Um Blog de Informação sobre Humor e Caricatura. Cartoon's news
Saturday, November 16, 2013
Cita en Barakaldo con los premios Hermes de humor gráfico por Francisco Puñal
El área de cultura del ayuntamiento de la ciudad vasca
de Barakaldo, con el apoyo técnico de la editorial Saure, la Diputación Foral
de Bizkaia y la Fundación General de la Universidad de Alcalá, entre otras
instituciones, acaban de realizar el XII Concurso Internacional de Humor Gráfico,
donde son entregados los Premios Hermes, y que centra su atención en el auge de
las nuevas tecnologías.
En esta duodécima edición, el madrileño Fernando Cuevas
ha ganado el primer lugar, dotado con 1,500 euros, al presentar un dibujo
irónico donde dos personas sentadas en un sofá se conectan a internet, con sus
teléfonos móviles, y apenas musitan palabras entre ellos.
El segundo premio (1.000 euros) lo obtuvo Silvano Mello,
de Brasil,
y el tercero (800 euros), la cacereña Ana Barrado.
El cuarto premio
(700 euros)
y el quinto (500 euros) fueron para el argentino Sebastián Lequi, y
Géza Halász, de Hungría, respectivamente.
En esta ocasión, el evento implantó un record de
participación, al recibir obras de 468 dibujantes de 67 países. Los cinco
países con más concursantes son, por este orden: España (171 participantes),
Irán (67), Francia (35), Argentina (33), y Brasil (22).
El humor gráfico ratifica así su poder de comunicación y
su interés por la ciencia y la sociedad.
Los objetivos fundamentales de este certamen, que se
celebra desde el 2001, son, entre otros, "dinamizar propuestas de acción
cultural; promover el uso inteligente de las nuevas tecnologías de la
información y la comunicación como medios y soportes creativos donde se
desarrolle una visión crítica; propiciar un espacio de reflexión internacional
para los dibujantes de humor gráfico y transmitir una imagen llena de sentido
de la ciudad de Barakaldo".
Sin lugar a dudas, hay que destacar este esfuerzo loable,
donde la caricatura y el humor crítico desarrollan sus potencialidades y
enfocan sus miradas siempre con imaginación y creatividad, sobre las nuevas
tecnologías y su impacto en la vida cotidiana.
Há
um ano e um século, a White Star Line, companhia
proprietária do Titanic, enviou às
famílias dos músicos da orquestra da fatídica viagem, também eles engolidos
pelo abissal mar gelado, as facturas dos respectivos uniformes: afinal, a roupa
pertencia à companhia de navegação, não a eles – e eles tinham cometido a
gravosa imprudência de se afogarem sem se despir antes do que não era deles. (Isto
não é patranha: é um histérico facto histórico.)
Cento
e um ano depois, o Capitalismo “neoliberal”, essa besta autofágica e indutora
do suicídio das nações que se não chamem EUA ou Alemanha ou China, segue à
risca, à letra e a grosso a selvajaria da White
Star Line acima descrita. O Capitalismo “neoliberal” é a Grande Hidra Cega.
O Capitalismo “neoliberal” é a Nossa Mãe ao Contrário. O Capitalismo
“neoliberal” é o ouro valer merda riscada a sangue. Vive de músicos afogados e
de famílias desfeitas. Alimenta-se de podridões. E serve-se de lacaios acéfalos
e invertebrados como esta cambada de cachopos que nos entretemos a eleger de
quatro em quatro anos.
Vale
que, um ano depois do Titanic, mais precisamente a 7 de Novembro de 1913, nasceu Albert
Camus. Figura gigante, colosso ímpar da literatura do século XX, deixou obra
sem cotejo possível. Muito superior à vedeta zarolha chamada Sartre, primou
sempre pela solitária discrição. Morreu demasiado cedo, aos 47 anos, terminado
por um desastre de viação automóvel.
Mas
legou-nos A Peste, O Estrangeiro, O Mito
de Sísifo e OHomem Revoltado, entre outros marcos
descomunais das boas-letras.
Foi
dos Nobel da Literatura mais justamente reconhecidos de que hei memória. E
determinou para sempre uma distinção ética que outro gigante da literatura,
também ele nobelizado, Gabriel García Márquez, adoptou como epigráfica divisa:
que o ser solidário é o absoluto contrário do ser solitário.
Mas
lá no fundo, o mesmo fundo em que jaz o Titanic,
Camus mais não terá feito do que dizer à White
Star Line, aos EUA, à Alemanha e à China que, de uma vez por todas, cresçam
e desapareçam.
David Pintor em Lisboa com o álbum "Lisboa", ed. Kalandraka
Momento de apresentação, hoje na Livraria Bertrand do Chiado (Espaço autor) do livro "Lisboa" de David Pintor. A apresentação esteve a cargo do também pintor/ilustrador João Vaz de Carvalho
No próximo dia 23 de Novembro, sábado, às 18h30, na Casa da Cultura de Beja (Bedeteca), inaugura a exposição "Um T-0 com vista para o esgoto", de Susa Monteiro, com 167 desenhos inéditos Apareçam! Um abraço!
Lailson de Holanda dia 20 na Caixa Cultural - Recife Antigo
20 de novembro de 2013, às 19:30
horas,estarei fazendo uma palestra no auditório da CAIXA CULTURAL, no Recife
Antigo, intitulada “ARTE & ARTE SEQUENCIAL – A presença da arte nas
histórias em quadrinhos”.
Após a palestra, haverá debate com os
presentes sobre o assunto e estarei autografando exemplares de duas obras
minhas: PINDORAMA EDIÇÃO ESPECIAL (coletânea de tiras publicadas em jornais) e
ESTA VIDA É UM CIRCO (coletânea de cartuns).
A "Tiras Cómicas" (ou Cartoons como optarem) "Bartoon" de Luís Afonso (Público) dramatizadas pelo TAS - Teatro Animação de Setúbal a partir de 22 de Novembro
Despierto en un hotel del Chiado. Amanece. Me asomo al balcón y contemplo una ciudad blanca cubierta por un cielo azul intenso. Bajo a la calle y comienzo a pasear por las adoquinadas aceras, alfombras de piedra bajo mis pies. Llego hasta la plaza del Rossío, cojo el tranvía 28 y subo a la Alfama. Callejeo por un barrio que me resulta siempre familiar y mis pasos me llevan hasta el mirador de Graça. Pido un café…
Después de “Compostela” este cuaderno de viaje de Lisboa es un nuevo libro de artista en la trayectoria artística de David Pintor, que plasma su fascinación por la ciudad con una treintena de dibujos que destacan por su frescura, su capacidad para mostrar distintos espacios de la capital -tanto los conocidos como los menos populares en las guías turísticas- desde puntos de vista sorprendentes, introduciendo elementos imaginarios a la vez que recoge la esencia del paisaje y la identidad lisboeta: la luminosidad de los lugares, las calles empedradas, el colorido de los tendales y los azulejos, el ambiente acogedor de las plazas, los jardines y terrazas salpicados entre la arquitectura doméstica y monumental… El autor nos hace partícipes de un agradable paseo veraniego guiados por un alter-ego que se desplaza en bicicleta. A su alrededor, hábilmente acomodados, una serie de elementos simbólicos: el tranvía, las sardinas que revolotean en cada rincón.
Rua Correia Garção – Calçada da Estrela – Rua Eduardo Coelho – Café A Brasileira – Praça das Flores – Travessa da Arrochela – Largo da Academia Nacional de Belas Artes – Sé – Fundação Calouste Gulbenkian – Pavilhão de Portugal Expo 98 – Estação de Caminhos de Ferro do Rossio – Alfama – Miradouro do Castelo de São Jorge – Rua da Regueira – Largo do Salvador – Chapitô – Miradouro de Santa Luzía – Rua do Recolhimento – Rua das Escolas Gerais – Parreirinha de São Vicente – Rua Augusto Rosa – Largo de Santo Estêvão – Praça da Graça – Miradouro da Graça
De esta manera tan peculiar, los trazos de esta obra son una invitación a ver Lisboa con otros ojos; o a conocer la ciudad, recordarla y volver a ella. David Pintor (A Coruña, 1975) es humorista gráfico, ilustrador y pintor. Desde 1993 pertenece a Pinto & Chinto, que publican sus viñetas en La Voz de Galicia. En 2011 fue finalista de los CJ Picture Book Awards e incluido en la lista The White Ravens; seleccionado para exponer su obra en varias ediciones de la Bienal de Ilustración de Bratislava y de la Feria Internacional del Libro Infantil y Juvenil de Bolonia. Recibió, entre otros, el premio de la Society of News Design, el Premio Pura y Dora Vázquez de ilustración, el Premio Internacional Clermont-Ferrand de cuadernos de viaje, el Premio Ilustrador del Año Città del Sol y el 2º Premio de la Feria del Libro de Sharjah (Dubai) por las ilustraciones de “Almanaque musical”.
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Acordo nun hotel do Chiado. Amence. Asómome ao balcón e contemplo unha cidade branca cuberta por un ceo azul intenso. Baixo á rúa e comezo a pasear polas adoquinadas beirarrúas, alfombras de pedra baixo os meus pés. Chego ata a praza do Rossío, collo o tranvía 28 e subo á Alfama. Vou polas rúas dun barrio que me resulta sempre familiar e os meus pasos lévanme ata o miradoiro de Graça. Pido un café…
Despois de “Compostela”, este caderno de viaxe de Lisboa é un novo libro de artista na traxectoria artística de David Pintor, que plasma a súa fascinación pola cidade cunha trintena de debuxos que destacan pola súa frescura, a súa capacidade para amosar distintos espazos da capital -tanto os coñecidos coma os menos populares nas guías turísticas- dende puntos de vista sorprendentes, introducindo elementos imaxinarios á vez que recolle a esencia da paisaxe e da identidade lisboeta: a luminosidade dos lugares, as rúas empedradas, o colorido dos tendais e dos azulexos, o ambiente acolledor das prazas, dos xardíns e das terrazas salpicados entre a arquitectura doméstica e monumental…
O autor fainos partícipes dun agradable paseo estival guiados por un alter-ego que se despraza en bicicleta. Ao seu arredor, habilmente acomodados, unha serie de figuras simbólicas: o tranvía, as sardiñas que revoan en cada recuncho.
Rua Correia Garção – Calçada da Estrela – Rua Eduardo Coelho – Café A Brasileira – Praça das Flores – Travessa da Arrochela – Largo da Academia Nacional de Belas Artes – Sé – Fundação Calouste Gulbenkian – Pavilhão de Portugal Expo 98 – Estação de Caminhos de Ferro do Rossio – Alfama – Miradouro do Castelo de São Jorge – Rua da Regueira – Largo do Salvador – Chapitô – Miradouro de Santa Luzía – Rua do Recolhimento – Rua das Escolas Gerais – Parreirinha de São Vicente – Rua Augusto Rosa – Largo de Santo Estêvão – Praça da Graça – Miradouro da Graça
Deste xeito tan peculiar, os trazos desta obra son unha invitación a ver Lisboa con outros ollos; ou a coñecer a cidade, lembrala e volver a ela.
David Pintor (A Coruña, 1975) é humorista gráfico, ilustrador e pintor. Dende 1993 pertence a Pinto&Chinto, que publican as súas viñetas en La Voz de Galicia. En 2011 foi finalista dos CJ Picture Book Awards e incluido na lista The White Ravens; seleccionado para expoñer a súa obra en varias edicións da Bienal de Ilustración de Bratislava e da Feira Internacional do Libro Infantil e Xuvenil de Boloña. Recibiu, entre outros, o premio da Society of News Design, o Premio Pura e Dora Vázquez de ilustración, o Premio Internacional Clermont-Ferrand de cadernos de viaxe, o Premio Ilustrador do Ano Città del Sol e o 2º Premio da Feira do Libro de Sharjah (Dubai) polas ilustracións de “Almanaque musical”.
OSVALDO MACEDO DE SOUSA - Investigator of national and international cartoon; curator of more them 300 exhibitions and author of more than 40 studies and biographies of graphic humorists.
Natural do Porto (1954). Licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa.. Como Produtor Cultural e Historiador no campo do Humor Gráfico organizou mais de três centenas de Espectáculos, Conferências, Festas da Caricatura, Exposições por todo o país (inclusive Macau), Espanha, França, Alemanha, Croácia, Dinamarca, Brasil, Costa Rica, Suiça, Turquia, Polónia, Cuba.
Na Imprensa tem publicado críticas de arte, crónicas, assim como entrevistas e artigos de fundo no âmbito cultural. Tem trabalhos publicados em jornais e revistas como: Diário de Notícias, O Dia, Jornal de Letras, Gazeta de Artes e Letras, Semanário, O Europeu, Heraldo, O Tempo, Diário Popular, O Primeiro de Janeiro, O Trevim, Jornal de Sintra, Região de Leiria, O Artista, Artes Plásticas, Artes e Leilões, São Carlos, História... Coordenador do Suplemento Humorístico "Bronkit" do Jornal Trevim (de 2000 a 2004, e segunda série iniciada em 2009); Editor do Nº Especial do "Sempre Fixe por Timor" (Outubro 1999, Agosto 2001). Foi director da Galeria Stuart (1984/5); Foi director da Casa do Humor em Lisboa(1989/90)
Comissário das: Comemorações do Centenário do Nascimento de Stuart Carvalhais em Vila Real (1987); do Centenário do Nasc. de Christano Cruz em Leiria (1992); do 2º Cent. do Teatro de S. Carlos (1992); da Lx 94 – Capital Europeia da Cultura; da Exp. “Mário Soares - 20 Anos de Democracia Satírica” para a Presidência da República (Palácio de Belém - Lisboa e Macau) (1995); Comissário Nacional das Comemorações dos 150 Anos da Caricatura em Portugal (1997); do AmadoraCartoon no Fest. Int. de Bd da Amadora ( desde 1999…); do cartoon no Festival MouraBD (desde 1995); da Representação Portuguesa na Bienal de Caricatura de Ourense (desde 1998); de exposições na Bienal de Humor de Lleida – Humorália (em 2003 e 2005)…
É o Coordenador da Humorgrafe, produtora de eventos de humor gráfico em Portugal (com mais de 300 iniciativas produzidas). Director do Salão Nacional Humor de Imprensa (de 1987 a 2006), do Salão Livre de Humor Nacional (1998 – 2003), do Salão Luso-Galaico de Caricatura de Vila Real (desde 1997), do Fest Int. Humor de Praia de Espinho (em 2000), da Bienal de Humor Raiano – Idanha-a-Nova (de 2002 e 04), da Bienal de Humor Luís d’Oliveira Guimarães – Penela (desde 2008)
Produtor de mais de três centenas de Livros, entre os quais duas dezenas com estudos sobre o tema, destacando-se: “Crónicas d’um Stuart”, “João Abel Manta – Gráfica”, "Fantasia Humorística de Roberto Santos", “Do Humor Da Caricatura”, “Caricatura Politica em Portugal”, “Baltazar, a Vida num traço”, “Sampaio, repórter com H”, “Manuel Vieira", “20 Anos de Democracia Satírica - Mário Soares visto por Caricaturistas”, “Teixeira Cabral, a Caricatura síntese", “150 Anos da Caricatura em Portugal”, “Iconografias da Censura na Caricatura Portuguesa”, “Carlos Alves Um Humor Angolano", “Manuel Monterroso, Um estetoscópio do Humor”, “Água no Humor”, “Britor”, “Comunicar com Humor”, “Humoristas Alentejanos”, “Dos Humoristas Portugueses”, “Humor Militar - José Brusco Junior”, "Humor Árabe", "Luíz Filipe - Um pioneiro do Modernismo" (em parceria com Joao Alpuim Botelho), "Abril no Humor", "Amarelhe O Desretrato da Máscara", "O Modernismo pel'O Humorismo", "Martinez, Humor em Retrospectiva, "Humor na Arte e Dinheiro", "Humor Lusófono", “O Bobo”, “Francisco Zambujal – O Mestre da Caricatura Desportiva”, “Humor Negro”, "Agustin Sciammarella - Caricaturas do séc. XX", “A Luta dos Trabalhadores (pelo Humor”, "Humores ao fado e à Guitarra"(Português e Inglês), “João Benamor”, “Caricaturas Crónicas”, “Nas Garras Felinas Da Sátira”, “Esse ser Comediante”, “Rock in Caricatura”, “Vozes Líricas do séc. XX”, “A Mulher no Cartoon” (Português e Inglês), “O Cartoon e o início do séc. XXI” (Português e Inglês), “Luis d’Oliveira Guimarães – O Espírito de uma Época”,”Historia del Humor gráfico en Portugal” (Español), "HISTÓRIA da arte DA CARICATURA de imprensa EM PORTUGAL" (5 volumes), "Francisco Zambujal - O Homem, o Farense, o Pedagogo, o Mestre da Caricatura", "O Teatro Segundo Luíz d'Oliveira Guimarães", "As Caricaturas da Primeira República", "Viajantes de Papel na Lusofonia Gráfica", "Eros uma vez ... o humorista Zé Manel", "O que é o Humor Gráfico'", "Qual o papel da Imagem na Historia?", "Fernando Correia Dias um poeta do traço", "Menezes Ferreira Capitão de Artes", , "D. Fuas", "Artistas Militares na Grande Guerra"… Homenageado em 1998 no Moura BD com o "Balanito Especial"; em 1999 pelo GICAV com o Prémio Anim'Arte 99 (Especial GICAV).Em 2006 com o "Oscar da Caricatura" por um grupo de Caricaturistas no ambito dos 25 anos de actividade. Em 2018 no âmbito da comemoração dos 50 Anos do Jornal TREVIM, este periódico / Cooperativa outorgou-me o "Prémio Reconhecimento" no âmbito do Humor