Friday, January 18, 2019

“Prémio Reconhecimento (no âmbito do Humor)” outorgado a Osvaldo Macedo de Sousa pelo Jornal / Cooperativa TREVIM da Lousã


Quem diz que não necessita de reconhecimento pelo seu trabalho mente. Todos nós necessitamos de ser reconhecidos para nos manter motivados e para sentir que todo o nosso trabalho valeu a pena. Acabei de receber o troféu “Prémio Reconhecimento” no âmbito do Humor, o qual foi outorgado pelo Jornal / Cooperativa “Trevim” da Lousã, no âmbito das comemorações dos seus 50 anos.
Sim a Lousã é o concelho que mais tempo tenho colaborado. Desde 1988 até aos dias de hoje. Nessa data iniciei a parceria de levar todos os anos a exposição do Salão Nacional Humor de Imprensa (que esteve em Porto de Mós e depois passou para Oeiras até 2006). Depois coordenei exposições específicas para a Lousã, colaborei em Festas da Caricatura, textos para diversos livros, escrito artigos para o jornal, fui cocoordenador do Supl. Humorístico “Bronkit”.
Este é um Prémio institucional privado, não um reconhecimento institucional público pois nunca uma autarquia achou importante reconhecer o meu trabalho. Se trabalho no Concelho da Lousã há 30 anos, trabalhei para a Câmara Municipal de Vila Real durante 34 anos, para a Câmara da Amadora durante 20 anos, para a Câmara Municipal de Oeiras durante 15 anos, para a Câmara Municipal de Moura e de Penela durante 10 anos e para muitas outras autarquias. No total as exposições que tenho levado ás autarquias de todo o país já ultrapassam as 3 centenas de exposições.





Tenho textos escritos em mais de duas centenas de livros, muitos deles com biografias inéditas, recompilações temáticas de âmbito humorístico, para além de múltiplos concursos onde tenho outorgado centenas de prémios aos artistas nacionais e estrangeiros. Infelizmente não há reconhecimento politico e isso nota-se na falta de trabalho, já que tenho cada vez menos autarquias a quererem as minhas exposições de humor. Há cada vez menos autarquias (políticos) a gostarem do humor. Têm medo de ensinar a irreverencia como forma de educação e construção de um futuro melhor.
O meu trabalho tem sido reconhecido? Sim, pelo carinho dos artistas (em 2006 um grupo de artistas nacionais deu-me um “Óscar da Caricatura” como homenagem pelos 25 anos de produção cultural),
pelos e.mails que recebo de artistas dos cinco continentes. Para além do “Prémio Reconhecimento” outorgado agora pelo Trevim, em 1998 o Festival de BD de Moura outorgou-me o Prémio “Balanito Especial”
e em 1999 a cooperativa GICAV de Viseu outorgou-me o “Prémio Especial Anim’Arte 99”.
Obrigado Trevim, obrigado a todos os artistas que tem confiança no meu trabalho e me têm apoiado nas minhas iniciativas.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?