Sunday, July 07, 2019

Jesús, Humorista – Comicidad, Humorismo y sátira en los evangelios” de Félix Caballero Wanguemert



O meu amigo Félix Caballero enviou-me recentemente o seu último livro, um estudo profundo sobre o humor de Jesus Cristo. Este é um tema que me fascina, a relação que há, ou deveria de haver entre o humor e as religiões, porque não há filosofia mais espiritual que o humor e o optimismo existencial / vivencial.
Nunca me senti com autoridade, conhecimentos, discernimento suficiente para abordar com profundidade e dignamente esse tema e ao ler o livro de Félix confirmei a ideia. Esta tudo ali. Eu não seria capaz de ir tão profundamente à raiz do estudo e com humildade agradeço a Félix ele por no papel os meus pensamentos e ir ainda mais além.
Quem não sabe, Félix Caballero é um investigador universitário galego que tem levado os estudos sobre o humorismo e os humoristas a um alto nível e este último livro á apenas mais uma confirmação do seu excelente trabalho. É um testemunho do seu poder de análise e de argumentação, do seu trabalho na defesa da importância do humor na nossa vida, incluindo na vida de Jesus.
Não é fácil abordar a religião e a vida de personagens tabus, envolvidos na sua sacralidade dogmática, e muito menos por uma visão humorística. Para os ortodoxos, para os fundamentalistas, para os cegos da realidade material e espiritual é inconcebível aliar humor com Jesus, Maomé, Buda… A religião é coisa muito séria e os espiritualistas humorísticos são fruto da “new age” herdeiros das irreverencias do make love, not war, dos fumos da droga, álcool e rock and roll
Claro que a primeira reacção, ao pegar neste livro, é de desconfiança, porque inclusive os tais dogmáticos e ortodoxos sempre defenderam que Jesus nunca sorriu e muito menos fez humor. Depois, com Felix a explicar de tempos a tempos os conceitos de humor que usa, consoante o desenvolvimento da vida de Jesus e dos evangelhos, vamos ficando cativos do seu saber, da sua análise profunda. Ficamos admirados pelo profundo conhecimento teológico, pelo profundo conhecimento do “Livro” e sua mensagem ao mesmo tempo que descreve a sua paixão por Cristo e sua mensagem cheia de humor e sabedoria. No fim concordamos com Félix, Jesus foi um humorista e a sua vida / lição está preenchida de comicidade, humorismo y sátira.
Recomendo a quem gosta de estudar o humor, a quem gosta de observar os evangelhos pela seriedade da visão humorística, a quem queira conhecer com mais profundidade a mensagem de optimismo dos evangelhos, que leia esta obra magistral. Não está traduzida em português, mas o castelhano de Félix é acessível e muti compreensível.
Félix, obrigado por esta licção.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?