Saturday, February 07, 2009

ESCUELA DEL HUMOR Y DE LA RISA PEPE VIYUELA

Amigos, les comparto el video sobre la acción de Donantes de Risa, otro de los integrantes de la RED DE ESTUDIOS IBEROAMERICANOS SOBRE LA RISA.

Si tienen problemas con los vínculos o las imágenes, ir directamente a; http://www.youtube.com/watch?v=NbpsGj1-yCo&feature=channel_page
sábado 7 de febrero de 2009

ESCUELA DEL HUMOR Y DE LA RISA PEPE VIYUELA
Rafael Ubal y Dora Ballabriga, directivos de la Fundación Donantes de Risas, inauguraron, en Rivas Vacía Madrid, la Escuela Municipal del humor y de la risa Pepe Viyuela. El horizonte de futuro de esta iniciativa: extender su acció a Iberoamérica.Video de la inauguración.

CARLOS ALBERTO VILLEGAS URIBE
http://termitacaribe.blogspot.com/

Caricature by Raphael Bordallo Pinheiro

"Doing caricature is to spoil the one of us stucco with the landlord protest"
"Caricaturar é estragar o estuque de cada um com protesto do senhorio"

ŽIKIŠON Broj 33


The first electronic weekly journal of political satire, humor, cartoons and comics in the Balkans / ŽIKIŠON Broj 33
Prvi elektronski nedeljni časopis za političku satiru, humor, karikaturu i strip na Balkanu ŽIKIŠON Broj 33
The first electronic weekly journal of political satire, humor, cartoons and comics in the Balkans http://us.mc365.mail.yahoo.com/mc/compose?to=zikison@zikison.net
International competition, cartoons and comic short "KIKS ZIKISON", Paracin, Serbia http://us.mc365.mail.yahoo.com/mc/compose?to=kiks.zikison@yahoo.com
ŽIKIŠON Broj 33

Friday, February 06, 2009

Reportaje Primer Libro Condorito‏ - Huemulin Comics CL


El periodista Jaime Galo rastrea el primer libro del comic Condorito (1955).Además, nos muestra algunas curiosidades en la revista Okey con el personaje.Y devela el origen del recurso gráfico PLOP !
http://www.videoreportajes.cl/ Link---> Primer Libro Condorito

Wednesday, February 04, 2009

Gabo por CARLOS ALBERTO VILLEGAS URIBE


http://termitacaribe.blogspot.com/
http://www.youtube.com/watch?v=rWXjhmzP6k4
http://lacomunidad.elpais.com/tags/carlos-alberto-villegas-uribe
http://bitacoradeulises.blogspot.com/
http://redreir.blogspot.com/
http://ahiestapinta2.blogspot.com/

Inflacion por Pedro Seoane (Uruguai)



Tuesday, February 03, 2009

O Humor de Pedro Molina

http://www.pxmolina.com/

Historia da Caricatura de Imprensa em Portugal - 1890

Por: Osvaldo Macedo de Sousa

No primeiro número dos "Pontos nos ii" de 1890, Raphael dá "Um Alvitre", ou seja, O Cognome do "D. Carlos I - o último". Não foi o último, errou por dois anos e por um rei. Logo a seguir a Inglaterra envia uma carta, onde o seu Governo declarava ao nosso que «não considerava satisfatórias ou suficientes as seguranças dadas pelo governo português.... O governo inglês deseja e insiste que sejam dadas instruções telegráficas ao governador de Moçambique para que todas as forças militares portuguesas no Chire e nos países dos Macololos e Machonas se retirem. /... / A não ser obtida uma resposta satisfatória à precedente intimidação, na tarde deste mesmo dia, o representante diplomático inglês retiraria de Lisboa com todos os membros da sua delegação...» É o Ultimatum, ao qual o governo português cede prontamente.
Assim, em nome da velha aliança e amizade a velha rainha Vitória deu uma oportunidade do povo português criar algum orgulho nacional, e cavar a cova à monarquia. Dizia-se na altura, que tínhamos terras em África, mas na realidade só as tínhamos de nome, e a maior parte dos portugueses nem sequer sabiam: «Onde fica Chiloma (ocupada pelos ingleses) - Governo: Pois não sabemos onde fica a tal Chiloma!»
«Zé Povinho - Não sabeis, portugueses, ministros, legisladores! Chiloma fica aqui (no coração)... Quando a haste da bandeira inglesa foi cravada n'esse ponto do nosso território africano, senti no meu coração como que o entrar d'um punhal. Vós não sentis, mas Chilomae fica aqui !...» (no coração do Zé) (Almeida e Silva, in "Charivari" 22/3/90)
Perdeu-se então um sonho cor-de-rosa, como o são todas as nossas saudades, daquilo que afinal nunca realizamos. O Ultimatum tirou-nos tal sonho, o Mapa-cor-de-Rosa, mas deu-nos as Colónias, definindo-lhes finalmente as fronteiras, assim como assunto para as discussões, as grandes tiradas dos oradores da oposição de botequim.
«Rugia o País o seu indignado protesto /…/ no fundo da sonolenta indiferença nacional. O pendão das quinas, as glórias dos antepassados, algumas esquírolas dos ossos de Vasco da Gama e de Camões, e uma forte reserva de urros patrióticos, constituíam o menu servido na fluente discursarra dos oradores de toda a espécie que lembravam ao estonteado portuguesinho valente, que se descobrira o Brasil, se dobrara o Cabo Tormentoso e se fora, ali à Índia, como o bom burguês costumava a ir... à missa» (Cristiano de Carvalho in Revelações 1932
Assunto de tertúlia de café, escrita de hinos (que hoje ainda insuflam os ânimos guerreiros de "Às Armas" !!!) ...
O patriotismo levantou voz contra o roubo, contra a infâmia, e principalmente contra os que desta forma perturbavam a nossa apatia intrínseca:
«Aqui lhe trago, senhor Juiz, este marujo bêbado, que anda pelas vielas do mundo, em nome da phylantropia, a praticar toda a casta d' infâmia, desde a invasão alheia, até ao tráfico da escravatura. Há três séculos, que a título d' amizade, este malandro célebre me expolía de territórios que eu avassalei e descobri, e que ele procura, em armadilhas de Judas, concitar-me a demandas, onde calcula que eu possa vir a perder alguma parcela do mundo que ainda se enfeuda no meu património.» (M.G.B.P. in "Pontos nos ii" 18(7189)
Clamavam então contra o John Bull, contra a monarquia, contra o Governo, procurando cada um valorizar o que mais lhe convinha: «Zé Povo - Então, sr. Serpa, que resoluções toma a respeito da infame e traiçoeira ocupação do Chire pelos Ingleses ? »
«Serpa (António Serpa formou governo após demissão do governo de José Luciano que se submeteu ao Ultimatum) - Nenhumas, meu caro Zé ! demais, bem sabes que outras coisas de maior vulto me preocupam neste momento. Aquele caldeirão (de carneiro com batatas) que acolá vês precisa de ficar bem temperado. É d'ele que eu espero a salvação da pátria. »
«Zé Luciano - Olha, Zézinho, isso foi uma afronta inqualificável ! Mas aqui tens o remédio, a desforra vota n' esta lista nas próximas eleições, e depois nós cá estamos!... »
«Zé Povo - Compreendo-vos, políticos do meu país. Eleições, eleições, e a pátria, essa que se governe !... Oh! Um dia que não vem longe se ajustarão as contas, e aí! dos culpados! »(Almeida e Silva, in Charivari 23/3/90).
Devido aos tumultos, a censura torna-se mais implacável, a polícia mais activa contra os republicanos, e demais oposição.
Na imprensa nascem, e desaparecem "A Risota" e ''A Caricatura". No "Charivari" M. Pinto substitui Almeida e Silva, o qual se retira para Viseu.
Sanhudo, após o fracasso de "Piparotes", regressa com uma nova série de "O Sorvete". "O Sorvete - diz o seu editorial de 19/1/90 assinado por João do Ó «continua a manter na sua mão Ill'me o programma que inquebrantavelmente sustentou sempre: não vira a casaca em política porque elle é, foi e será sempre tão progressista pelo menos como o snr. Josaé Luciano; mais regenerador do que o snr. Hintze; em esquerdismo não cederá ao próprio snr Barjona; e, se não é chefe do porto-franco, nem por isso deixa de abundar nas ideias d' este semi-partido e ser d' ellas mais extremnuo defensor do que o illustre cantor dos Sons que passam.»
«Em resumo: seremos um poucochinho mais monarchicos do que o snr D. Carlos mas em republicanismo nada temos a invejar ao illustre tribuno Magalhães Lima Robespierre.»
«As nossas opiniões políticas são immutaveis e seremos sempre correligionário de antes quebrar que torcer.»
«/ ... / hei-nos de perna em riste couraçados de chistes, flamantes de graça, a caburro no rocim da Piada-fina. Trema a Invicta de Paranhos à Ribeira! E tu redondo burguês, pio e pagante leitor, manda reforçar os cós das calças».

Monday, February 02, 2009

Israel by Christian Indus





Sunday, February 01, 2009

Tonho o humor na sintese do traço

Tonho, ou seja António Oliveira, um cartoonista irmão do Brasil, natural de Porto Alegre terra de humor e sátira teve a gentileza de me enviar este magnifico Portefolio de trabalhos seus, para todos nós desfrutarmos.
http://www.6vqcoisa.blogspot.com/















This page is powered by Blogger. Isn't yours?