Thursday, February 16, 2017

Naji Al Ali Award Rules and Regulations

Naji Al Ali Award Rules and Regulations
Artists can participate in drawings about different subjects such as freedom, occupation resistance, right of return, resisting Israeli Aggression and siege, the right of people to resist occupation, enhancing solidity culture, Anti-systemic terrorism that states apply, Anti- west and American support for Israeli Occupying state, The suffering of the Palestinian people under occupation, the suffering of Palestinian people in asylum's countries, the suffering of Palestinian prisoners in occupying prisons, the segregation that Palestinian people suffer under Israeli state, Israel as a religious state….. etc
Participations size A3 or A4.
Participations can be either manual or digital drawings.
Participants can participate with maximum five drawings.
The work shall be for one artist only, mutual works are not accepted.
Participants can participate in a previous published drawings or non published drawings.
Participations must not be previously awarded.
The winner is allowed to participate another time in after a period minimum of three sessions/years.
The institute has a right to use the drawings for non- commercial purposes.
The deadline for sending participations is due 2017/4/15

Participations must be sent to najialali@palestineawards.com
http://www.maghrebtoon.com/php/articles.php?lng=fr&pg=78
Naji Al Ali Award Rules and Regulations

Wednesday, February 15, 2017

Dia 20 de Fevereiro de 2017, pelas 18h inaugura no espaço Atmosfera M do Porto a V Bienal de Humor Luis d'Oliveira Guimarães Espinhal / Penela 2016

Uma selecção dos trabalhos apresentados para a V Bienal de Humor Luis d'Oliveira Guimarães - Do Mel ao Ferrão - Espinhal / Penela 2016 estará patente ao publico até final de Março no Espaço Amosfera M do Porto. è uma viagem humoristica pela alegoria do Mel / Abelha Ferrão - Cartoonista / Sátira, ao mesmo tempo que uma homenagem aos cartoonistas que pelo mundo tem lutado pewla liberdade de expressão e pensamento, em que alguns deles sofrem perseguições, a prisão ou mesmo a  morte. Uma produção Humorgrafe

V Bienal de Humor Luíz d’Oliveira Guimarães Espinhal - Penela 2016"DO MEL AO FERRÃO"
Por: Osvaldo Macedo de Sousa

        "O humorismo representa a mais sã de todas as filosofias, que é a dos que sabem rir. O humorista comentando através da sua ironia os homens e os factos que gravitam á sua volta, produz, quando o faz com o espirito superior e critério conceituoso, uma profunda obra moral. Por isso mesmo a alegria dos humoristas nem sempre deixa de se ilusória.  Quantas vezes a pequena máscara cor-de-rosa que eles ostentam sobre a face, esconde uma lágrima pungente! A ironia que se desprende da sua "verve" sagaz encobre, de certo modo, o drama que o mundo oferece dia-a-dia. Ao seu comentário flagrante." (LOG. In "Entre nós que ninguém nos ouve" pág. 68)

        O que une a abelha e o cartoonista, o espírito do mel ou a sátira do ferrão? Como em tudo na vida, depende da perspetiva de cada um e, se a verdade nunca está de um lado nem no do outro, e muito menos no centro mas na essência dos seres, das coisas, das relações, as minhas deambulações metafóricas por este tema não passam de muletas, divagações do pensamento, portas para cada um seguir o seu caminho de reflexão humorística no tópico selecionado para esta Bienal, concordando ou discordando totalmente do que está escrito.
        A abelha, ou a apicultura, com a exploração de todos os derivados inerentes à actividade deste insecto, está ligada ao Homem, desde que este tomou consciência do seu espírito, energia essa que também lhe abriu a mente para conseguir olhar o mundo afora das aparências, consciencializar-se para além do espelho, pensar ademais da neblina das palavras e das perspectivas.
        Graficamente encontramos as suas primeiras representações por volta de 7.000 a.C., em pinturas rupestres de Araña - Valência. No Antigo Egipto (a partir de 3.200 a.C.) está associada à realeza faraónica, agregadora numa única colmeia - federação de todas as regiões do Egipto: o verdadeiro título do Faraó era NyswBit, onde Bit significa Abelha e é o símbolo do baixo Egipto. Segundo a sua mitologia, Bit foi gerada das lágrimas de Rá (o deus-sol) ao caírem sobre a terra, impondo-se como um ser de múltiplas riquezas e características terapêuticas, ao mesmo tempo que assume a iconografia da alma Divina do ser humano.
        Esta ligação espiritual surge em quase todas as culturas da antiguidade, representando, muitas das vezes, a crença da sobrevivência além-morte, da ressurreição / reencarnação. Esta ilação ao caminho da evolução da alma leva a que tenha sido associada a cerimónias iniciáticas, em que o Espírito / Palavra (em hebraico "abelha" escreve-se "Dbure", cuja raiz Dbr significa verbo / palavra) se purifica pelo fogo, se nutre com o mel (o hidromel é a bebida dos deuses) e que destrói as impurezas / obstáculos com o seu ferrão.
        Também o cristianismo absorveu este universo alegórico em que Jesus assume a imagem da abelha e o mel é a doçura da sua palavra / pensamento como alimento das almas e o ferrão o papel de Cristo Justiceiro. Quanto ao Islão, encontramos na Surata 16 : "E teu Senhor inspirou as abelhas: «Construí as vossas colmeias nas montanhas, nas arvores e nas habitações» /… Do abdómen delas sai um líquido variegado de cores que constitui cura para os homens. Nisto há sinal para os que reflectem." A abelha, nos textos védicos da India, representa o espirito que se embriaga com o pólen do conhecimento. Resumidamente, nesta breve divagação nas espiritualidades, a abelha representa o espírito versus a materialidade, a geometria (divina) contra a ignorância, a ordem social contra a desordem.
        Passando de novo ao tema da Bienal, poder-se-á dizer que no princípio é o "pólen" que no caso do humorista é a notícia, o quotidiano que é colhido pelo obreiro, e se na abelha esse néctar é processado pelos enzimas digestivos, no cartoonista é deglutido pelo olhar filosófico do humor, desconstruindo o supérfluo para regurgitar em ironia, comicidade ou mesmo sátira. Tal como o mel, nem todos os humores têm a mesma cor, nem todos riem da mesma forma, nem dos mesmos assuntos, por muito que queiramos impôr a aldeia global para todos os seres, coisas e pensamentos. Consoante os campos, as florações, os pólens recolhidos e as técnicas de preparação, há várias colorações, aromas e gostos no mel. O riso, mesmo universal como a luz divina no reconhecimento das fragilidades humanas, é encarado ou reage em cada cultura e em cada zona geográfica, em cada campo educacional de forma diferenciada. O riso, o cómico, o humor, é fruto dos pólens recolhidos que, consoante os seus tratamentos, pode ter espaço de degustação num território e não noutro. Claro que, como o mel que quando é puro, com o tempo tende a cristalizar, já que não foi sujeito a temperaturas que destroem o seu lado bactericida, também o humor puro se cristaliza no tempo e, por mais anos que passem, por mais voltas que a vida dê, está sempre actual, incisivo e actuante.
        A abelha é um animal social, símbolo de trabalho e lealdade, mas também um guerreiro na defesa da comunidade, quando se sente ameaçada, usando o seu ferrão. Da mesma forma, o humor é uma fórmula de pensamento doce que nos faz quebrar barreiras de sociabilidade, combater o pessimismo, diluir as tristezas, construindo equilíbrio social pelo sorriso filosófico, podendo contudo farpear, quando o político, as intolerâncias, os abusos do poder colocam a comunidade em perigo.
        O ferrão da abelha / humorista está ligado a um sistema venoso que provoca um efeito alérgico, gravidade que está dependente do sistema imunológico. No caso da sátira, o padrão de reacção à toxicidade está concomitante ao grau educacional da vítima, ao nível do seu sentido de humor, capacidade de autocrítica, surdez, cegueira ou intolerância mental. Já o filósofo grego Epicetus tinha dito: "Não são os eventos do mundo que são o problema, mas a nossa forma de olhar para eles". Tal como a tolerância ou intolerância, o sentido de humor tem de jorrar de ambas as partes.
        Há muitas formas de olhar e de não querer ver e, neste momento em que vivemos um grave deslocamento de povos, de migrações, em que as necessidades, por vezes, se misturam com oportunismos, mafias, fundamentalismos, em que a tolerância joga com outras intolerâncias, a alegoria da abelha é uma das formas de olhar para esse fenómeno porque também ela, como a humanidade, está num período de crise grave. Como refere Einstein: "Se as abelhas desaparecerem da face da terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência, sem abelhas não há polinização (ela é responsável por 80 a 90% deste fenómeno natural), não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais não haverá raça humana". O equilíbrio da biodiversidade, tal como do multiculturismo é fundamental. O que coloca em perigo este ser? As políticas de pesticidas, a sobrepopulação de apicultura (que recomenda 800 metros entre cada apiário), que cria guerras entre colmeias e migrações, a doença parasitária Varroose, a vespa Velutina Nigo-torax…. Comparativamente, podemos referir que também as políticas de opressão destroem a liberdade de expressão humorística, que a doença parasitária do "politicamente correcto" asfixia a mente filosófica e a vespa do terrorismo mata a criatividade. A vespa para além de cortar a cabeça das abelhas, instala-se à porta das colmeias infestando esta com stress, com o medo de saírem à rua e morrerem de fome…
        O mel é um dos alimentos do corpo com maior valor energético, rico em vitaminas, minerais e bactericida, o que lhe confere alto poder terapêutico (tal como outros produtos ligados às abelhas), cumplicidade que mantém com o humor. A "apiterapia" como a "geloterapia", são medicinas alternativas fundamentais porque o riso, subproduto do humor, quando "explode" exerce o seu impacto no sistema muscular, nervoso central, respiratório, cardiovascular, imunológico e endócrino….
        O que separa a abelha do cartoonista? O mel é consumido por todos, sem observar as religiões, os clubismos, os partidarismos distribuindo a sua riqueza democraticamente, assim como o seu ferrão é usado apenas quando a segurança da colmeia é posta em causa. Já a comicidade tem componentes subjectivas, porque o ser humano é falí-vel, e por muito filósofo que queira ser no seu humor construtivo, a desconstrução dos factos, que nem sempre são globais mas parciais, pode induzir a erros, as facciosismos, e isso só se cria com a verdadeira liberdade de espírito, estando acima das tolerâncias e intolerâncias, ser superior às ideologias e crenças, ser democrata no sentido de reconhecer e aceitar as diferenças, assim como obrigar a que reconheçam e aceitem a sua diferença. Não há melhor critica, filosofia construtiva, ou comicidade que a que é feita pelo sorriso.

"/…/ O sorriso é o bom tempo do espírito. As almas que apenas sabem
 rir e soluçar são almas que têm apenas Verão e Inverno.
Falta-lhes a Primavera e Outono - que são na verdade,
 as duas estações sorridentes da Natureza"
(LOG in "Fim de Semana" de 15/3/1948)

        Por tudo isto podemos dizer "Sigam a Abelha", a qual, se é um barómetro do equilíbrio dos sistemas ecológicos, também o humor é o barógrafo de alerta da sanidade mental da sociedade, do equilíbrio democrático do poder, razão pela qual ambos têm de ser protegidos para que não sejamos uma humanidade em vias de extinção.
        Toda a gente conhece a alegoria da formiga e da cigarra, mas ninguém fala da abelha humorista, esse ser que com o pólen das notícias e do quotidiano faz o mel da nossa existência mas, que com o seu ferrão, quando necessário também pica os males da sociedade, os fundamentalismos, as ditaduras. Convidamos os artistas de todo o mundo a filosofarem sobre o papel do humorista / cartoonista e, paralelamente, o papel da abelha / mel (e demais derivados) na nossa sociedade. Não nos podemos esquecer das alergias que se têm desenvolvido contra o ferrão da sátira / ironia, o medo da vespa terrorista que tem matado, perseguido e oprimido os filósofos da liberdade e da actualidade que vive um momento importante no jogo das tolerâncias e intolerâncias. Não nos esqueçamos que a integração só resulta quando o outro também se integra, tolerância exige tolerância, intolerância cria intolerância. Não nos podemos esquecer que na defesa do direito à liberdade de pensamento e expressão, ao humor foram assassinados, para além dos mundialmente conhecidos caricaturistas franceses do "Charlie Hebdo" - Charb, Cabu, Tignous, Honoré e Georges Wolinski, de referir nos últimos dez anos de Prageeth Eknaligoda (Sri Lanka), Akram Raslam (Síria).
        Pela prisão tem passado os argelinos Ali Dilem e Tahar Djehiche; os iranianos Mana Neyestani, Hadi Heidari e Atena Farghadani; os sírios Ali Ferzat e Chahim Barzanji, os indianos Harish Yadav (Mussveer) e Aseem Trivedi, o marroquino Walid Bahomane, os turcos Mehmet Duzenli e Musa Kart; o chinês Jiang Yefei na Tailandia (entretanto desaparecido aquando da sua deportação para a China); o egípcio Magdy El Shafel, o palestiano Mohamed Sabaaneh; o tailandês Sai - Sakda Sae Lao; o malaio Zunar - Zulkiflee Anwar Alhaque…
        Entre muitos casos pouco conhecidos ou que saltaram para o co-nhecimento publico como as perseguições censorias ou despedimentos dos equatoriano Bonil e Vilma Vargas; na venezuela Rayma Supremi; a proibição de publicar no seu país (Mikhail Zlatkovsky - Rússia); os que tem de viver sob protecção policial (Lars Vilks - Suécia, Molly Norris - USA, Kurt Westergaard - Dinamarca)… Não esquecendo o sub-reptício desaparecimento do humor gráfico na imprensa portuguesa e de muitos outros países.

"Aquilo de que me acusam não está
no desenho, mas na vossa consciência."

Philipon (séc. XIX)

Tuesday, February 14, 2017

St. Valentin Day by humour

 Firuz Kutak
 Gogue

 Marco de Angelis

 Morhaf Youssef

 Fernando Ruibal Piai

Valentin Druzhinin

The 13th International Cartoon Contest SYRIA 2017

Regulations 
T h e m e s: 
Cartoon Section: F R E E ( funny) 
Caricature Section: SYRIAN CARTOONIST : Momtaz Albahra 
"Momtaz Al-Bahra" Syrian painter and cartoonist born in 1938, studied fine arts in Cairo university then moved to Damascus where he published a lot of his drawings in the Syrian journals and magazines, then he quit cartoon "Karikatur" during early 80s... "Al-Bahra" is considered as one of the most outstanding painters of the "children's literature" in Syria, he has pioneer contributions to the history of the Syrian contemporary Artistic Movement as an immortal pioneer Artist. 

Note: Each participant can send maximum 2 artworks 

A4, 200 dpi, JPG/JPEG and free techniques. 
• Deadline: 25 /2 / 2017 
http://raedcartoon.com/index.php?
Syria Cartoon website present
The 13th International Cartoon Contest SYRIA 2017

Regulations

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Monday, February 13, 2017

TRUMP Les États-Unis c'est moi! - humor de Lailson



Román Montesinos y sus metáforas visuales humorísticas. Por Francisco Punal Suarez


La fotografía humorística es  también un elemento del humor gráfico. Hay dos formas de realizarla: como cazador de imágenes en la calle, y creando situaciones hilarantes  y reflexivas en un estudio, al relacionar objetos.
Hace ocho años el fotógrafo gallego y profesor universitario de geología, Román Montesinos, exponía por primera vez en la Asociación Alexandre Bóveda, de A Coruña, su muestra “Esta guerra no prospera”, donde ponía de manifiesto su portentosa creación de imágenes metafóricas que se caracterizan por el humor, la ironía, la insospechada relación entre las cosas, la visión crítica, la poesía y donde el espectador además de reír, también ejercita su mente. Esta muestra ha marcado  todo su devenir artístico.  Allí tuve la oportunidad de conocerlo y convertirme desde ese momento en un admirador de su obra, precisamente porque, entre otras cosas,  me ratificaba que el humor pueden ser un espejo distorsionador de situaciones, actitudes, filias y fobias de la sociedad en que vivimos.
A partir de ahí la producción artística de Román no se ha detenido y ha seguido demostrando que la fotografía es magia, es modelar con el ojo y la mente, y es captar la atención de las personas y dejarles una señal. He seguido bien de cerca sus pasos creativos en todo este tiempo donde él también ha abordado otros tema, pero  donde las metáforas visuales, creadas en su mente y trasladadas a la imagen detenida,  siguen siendo el fuerte de su realización. Su estudio fotográfico es su mejor terapia, en estos tiempos difíciles que corren.  Allí, su pensamiento e imaginación, se liberan de todo obstáculo posible, y las asociaciones de ideas y los cruces neuronales provocan la chispa, y  hacen la obra, cámara y luces mediante. No podemos dejar de  mencionar además,  la belleza de los encuadres, el balance equilibrado del color, la excelente impresión, que contribuyen  al impacto de sus imágenes.
Tras la realización de 50 exposiciones en España y Portugal, ahora, y hasta el final de marzo, el Museo” Casa del Humor y la Sátira”, de Gabrovo, Bulgaria, ha inaugurado su muestra fotográfica “Irrealidades reales”, integrada por 34 fotos, donde nuevamente hay un juego basado en alusiones y contingencias entre objetos, un diálogo entre espectador y autor en el cual, el primero es libre de reinterpretar lo expuesto adaptándolo a su singular forma de pensar, donde el humor, la crítica social y/o la ironía, son hilos conductores.
"Soy geólogo especializado en la paleontología, y doy clases en la Universidad de A Coruña, por ello estoy muy acostumbrado a ver cosas que la gente no observa normalmente, evidenciar pequeños detalles, a buscar analogías, comparar, contrastar ideas, etc… es decir, todo aquello que es común en una actividad científica en la que la filosofía tiene una gran presencia", dice Román.
Sin lugar a dudas, los espectadores búlgaros tienen una magnífica oportunidad de apreciar el arte, el humor,  y la imaginación creativa de este autor, que ha donado sus obras al museo.
El museo.

El museo “House of Humor and Satire” de Gabrovo, que dirige Margarita Dorovska, es un referente a nivel mundial dedicado al humor en sus diferentes disciplinas artísticas (caricatura, viñetas, pintura, fotografía, etc.). Fundado en 1972 ocupa un edificio de cuatro plantas y diez salas de exposiciones repartidas en ocho mil metros cuadrados. Su fondo artístico es cercano a las cincuenta mil obras. Constantemente celebra nuevas exposiciones de carácter temporal  y publica boletines y libros sobre sus actividades y fondos. “The House” es famosa internacionalmente por su bienal “INTERNATIONAL BIENNIAL OF HUMOUR AND SATIRE IN THE ARTS” que, en este año de 2017, celebrará su XXIII edición.

Sunday, February 12, 2017

Cairocature November 2016 - Interview with Osvaldo Macedo de Sousa

https://issuu.com/samirasaid/docs/cairocature_-november_2016_/48



https://issuu.com/samirasaid/docs/cairocature_-november_2016_/48



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