Saturday, November 12, 2011

Nova nota de sem euros - Feita especialmente para Portugal

Feita especialmente para Portugal, só para o pessoal do Estado receber o 13º
e o subsidio de férias.

Irish Cartoonist Terry Willers passed away (1935 - 2011)

Tribute by JMB
British-born, Terry Willers lived in Ireland for more than 40 years. He died, aged 76, in his home in Rathdrum, Co Wicklow, on November 8th.
Award-winning cartoonist he worked on RTÉ television’s Hall’s Pictorial Weekly and for numerous Irish publications
As a teenager he got his first job working on the Disney comic in London and later worked for the Dutch Marten Toonder studios in the 1960s. He worked on a number of newspaper strips which appeared in various European countries. He won the Jacob’s Award in 1975 for his work on Hall’s Pictorial Weekly. His cartoons featured on the Mike Murphy Show and he created strips for the Evening Herald in the 1990s. He was chairman of the International Cartoon Festivals in Rathdrum (1992-94)
Irish Times cartoonist Martyn Turner paid tribute to his counterpart and friend.
“He was always very happy and full of jokes and was an incredibly talented artist. Most cartoonists become cartoonists because they have to… but Terry could draw anything and everything. In many ways he was an artist more than he was a cartoonist.”
Terry Willers - At Pub
Terry Willers - Touring in Ireland
Terry Willers - Irish Rugby (scan of the original cartoon)
 
Read more:
http://www.rte.ie/news/2011/1111/willerst.html

CONVERSANDO CON AMORIM, DE BRASIL Por Francisco Puñal Suárez

Carlos Alberto da Costa Amorim nasceu no Rio de Janeiro em 1964 ecomeçou a publicar seus trabalhos no semanário humorístico Pasquim, em 1984. De 1990 a 1997 trabalhou como chargista diário do Jornal dos Sports (Rio-RJ). Atualmente produz e distribui charges editoriais, caricaturas, ilustrações equadrinhos para dezenas de jornais do país, entre eles o Correio do Povo (PortoAlegre -RS), Diário do Vale (Volta Redonda- RJ) e Tribuna do Norte (Apucarana-PR), além de revistas, websites e agências de propaganda. Produziutextos humorísticos em 1994 e, em 2004, foi selecionado para fazer parte dos Plim-plins da Rede Globo de Televisão. É autor do livro de cartuns Canastra Suja e entre suas atividades destacam-se, ainda, a de webdesign, sendoresponsável por diversos sites na Web. Por sua relação de clientes já passaram empresas como a Petrobras, Banco do Brasil, Banco DaimierChrysler S.A, Embratel, Empresa de Correios e Telégrafos, IBM,White Martins, Laboratórios Abbott, Associação Brasileira de Imprensa, EditoraAbril, Caminho Aéreo do Pão de Açúcar e Unimed-Rio.

Seus trabalhos foram expostos e premiados em dezenas de eventos, tais como o Salão Internacional de Humor/ 2004 (Teresina/ Brasil), Prêmio Internacional de Humor Gráfico Peloduro/ 2004 (Minas- Uruguai), Ranan Lurie Cartoon Awards/2001 (NewYork- EUA), Turismovision/2001 (Stuttgart - Alemanha), Festival Acquaviva NeiFumetti /1999 (Acquaviva Picena-Italia), International Cartoon Exhibition /1998(Hokkaido-Japão), Bienal Internacional de Humor/1995 (Havana-Cuba) e participa regularmente de Salões e Exposições de Humor na França, Bélgica, Bulgária,Polônia, Portugal, México, Macedônia, Rússia, Turquia, Iran, Israel, Hungria,Itália, Cuba e Japão.
Expôs individualmente no Museu Nacional de Belas Artes/1999 (Rio de Janeiro-Brasil),no Museu do Ingá/1993 (Niterói-Brasil) e em 1997 participou como membro do Jurido III Biennial of International Cartoon Exhibition, na cidade de Teerã, no Iran. Em 2004 participou como membro do Juri (via Internet) do Obeid Zakani InternationalCartoon Contest (Tabriz-Iran). Em 2004 e 2007 foi convidado a participar do Rencontre Internationale du Dessin de Presse, como palestrante e expositor, nacidade de Carquefou, França. Em 2009foi membro do Júri do 29° Nasreddin Hodja Cartoon Contest em Istambul, Turquia.
Ilustrou diversos livros infantis e ministrou de 1994 a 2002 o Curso de Desenho de Humorno Senai/Artes Gráficas (Rio de Janeiro-Brasil). EM 2004 ministrou o Curso deDesenho de Humor e Quadrinhos no Senac Rio (Rio de Janeiro-Brasil)

Tu imaginación es desbordante...¿Desde niño eras así? ¿Leías novelas de Julio Verne? ¿Cómo sedesarrolla en ti esa creatividad?
Acho que sempre fui assim, na verdade nem acho muito transbordante minha imaginação. O que gosto realmente é desenhar Humor. Desde pequeño, sempre colocava uma personagem mais nariguda, barriguda, com cara de idiota… Julio Verne só fui conhecer bem depois, ou seja, acredito que não tenha influênciado em nada. Criatividade, para mim, é treino. Estou sempre anotando em um pedaço de papel as coisa que vem à cabeça, as boas e as ruins. Depois na hora eu filtro as mais adequadas. Isso durante anos, daí vem a facilidade…
 ¿Qué estudios ha realizado?
Cheguei a cursar três períodos de Sociologia, sendo que na maioria das aulas não compareci por achar uma completa perda de tempo.Nessa época já trabalha em jornal e vi que tudo o que fizesse em paralelo atrapalharia meus cartuns. Abandonei solenemente a faculdade e nunca me arrependi .

¿Cómo te iniciaste en estearte de la caricatura? ¿Por qué le gusta dibujar?
Nunca pensei “porque gosto de desenhar”. Simplesmente desenho desde que me conheço. Uma coisa normal para mim. Rabiscava completamente os cadernos da escola. O tempo passou e comecei a encarar essa coisa que sempre fiz como uma possibilidade de sustento. Comecei a me informar sobre o que é essa tal profissão é essa de ”cartunista”. Logicamente tudo muito difícil (tempos sem internet...) e quando dou por mim, já trabalho nisso há 27 anos.
Dónde y cuándocomenzaste a publicar tus dibujos?
Comecei a publicar meus trabalhos no semanário Pasquim, daqui do Rio deJaneiro, em 1984.
¿Qué  aspectos de la realidad teinteresan dibujar en tus ilustraciones editoriales?
Gosto de tentar mostrar ao leitor, por A+B, que o destino da humanidade é errar, fazer tudo de forma errada. Mas essa não é uma visão sem esperança. Na verdade é tentar mostrar o quanto pretensiosos nós somos, quão vaidosos somos, e que no final alcançamos sempre os mesmos resultados. Afinal no dia que atingirmos a perfeição automaticamente deixaremos de ser humanos.
¿Por qué es importante el humor yla sátira en la sociedad?
Hoje em dia não acho tanto quanto eu achava. Continua sendo importante para mim, mas para a sociedade a Educação é muito mais importante. Talvez aí o Humor entra como  uma das ferramentas a serem utilizadas (talvez). Mas a mudança de uma sociedade basicamente (e principalmente) acontecerá pela Educação.
El absurdo, la poesía, la crítica, la ironía están presentes en sus dibujos...¿por qué?
Porque é essa a rotina do ser humano. Seu DNA. Desvincular esses pontos é tirar-lhe a alma, o que o potencializa como pessoa. É o erro, a análise, o aprendizado e a superação, o choque entre pretensão e realidade.
¿Dónde publicas actualmente?
Atualmente eu mesmo distribuo e comercializo meus cartuns em dezenas de jornais, de revistas do país. E tenho o www.amorimcartoons.com.bronde os leitores podem acompanhar mais de perto meu trabalho.

Friday, November 11, 2011

Variaçoes do cartoonista Effat sobre o logo do Amadora BD - Festival Internacional BD da Amadora






Pharaohs Magazine Issues 102-103 | Published in Cairo by FECO group Egypt.

You can click on the link below to download the PDF file of issues # 102 - 103 :
http://www.pharaohsmag.com/Issues%20Magazine/Issue%200102.pdf
http://www.pharaohsmag.com/Issues%20Magazine/Issue%200103.pdf
Note: Please Don't reply on this E-mail address
any reply on effatcartoon@hotmail.com
I hope you like it, and I'll wait for your opinion.
Sincerely,
Ismail, M. EFFAT
President FECO of EGYPT
(Federation of Cartoonists Organizations)
Free-Lanser Cartoonist
Correspondent of WittyWorld Int. Magazine
PS. welcome to visit my web site:
www.effatcartoon.com (under construction)
www.pharaohs.effatcartoon.com
http://effat.8m.com/
http://vilagokorseg.hu/Gallery/2002/Effat/index.html
http://hajnos.miroslaw.w.interia.pl/effat.htm
www.4islam.com/effat
E-Mail:
** info@effatcartoon.com
* effatcartoon@hotmail.com

Wednesday, November 09, 2011

Palestra "Crer em Deus e Saber Sobre Deuses" por Onofre Varela

Prezada(o)s Amiga(o)s:
 Comunico que no próximo dia 11 (sexta-feira), pelas 21,30H, estou no Clube Literário do Porto (Rua Nova da Alfândega,22) para dar uma palestra subordinada ao título "Crer em Deus e Saber sobre Deuses".
Proferida pela primeira vez em Abril de 2010 no Museu República e Resistência (Lisboa) no âmbito da comemoração do centenário da República, abrindo um cíclo de palestras propostas pela Associação Ateísta Portuguesa, e repetida uma semana depois no INATEL de Coimbra, chega agora a vez de a apresentar no Porto.
Se não tiverem nada de mais importante para fazer (como, por exemplo, namorar...), apareçam por lá.
 Abraço
 Onofre Varela

Monday, November 07, 2011

10 anos de Jonas o Reguila de Carlos Seco

http://jonasoreguila.blogspot.com

Sunday, November 06, 2011

Ultimo fim de semana do 22º Amadora BD - Festival Internacional Bd da Amadora 2011

 Equipa de Cenografos da exposição Humor na BD Internacional (Vasco, Nuno Qua, Armando, Ana Taipas, e Ana) com o Comissário Osvaldo Macedo de Sousa, Anika  Ultix-Leclair e o Director do Festival Nelson Dona
 Visita de Jaqueline Ulrix, Anika Ulrix-Leclair e John Lent (com Osvaldo Macedo de Sousa) à exposição central do Festival
Os convidados com o Comissário e o Director do Festival Nelson Dona

Termina hoje o 22º Amadora BD. Como convidados times Dr. John  Lent que hoje fará uma conversa com Osvaldo macedo de Sousa Sobra o Comics and Humour in the 21st Century pelas 16h

Humour de René Bouschet





 http://erby.free.fr
http://www.erbykezako.blogspot.com
http://peintures-numeriques.blogspot.com
http://navranture2010.blogspot.com
http://montsegumour.blogspot.com

Cavaco Silva na Casa branca, mas, de mãos atadas - Cartoon de Hermínio Felizardo

http://felizardocartoon.blogspot.com

This page is powered by Blogger. Isn't yours?