Tuesday, November 18, 2025

Osvaldo Macedo de Sousa Award Winner - Internacional Humor Sapiens Award 2025


 For their outstanding contribution to the study, research, reflection, or promotion of humor for cultural, artistics, educacional or social purposes».  

Eu recebio-o a nível pessoal enquanto que o Prémio para a secção de Colectividade foi outorgado à Fundação General de la Universidade de Alcalá de Henares (Espanha)


27 de Nov. 2025 pelas 18h30, no Museu Nacional Soares dos Reis do Porto Inaugura a exposição «Do riso e do siso - colecção à margem da Casa-Museu Fernando de Castro»


 


CONVITE: Dia 27 de novembro, quinta, o Museu da Caricatura Brasileira (Rio de Janeiro) inaugura duas exposições, sobre J. Carlos e Sébastien Auguste Sisson


Dia 27 de novembro, quinta, à partir das 18 horas, o Museu da Caricatura Brasileira inaugura duas exposições: “J.Carlos na Illustração Brasileira” e "Sisson: 170 Anos do 1. Quadrinho Brasileiro". E, ainda, prestará homenagem ao artista Luiz Gê, que virá ao Rio receber o "Troféu Sisson: Pioneiro dos Quadrinhos Brasileiros".  Será uma honra contar com a presença de todos vocês em homenagem ao genial caricaturista brasileiro J. Carlos e ao pioneiro Sébastien Auguste Sisson, assim como, ao grande desenhista Luiz Gê.  

Att, Luciano Magno. Museu da Caricatura Brasileira. Rua Primeiro de Março, 22, Centro - RJ.

SERVIÇO: Dia 27 de novembro, quinta, às 18 horas. Entrada gratuita.

Inauguração das duas exposições:

“J. Carlos na Illustração Brasileira”, no segundo andar do Museu da Caricatura Brasileira. Visitação de: 27 de novembro de 2025 a 29 de março de 2026. 

 “Sisson: 170 anos do 1º Quadrinho Brasileiro’’, no terceiro andar do Museu da Caricatura Brasileira. Visitação de: 27 de novembro de 2025 a 29 de março de 2026.

E haverá na inauguração a presença do artista paulista Luiz Gê, que virá ao Rio de Janeiro receber o “Troféu Sisson – Pioneiro dos Quadrinhos Brasileiros”, em reconhecimento ao conjunto de sua obra e sua grande contribuição à história dos quadrinhos no Brasil. 

E ao lado da sala da exposição Sisson, teremos outra sala, complementar a mostra, dedicada à exposição dos trabalhos de Luiz Gê, com histórias em quadrinhos e charges de sua autoria, no terceiro andar do Museu da Caricatura Brasileira.


RELEASE Exposição “J. Carlos na Illustração Brasileira”

A exposição “J. Carlos na Illustração Brasileira” evidencia a genialidade, o refinamento e a qualidade internacional do trabalho artístico deste brasileiro, que foi um mestre no gênero do humor gráfico e um dos maiores caricaturistas mundiais de todos os tempos. José Carlos de Brito e Cunha nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no bairro de Botafogo, em 18 de junho de 1884. 

Na Illustração Brasileira, o caricaturista, designer e ilustrador carioca empreende uma colaboração singular se comparada à sua trajetória em outras publicações, que, por meio século, tiveram o brilho esfuziante de sua obra. A exposição, portanto, em 70 quadros, apresenta uma produção, de notória influência art déco em sua obra, que abrange, através de uma acentuada geometria de formas, desde ilustrações de textos literários, publicidade, caricaturas, vinhetas, capitulares de letras (em que o artista era mestre) a capas de revistas.

Também foi nessa revista que J. Carlos fez alguns dos desenhos patrióticos de maior beleza na nossa história: “Avante! Sê Forte”, “Libertas”, “Auri-Verde”, “1500 1822 1889”, “Ypiranga”. E algumas ilustrações que são verdadeiras obras-primas como “A Senhora das Rosas”, onde ele chega ao cimo de sua capacidade inventiva, em uma das mais belas obras surgidas do lápis do caricaturista.

A Illustração Brasileira era editada pela Sociedade Anônima O Malho, responsável por outras publicações, como Para-Todos..., O Tico-Tico, e Cinearte. Permaneceu em circulação durante três períodos distintos (1909-1915, 1920-1930, 1935-1958) e abordava assuntos diversos, desde artes, História do Brasil, e fotorreportagens, mostrando a evolução das principais cidades do país, principalmente da então capital, o Rio de Janeiro. Por isso, fotos da Cidade do Rio, do contexto social, dos seus habitantes e costumes, como o carnaval dos anos 1920, também são mostrados nessa exposição.

E é justamente o período de 1920 a 1930 que é o foco da mostra, quando J. Carlos, inclusive, foi convidado e aceitou o cargo de Diretor Artístico da revista, implementando ali um projeto gráfico arrojado, sendo o logotipo da capa de sua autoria, estampado por vários anos.

Essa revista, fundada em junho de 1909, contou, ao longo de sua história, com o prestígio de personalidades importantes da arte e da literatura. Em 1920, tinha, como diretor-secretário, o escritor e poeta Álvaro Moreyra, mas a Illustração Brasileira nº 19, de 20 de março de 1922, trazia uma novidade, com a matéria, assinada pelo próprio editor, intitulada “O Inventor da Melindrosa”, informando que J. Carlos acabava de ser escolhido como diretor artístico daquele mensário.

Com o prestígio de J. Carlos, a Illustração Brasileira ganhava, nos anos 1920, um artista já reconhecido nacionalmente, elevando o status e o brilhantismo gráfico e estético dessa publicação que, por seu tamanho e envergadura editorial (36x27cm), o papel couchê e a qualidade de suas reproduções, foi escolhida, pelo Governo, para ser o “Órgão Oficial da Comissão Executiva do Centenário da Independência”, em 1921 e 1922.  E a famosa Exposição Internacional do Centenário mereceu destaque nesta revista e estará também na exposição.


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