Saturday, June 27, 2009

Artefacto 19 de Omar Zevallos


Nuevamente con ustedes para mostrarles la edición Nro. 19 de Artefacto; esta vez sin tanto apuro, pero igualmente tratando de hacerla cada vez mejor. Hay más páginas y mejores temas. Léanla y difúndanla con los amigos, que para eso es.
Un abrazo
Omar
http://omarzevallos.blogspot.com/

Ya está lista la revista virtual Artefacto 19, esta vez con más páginas y con un buen material para los seguidores. Tenemos una notable entrevista hecha al maestro de la historieta erótica, Milo Manara, también un homenaje al Pato Donald que ya cruza la base 7 y una entrevista con la genial “monera” mexicana Cintia Bolio. Y claro, hay mucho más que podrán disfrutar como todos los meses.
Ya saben que pueden bajarla gratuitamente desde aquí:

http://artefacto.deartistas.com/
¡No se la pierdan!

Friday, June 26, 2009

Sacapuntas Nº 20, dedicado a José Muñoz

Ya esta disponible el número 20 de Sacapuntas, la revista digital de ADA.
Esta edicion está dedicada integramente a Jose Muñoz: "De luz y de sombras".
Entrevista exclusiva al dibujante e historietista argentino que fuera Gran Premio Angoulême 2007 y presidente de la edición 2008 del mismo festival. Por Lucas Nine.
Revista Sacapuntas # 20(Formato PDF – 7 Mb.)
http://a-d-a.com.ar/descargas/sacapuntas020.pdf
Descargue los números anteriores de Sacapuntas desde:
http://www.revistasacapuntas.com.ar/

Sunday, June 21, 2009

XIII Salão Luso-Galaico de Caricatura - Vila Real - Abre a 26 de Junho na Galeria do Teatro Municipal


1º Prémio - Henrique

2º Prémio Mateus

3º Prémio Paulo Araujo

Menção Honrosa - Gogue
Menção Honrosa - Bruno Janeca

de Paulo Veloso

de Pê

de Rui Duarte

de Santiagu

XIII SALÃO LUSO-GALAICO DE CARICATURA – VILA REAL 2009
Musicas & Músicos
26 de Junho a 31 de Julho
Galeria de Arte do Teatro Municipal de Vila Real
11 de Julho pelas 22h – Festa da Caricatura e Cerimónia da entrega dos Prémios


Sentidos dizem-se cinco, porém quanto mais é vivida a vida, mais sentidos se cruzam no nosso horizonte. Tacto, olfacto, paladar, visão, audição… esquecendo-se outros como o da hipocrisia, da política, do negócio, da arte, do humor… para não falar no sentido obrigatório, proibido, etc…
O som não é um sentido mas, quando sentido, se transforma num deles, despoletando todo o aparelho sensorial. O humor faz sentido quando ouvimos uma gargalhada. Mas quando é um sorriso que nasce na mente humana, já necessitamos da visão para o detectar sensorialmente. Música e humor parecem campos longínquos, mas ambos dão sentido à vida e ambos são sentidos no turbilhão das emoções, dos prazeres e desprazeres, na alma e inteligência humana.
A música é uma sequência lógica de sons (mesmo quando parecem ilógicos) que nos elevam o pensamento. O humor é uma sequência ilógica de pensamentos (que depois parecerão lógicos) que nos elevam ao som do prazer. São dois sentidos paralelos que se entrecruzam na criatividade e prazer humano.
A música explora os sentidos, emita a natureza, recria ambiências, constrói tragédias ou comédias do quotidiano. Assim, encontramos desde logo a comicidade ligada à criação musical. Se à literatura, a letra lhe está associada, o lado cómico concentra-se primordialmente nesta. Se falamos de música pura, então esta é muito mais exigente do ouvinte, obrigando-o a uma cultura muito mais vasta de referências, de conhecimentos para que as alegorias, as paródias, as sátiras consigam ser descodificadas com hilaridade. Não podemos ter a sensação do cómico se não compreendermos a desconstrução humorística. Nada pior para um músico do que ser incompreendido, pensar que ele está a desafinar, quando está a satirizar; que não conhece a peça, quando lhe mistura alegoricamente outras partituras; que não tem conhecimentos estilísticos, quando está a parodiar… A música pode ser humorística, como se pode humorizar a música e os músicos.
O músico, ao ser um personagem importante na sociedade humana, aparece retratado naturalmente nos traços gráficos de todas as épocas da história. As primeiras representações humorísticas de músicos surgem na Idade Clássica, quando também despoletava a génesis da Farsa, da comédia… Em Portugal, há músicos ilustrando pergaminhos medievais, as pedras góticas, as gravuras setecentistas… as paredes do Teatro Municipal de Vila Real num autentico Festival Rock com a participação dos Roling Stones, U2, Amy Winehouse, Nick Cave, The Smashing Pumpkins, R.E.M., Metallica, Iggy Pop … Mariza, Carlos Nunez, Sérgio Godinho, Rui Veloso, David Fonseca…
Pelo décimo terceiro ano realiza-se, de 26 de Junho a 31 de Julho na Galeria de arte d Teatro Municipal de Vila Real, o Salão Luso-Galaico de Caricatura de Vila Real que este ano lançou como repto, aos artistas Luso-Galaicos, o tema: Musicas & Músicos. Participaram 35 artistas com 94 trabalhos, entre os quais o júri atribuiu os seguintes prémios: 1º Prémio (Prémio Câmara Municipal de Vila Real) - "Mariza" de Henrique Monteiro; 2º Prémio (Prémio Governo Civil de Vila Real) "Casa da Música" de Jorge Mateus; 3º Prémio (Prémio Entidade Regional Turismo do Douro) "Pedro Abrunhosa" de Paulo Araújo; Menções Honrosas para "Ray Charles" de Gogue (Anxo Rodriguez) e "Flautista da Banca Rota" de Bruno Janeca e Diniz Gardete. Como artista homenageado, Rui Pimentel expõe vinte caricaturas de músicos portugueses.
Dia 11 de Julho realizar-se-à a Festa da Caricatura com a presença de destacados artistas portugueses e galegos, assim como a entrega dos Prémios a partir das 22h.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?