."Infelizmente há tentativas, mas ainda não há machado que corte a raiz ao pensamento, essa mantém-se viva", concluiu satisfeito Manuel Freire.
Como nota complementar, refira-se que esta iniciativa é uma organização da FECO e da Amnistia Internacional que tem apostado em associar-se a novas formas. Note-se que o cartoon é uma forma de comunicar privilegiada.
Exposição na Biblioteca Municipal

Textos: João Trindade

official results of the 2o. Salon Internacional del Humor, Mazatlan 2009, Mexico.



Friday, December 18, 2009

Feliz Natal e Bom Ano Novo / Feliz Navidad / Merry Christmas / Joyeux Noël

Marçal Abella Brescó
http://marsalabella.blogspot.com
Do Manuel Freire

Do Malagon


Luis Eduardo Leon

Do Karry
Do Gogue


Por Bruno Taveira









País a tremer por Rodrigo no Humoral da Historia



As baixas temperaturas levaram o Instituto da Meteorologia a colocar quinze distritos sob aviso amarelo e três a laranja:

http://aeiou.expresso.pt/pais-a-tremer=f553596

IV “NOSOROG’S” MAGAZINECARTOON COMPETITION THEME:POLITICS AND POLITICIANS


CATEGORIES:
FIRST CATEGORY:CARICATURE (write which politicians you present, if he/she is not so well known)First Prize: 200 Euros + DiplomaSecond Prize: DiplomaThird Prize: DiplomaFive Special Diplomas
SECOND CATEGORY:CARTOONFirst Prize: DiplomaSecond Prize: DiplomaThird Prize: DiplomaFive Special Diplomas
THIRD CATEGORY:SHORT COMICS (one table)First Prize: DiplomaSecond Prize: DiplomaThird Prize: DiplomaFive Special Diplomas
Deadline: February 28th 2010
Maximum entry (by category): 7 (seven)
Size: Caricature, Cartoon & Short Comics: A4, A3Technique: Any
You may send by post or online.Note: Sender must be author of caricature, cartoon or short comics!
Post Address: MAGAZINE “NOSOROG”CARA DUSANA 478 000 BANJA LUKAREPUBLIKA SRPSKABOSNIA AND HERZEGOVINAEUROPE
Note: You may send originals, but we will not send you back!
Online sending:
E-mail:
nosorog.rhinocervs@gmail.com

NOTE: 300 dpi resolution, JPG, JPEG format
In both cases sending, please, write your name, address and e-mail.
IMPORTANT NOTE: In case that winner’s country is under international sanctions, organizations are not response for not has ability to delivery the prize to the winner!
YURI MEMBERS:1 – Mr. Goran Kljajich, president of Yuri, Founder of “Nosorog” magazine, writer, Banja Luka, Republika Srpska 2 – Mr. Miladin Berich, vice-president, writer, Banja Luka, Republika Srpska3 – Mrs. Irina Iosip, cartoonist, Bucarest, Romania4 – Mrs. Maria Claudia Re – Clau, Bahia Blanca, Argentina5 – Mr. Carlos Alberto da Costa Amorim, Rio de Janeiro, Brazil6 – Mr. Zoran Spasojevich, computer graphic-artist & writer, Kragujevac, Serbia7 – Mr. Milenko Kosanovich, cartoonist, Subotica, Serbia
www.nosorog.rs.sr
http://nosorog.hpage.com

Exposição de Caricaturas "Vozes Liricas do Séc. XX" no Museu Nacional do Teatro até Março 2010















Zé Manel em cima, e Ricardo Galvão em baixo
Inaugurou ontem, dia 17 de Dezembro esta exposição. Uma Produção da Humorgrafe, ou seja do Osvaldo Macedo de Sousa, com a colaboração dos caricaturistas António Amado, Artur Ferreira, Carlos Amorim, David Pintor, Eduardo Esteves, Ferreira dos Santos, Gogue, Henrique Monteiro, Joaquin Aldeguer, Leandro Barea, Michel Casado, Miguel Salazar, Nelson Santos, Omar Perez, Paulo Veloso, Pê (Pedro Ribeiro Ferreira), Ricardo Galvão, Rodrigo de Matos, Rui Pimentel, Rui Duarte, Santiagu (António Santos), Sex (Maria José Mosquera) e Zé Manel. O Teatro Nacional de São Carlos colaborou com o empréstimo de fatos.
Uma inauguração simples com a presença de oito pessoas. O sempre presente e amigo Leonardo de Sá, os caricaturistas e amigos Zé Manel e Ricardo Galvão, o Fernando Carvalho o responsável pelo empréstimo dos fatos do do Teatro de São Carlos... A exposição pode ser vista até Março 2010.

Thursday, December 17, 2009

Berlusconis... por Pedro Molina


http://www.pxmolina.com/

Wednesday, December 16, 2009

Vozes Liricas do séc. XX Inaugura amanha pelas 18h30 - Museu Nacional do Teatro

Fotos da montagem da exposição de caricaturas dos 100 maiores cantores liricos do séc. XX.
Na montagem foi fundamental a colaboração do Cenografo Fernando Filipe, do Sr. Santos (segurança, e colaborador em tudo o que é necessário) e demais pessoal do Museu, a quem muito agradeço a colaboração.






Fernando Carvalho e Anabela Vicente montando os manequins com as roupas usadas no Teatro de São Carlos de Lisboa por alguns dos cantores caricaturados (nos tempos em que este Teatro era uma referencia mundial). Aproveito para agradecer esta magnifica colaboração dos meus colegas deste Teatro (onde tambem trabalho), e à administração da Opart por ter emprestado os fatos.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?