Friday, March 18, 2011

Exp. Sebastião Sanhudo na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima até 22 de Março






presentación del libro/comic "Un tomb per la història d'Alpicat" (Una vuelta por la historia de Alpicat) con textos Fabià Corretgé dibujos de Marçal Abella

Queridos amigos y amigas.

Os hago saber y os invito a la presentación del libro/comic "Un tomb per la història d'Alpicat" (Una vuelta por la historia de Alpicat) con textos del historiador Fabià Corretgé y dibujos mios, que se celebrará el dia 25 de marzo a las 20 horas en la Sala Petita de La Unió de Alpicat (Lleida). También habrá una pequeña exposición con algunos dibujos originales del libro.
Ya sabeis, si alguno está cerca de Lleida y se quiere pasar, estaré encantado de saludarle, y a los demás un abrazo, y quien quiera el libro, cuando esté disponible la venta por internet, a través de mi blog http://marsalabella.blogspot.com/  pondré los enlaces pertinentes para adquirirlo.
Un saludo
Marçal Abella Brescó
http://marsalabella.blogspot.com/

Cartoons de Rodrigo in ... Pinto Final - Ponto Fatal








http://pontofinalmacau.wordpress.com/ponto-fatal/

Portugal entregue à loucura política

 «Presidente ouve Passos». É, há casos em que é por aí que se começa. A seguir ouvirá vozes, e sabe-se lá onde é que a coisa pode chegar…

Thursday, March 17, 2011

Desvastados... Japon - Libia por Pedro Molina

http://www.pxmolina.com/

Japan in cartoon by Aung Min Min



Le Canard Libéré N° 195 (Humour Marrocain)

www.lecanardlibere.com/

Wednesday, March 16, 2011

Capitalism cartoon by Marian Avramescu


Caragiale

 (http://www.personality.com.ro/caragiale.htm)





Nuclear Danger... Cartoon de Ismail Dogan

http://www.sinirsizkarikatur.blogspot.com/


Tuesday, March 15, 2011

BOSTOONS themag! No. 10 International Humor, seriously

Año I, No. 10, 14 marzo 2011
Hello fans!
Here is BOSTOONS themag! No. 10, always full of suprises. Enjoy!


Please click on the link below:

http://bostoonsmag.com/



If you like it, forward it to your friends. And if you don't, pass it on to your enemies, just to bug them.
We wish you a very happy week.

The Mag team

Humour de René Bouschet

Japan Mars 2011

Monday, March 14, 2011

Stuart Carvalhais o Desenhador de Bonecos Por: Osvaldo Macedo de Sousa

(Artigo publicado na Rev. Historia nº 29 Março 1981)

Vinte anos de esquecimento se passaram sobre a morte de Stuart Carvalhais e já poucos são os que se lembram dele. José Herculano Stuart Torrie de Almeida Carvalhais foi um humorista transmontano que viveu Lisboa. O Stuart - como era conhecido - nasceu em Vila Real de Trás-os-Montes, a 7 de Março de 1887. Seus avós eram proprietários rurais do Alto Douro, e por via materna tinha ascendência numa família da alta nobreza escocesa - os Stuart Torrie. Seu pai, apesar de ter cursado engenharia agronómica, não quis fixar raízes, preferin¬do deambular de terra em terra e de profissão para profissão. Poucos meses após o nascimento de José Herculano, muda-se para Zalamea-la-Real (Espanha), seguindo depois para Alenquer, Montemor-o-Novo, Lisboa ... e com ele deambulará o jovem Stuart.
Em 1901, Stuart encontra-se já em Lisboa, onde frequenta várias escolas, completando assim a sua educação começa da em casa com professores particulares, à qual se tinham seguido dois anos no Liceu de Évo¬ra. Até que nível chegaram os seus estudos é impossível precisar. Por volta de 1905 entra para o estúdio do mestre Jorge Colaço, onde inicia a sua aprendizagem artística como pintor de azulejos, podendo ao mesmo tempo seguir a criação artística de caricaturista e de ilustrador do mestre. Jorge Colaço não só lhe abriu perspectivas estilísticas c conceptuais no campo da caricatura, com também o lançou nos jornais.
A partir de 1906 começam a aparece trabalhos de Stuart no Suplemento Cómico do Século. Será aqui, e nestes primeiro tempos, que ele abrirá novas perspectivas em Portugal na banda desenhada para crianças. Após várias experiências de interesse entre 1909 a 1911, será de 1914 a 1922, depois menos intensivamente mas com mesmo interesse, que, com as histórias ( «Quim e Manecas», «Manecas e João Manuel». «Cocó, Reineta e Facada» e outras histórias, Stuart imporá a história ilustrada para crianças na imprensa diária ou semanal. Stuart não foi só um introdutor, mas um inovador técnico.
A partir de 1911, Portugal vive um intenso movimento artístico - a introdução do modernismo. Stuart está na primeira linha da vanguarda e, como português, Pa era o seu sonho ... Em 1913, de maneira imprevista (como era o próprio Stuart) encontramo-lo perdido entre a massa de artistas de Montmartre.
Foi para Paris como um artista descon hecido, e regressa passado um ano como cartoonista famoso. Em poucos meses, Stuart conseguirá vencer no difícil meio parisien¬e, mas, como a estabilidade, o compromisso e as responsabilidades o incomodavam, acaba por recusar a fama internacional e fugir a um processo judicial por quebra de contrato de exclusividade com um dos maiores jornais humorísticos da época, o  «Ruy Blas», onde chegou a ser um dos principais artistas.
Regressou definitivamente a Lisboa. Mal chegou, e também de um modo imprevisto, casou-se e tem um filho (1914-15). Um casamento desigual e estranho.

Stuart regressou para a mediocridade do seu país. De Paris trouxera a saudade, a frustração, a revolta contra si próprio. Tinha perdido a oportunidade e as condições de «criar» ao seu nível, de ganhar confiança em si mesmo. Tinha recusado a ocasião de ser o pintor que sonhara ser. Em Portugal, a desilusão, a falta de oportunidades, a necessida¬de de sobrevivência, o vício, o álcool e as mulheres fizeram com que o sonho se tor¬nasse irrealizável e Stuart «não passou de um desenhador de bonecos».
A vida de Stuart nos anos 20, 30, 40 e 50 transforma-se na fuga à família e às responsabilidades, na fuga de si próprio. Foram a frustração, o vício e o excesso de trabalho para os jornais como caricaturista e cartoo¬nista; para livros, revistas e partituras de música, como ilustrador; como cenógrafo e figurinista para o teatro de revista; como de¬corador para a Feira Popular ... Este trabalho será galardoado com vários prémios interna¬cionais e um do SNl, o que não impediu que a insatisfação fosse o sentimento dominante de Stuart, e que os críticos e historiadores de arte se esquecessem da sua obra. Stuart viria a morrer com um ataque cardíaco no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, a 3 de Março de 1961. Faz agora 20 anos.
O que terá tornado Stuart num artista a não esquecer?
Talvez que, ao se ler o que atrás foi dito, se pense que nada fez e que muito poderia ter feito. Talvez este pensamento esteja cor¬recto, principalmente depois de se conhecerem as suas potencialidades inaproveitadas, o seu génio, do qual ele nos deixou apenas uma sombra.
«Stuart tinha demasiado lá dentro», diz-nos Semke, e esta frase leva-nos a descobrir o mundo interior de Stuart. Tinha imensas potencialidades, frustradas por um espírito sem a mínima confiança em si, e por um mundo artístico para o qual não estava preparado. O meio das artes em Portugal, dominado pela concorrência, pela mesquinhez, pelo mal-estar entre os artistas, era-lhe adverso. Stuart, o mãos-largas, o homem que nunca se zangou com amigos, sempre pronto a ajudar toda a gente, não se sentia bem no meio artístico
A sua vida familiar foi também uma frustração, já que o seu espírito nada tinha em comum com o dos seus pais nem com o da sua mulher. Os amigos eram muitos ao balcão da taberna, mas raros no seu coração. Stuart, para além da falta de confiança, não teve o estímulo nem o apoio de que necessi¬tava. Em breve se foi afundando no álcool, de onde foi impossível tirá-lo.
Como se poderá falar das suas potencialidades escondidas, se aparentemente o que fez foi nulo? Teremos que destrinçar, de entre as milhentas obras de ocasião ou com o simples intuito de ganhar dinheiro, as obras de grande qualidade - e que não são poucas.
Após um período de tendência modernista, em que foi director de jornais de van¬guarda humorística como «Sátira» e «ABC a Rir», sofre um certo retrocesso estilistico, para se concentrar na pesquisa de um traço novo, inconfundível no qual vem a «retratar» a Lisboa antiga e o seu povo. Foi neste traço, tão característico, que ficaram grava¬das para sempre as belas pernas das varinas, das costureirinhas, das bonitas raparigas, e também os bêbados, os gatos matreiros, os «cães vadios» e suas prostitutas, os ardinas - enfim, Lisboa. Stuart fixou para sempre a cidade antiga que ia desaparecendo para dar lugar à Lisboa «cosmopolita» dos nossos dias. Ninguém como ele soube conhecer e retratar através do desenho a cidade e o seu povo.
Desperdiçou-se no «boneco» para o jornal diário, gastou-se no humorismo, do dia¬a-dia, no desenho de improviso, mas mesmo essa obra deverá ser reconhecida no seu va¬lor de análise psicológica e social. Stuart não foi um pintor de telas - como em parte gostaria ter sido -, nem de encomendas ofi¬ciais. Não foi um pintor ao serviço da burguesia, nem um artista da cor. Ele foi o mestre do preto e branco, o branco da folha de papel, e o preto da tinta da china, do lápis, do carvão, do pau de fósforo, da borra do café, da cinza, da graxa ...
A sua obra merece um outro tratamento não o esqueçamos! '
Será mesmo que faz 20 anos..(Agora são 50 anos) que Stuart Carvalhais «morreu»?

Sunday, March 13, 2011

Japan earthquake !.. cartoon by Hilmi Şimşek


Japan - earthquake - tsunami - Nuclear Crisis - Cartoon de Christian Indus


Japan - earthquake - tsunami Cartoon de Pedro Molina

http://www.pxmolina.com/


UN SALUDO Y DE PILON MONOS Y VIDEO CARTONES METICHONES

el tsunami
http://www.youtube.com/watch?v=lTXYzOBRXIU
rapido y furioso
http://www.youtube.com/watch?v=LuAYMnH0iIs
historietas mexicanas a diez pesos
http://www.youtube.com/watch?v=zrCCHzfnZds
homenaje a eduardo ferro humorista argentino qepd
http://www.youtube.com/watch?v=kXIlfTMNHv4
semana santa con humor un metiche de hace 25 años
http://www.youtube.com/watch?v=gKKsSSMzNYw
lady gaga-ricatura
http://www.youtube.com/watch?v=WwSlsHCxNAU
A cien años del levantamiento armado de zapata y los campesinos morelenses
http://www.youtube.com/watch?v=i-LE3WC_rjE
forges monero español
http://www.youtube.com/watch?v=9UluYsApGs0
--
Recibe atentos saludos de
Rubén Eduardo Soto Díaz
Museo de la Caricatura y la Historieta.
Joaquin Cervantes Bassoco
Calle Independencia No. 18, Anenecuilco, Ayala, Morelos.
UBICACIONEN EL MAPA:
http://museocomicmexicano.blogspot.com/
http://sotovideocartones.blogspot.com/


This page is powered by Blogger. Isn't yours?