Friday, July 25, 2008

Joaquim Cachulo um caricaturista a descobrir

Visitando o blog de Fernando Campos (http://www.ositiodosdesenhos.blogspot.com/), do qual sou um apreciador do seu trabalho humoristico,vim a descobrir esta noticia sobre um excepcional caricaturista que infelizmente não conheço, assim como não tive noticia desta exposição na Figueira da Foz.
Coloco aqui para desfrute de todos a mensagem que Fernando Campos pôs no seu Blog (desde já peço desculpa por piratar esta noticia):
Joaquim Cachulo é, talvez, o mais notável dos artistas gráficos figueirenses. Fez uma extraordinária exposição de caricaturas no Casino da Figueira e eu não achei, nas edições on line dos “jornais” da terra, uma só referência a este facto. O humor, a sátira, a inteligência e o espírito crítico estão há muito banidos da imprensa da Figueira da Foz. Não existe, em nenhum dos seus jornais uma única colaboração assinada por um artista gráfico. Não há cartoons, caricaturas, charges ou seja o que for. Nada. Nada que não seja a mais rutilante palermice lambe-cús. Isto é também, infelizmente, mais um sinal da decomposição inexorável desta cidade.
Numa cidade de zombies acríticos, mortos, moribundos abúlicos (ou indignados anónimos, que proliferam como coelhos pela blogosfera), espanta-me ainda que lhes cheguem (aos jornais), as páginas para a necrologia e para a louvaminhice e o lambecusismo.
E não me espanta por isso (eu não sou daqueles que se indignam porque deus criou as moscas!), que a exposição do Quim, um GRANDE artista gráfico, tenha passado em claro aos jornais da sua terra. Ao invés, na minha busca, encontrei imaginem, no boletim da Sociedade Figueira-Praia, uma entrevista com um marchand de arte (vigarista, em francês, segundo Picasso)!
É de gritos. Um dia destes dedico-lhe uma posta.

--------------------------------------------------------------------------------
Das peças da expo de Joaquim Cachulo escolhi estas para ilustrar este postal.
Representam Álvaro Cunhal e Pedro Santana Lopes. Trata-se de um trabalho precioso e delicado, em gesso e pasta de moldar.

Tuesday, July 22, 2008

Museu Leal da Câmara da Rinchoa e sua edições

No final da minha conferencia a direcção do Museu teve a gentileza de de obsequiar com uma série de publicações do Museu, as quais partilho com voces este manancial interessantissimo de cultura. Um museu de humor deve ser irreverente. Nunca pensei encontrar um puzzle de Leal da Câmara. A Casa-Museu tem um magnidico, e bem dificil o que nos dá mais tempo para apreciar esta magnifica obra parisiense de Leal da Câmara.
Um trabalho realizado ainda durante a vida do artista e que serviu para o homenager na grande retrospectiva da SNBA em 1947, meses antes da morte do artista
Uma excepcional tese do Mestre Elvio Melim de Sousa sobre uma casa que tão conhece, já que foi seu director durante largos anos.
Finalmente uma obra essencial para nos guiar pelo Museu e fundamentalmente para nos recordar em casa os magnificos espaços, as excelsas obras expostas nesta pequena casa tão grande em cultura.


Museu Leal da Câmara virado para a juventude com uma forte componente pedagógica

O Museu Leal da Câmara tem várias publicações interessantissimas para os jovens, para que as visitas sejam didaticas e cativam as novas geraçlões para a arte e compreensão desta


Um exemplrar da reedição dos contos infantis de Ana Castro Osório com ilustrações de Leal da Câmara acompanhada do respectivo caderno de Fichas de trabalho para maior interactividade dom os mais pequenos
Todo um trabalho de louvar, num mMuseu pequeno, desconhecido do grande publico que é urgente descobrir por uma população mais vasta. Quantos moradores das Mercês, de Rio de Mouro, visinhos do Museu, já lá entraram?

Museu Leal da Câmara na comemoração do 60º aniversário da morte do artista



Ontem tive uma conversa simpatica com as pessoas que quiseram ir comemorar o 60º aniversário da morte de Leal da Câmara na sua Casa-Museu. Foram poucas, mas pessoas interessadas. A realidade é que este genial artista de craveira internacional, naturalmente está esquecido em terras lusas. Poucos serão os portugueses que sabem quem foi este excepcional artista, e o que é ainda mais grave poucos são os artistas portugueses que conhecem esta obra.
O Museu peca pelo problema de todas as casas de cultura portuguesa, ou seja a falta de orçamento, mas mesmo sem dinheiro, mas com muita força de vontade e devoção dos funcionários, esta pequena casa não para de ser activa, com representações teatrais, pequenas exposições, conferencias...
Se não há dinheiro para ir de férias para o estrangeiro, há muita coisa para se ver em Portugal, e num dia de calor, nada como um passeio até esta simpatica "República Livre da Rinchoa", um oásis calmo, sereno entranhado de ternura e humor entalada no meio da loucura urbanistica da actualidade. Dividido em dois polos, um dedicado inteiramente aos saloios, o outro com as caricaturas, as pinturas, os móveis, as cerãmicas que este excelso artista realizou. Vão ver que não é tempo perdido.
Neste momento encontra-se na sala polivalente uma exposição sobre "Leal da Câmara Pedagogo - Amostragem de trabalhos de Alunas suas"

Sunday, July 20, 2008

La revista Tebeosfera (www.tebeosfera.com) renasce

Estimado amigo/a
El lunes de la presente semana lanzamos la nueva etapa de la revista Tebeosfera (http://www.tebeosfera.com/), publicación de estudio sobre el cómic y el humor gráfico. Durante unos días hemos estado comprobando su funcionamiento y solventando asuntos técnicos. Con todo, se trata de un número 0, de presentación y avance, previo a lo que será el primer número de la revista web plenamente operativa. La nueva Tebeosfera se plantea como un proyecto serio y colectivo de información, opinión y catalogación. Abrimos esta nueva etapa con un gran catálogo de tebeos publicados en España, el mayor de todos los existentes hasta ahora (con casi 6.000 colecciones de tebeos catalogadas), una gran base de datos de obras teóricas sobre historieta (cerca de 500 libros), y un montón de artículos, reseñas y noticias pensadas para satisfacer todos los paladares. Nuestras pretensiones es ir actualizando nuestros contenidos diariamente, agrupando los trabajos de mayor peso en bloques monográficos que se irán ofreciendo como números de la publicación. Todo lo incorporado alimentará una gran base de datos que esperamos sea de utilidad tanto para el aficionado como para el investigador. Nuestra filosofía editorial es simple: ordenar las publicaciones, documentos, artífices y eventos de nuestra historieta y dar a comprender a todos, sean aficionados o no al cómic, que este es un medio de altura, con mil facetas, imbricado en nuestra cultura más allá de la mera anécdota .Algunas aportaciones de interés en este número de presentación son:
Editorial del núm. 0
Catálogo de tebeos españoles (de 1880 a 1992)
Texto introductorio al catálogo de tebeos
Catálogo de libros y documentos sobre historieta
Introducción a la primera bibliografía de monografías sobre cómic:
Ensayo introductorio y panorámico sobre el medio historieta
Al resto de documentos de este número puede accederse en la portada de nuestra revista:
Gracias por tu atención.
Manuel BarreroDirector de Tebeosfera
http://www.tebeosfera.com/
http://www.tebeosfera.es/
Tebeosfera.blogspot.com

This page is powered by Blogger. Isn't yours?