Friday, October 23, 2015

Cartoon Grego em debate no Forum Camões - AmadoraBD no dia 25 pelas 17h30


Com a presença do cartoonista grego Ioannou, António, Ana Margarida de Carvalho e do Comissário do AmadoraCARTOON Osvaldo Macedo de Sousa

CEsarina estará a caricaturar no AmdoraBD



Thursday, October 22, 2015

Dia 23 de Outubro inaugura o 26º AmadoraBD pelas 21h30



3º Módulo do Curso de BD a ter lugar no Museu Bordalo Pinheiro, de 31 out. a 28 nov..



Ars Nucleus, Kranj 2013 - Stane Jagodic

http://www.google.com/url?q=http://www.youtube.com/watch%3Fv%3DyBuDOjyKjs8&sa=U&ved=0CBUQtwIwADgUahUKEwj98Jyd0MvIAhUFyRQKHeuZDn0&sig2=o1WrBoEypbA8vo9lkgUqWw&usg=AFQjCNFfMLhBzdsAxD1XTXdxm1bjrbu72Q

Wednesday, October 21, 2015

"Oxi e o Cartoon Grego" inaugura dia 24 de Outubro na Galeria Municipal Artur Bual pelas 16h integrado no AmadoraCARTOON

OXI e o Cartoon Grego

            Uma das primeiras palavras que, normalmente, a criança aprende a dizer é NÂO, essa interjeição de autoridade e censura paterna, ao mesmo tempo expressão de personalidade do pirralho. Não obstante a essa tentativa de afirmação, em breve o infante descobre que não querendo quebrar, muitas das vezes tem de se dobrar.
           
Todos os dias, o quotidiano dá-nos disso exemplo e, neste 2015, a um coro de “Nein”, “No”, “Non”… dos estrategas economicistas que manipulam as vidas contemporâneas, por breves momentos impôs-se um “OXI” (Não) uderziano de um povo que, utopicamente, quis ser irredutível, crendo que a poção mágica da democracia lhe daria voz activa. Essa dos “Zés Povinho” serem os “Soberanos” só poderia nascer na mente de um humorista, o Mestre Raphael Bordallo Pinheiro- Todavia esse “OXI” grego ficou como um marco, como uma breve memória de que talvez o “povo” possa fazer ouvidos moucos às demagogias dos políticos e um dia acordar para expulsar os vendilhões do templo do poder. Há muito tempo que uma sociedade, como um todo, um bloco, não gritava tão alto o direito à democracia. Disse OXI / NÃO à manipulação, aos jogos subterrâneos economicistas, à desumanização das políticas, ao império das corrupções partidárias, à desgovernação dita democrática.
           
Utopia, humor, democracia… é o terreno de germinação do cartoonismo, essa arte jornalística que é uma introspecção de um sentir, de uma vivência colectiva. É uma reacção imediatista à notícia que é célere na actualidade vivencial mas, ao mesmo tempo, uma suspensão filosófica no espaço / tempo em que o pensamento humorístico desconstrói o momento para o reconstruir quanticamente em múltiplas leituras críticas, opinativas, irónicas, estéticas e filosóficas. O cartoonismo é pois uma reportagem, sintética, como crónica filosófica, uma obra de arte gráfica e, sobretudo, uma interjeição meditativa que nos obriga a parar e pensar no que se passa, no porquê daquela interpretação, na razão pela qual o nosso cérebro sorri ou ri daquele “boneco”.
           
A sociedade é um aglomerado de indivíduos e, se o cartoonismo é a visão de indivíduos, no final, uma exposição de vários artista é uma imagem mais real e viva de uma sociedade, razão pela qual, e para perenizar um pouco mais esse “Oxi”, convidámos os cartoonistas gregos a partilharem connosco os desenhos que criaram durante esses meses quentes, onde os alemães (Angela Merkel e Wolfgang Schäuble) são naturalmente os reis (da europa) do papel e, assim sentirmos um pouco do pulsar de uma sociedade em efervescência democrática.
            Não nos interessa se no final venceu o maquiavelismo europeísta ou a democracia popular, porque da história só queremos a força dessa aldeia de, momentaneamente, irredutíveis.
          
  Dezasseis foram os artistas que responderam ao nosso apelo (Billy, Dranis, Ilias Tabakeas, Georgopalis, Dimitris, Ilias Makris, Kostas Grigoriadis, Mário Ioannidis, Michael Kountouris, Panagiotis Milas, Panos Maragos, Panos Zacharis, Petros Zervos, Soloup, Vangelis Pavlidis, Vassileios Papageorgiou, Yan Yanimos)a quem agradecemos individualmente assim como ao colectivo da Associação de Cartoonistas Gregos (na pessoa do seu Secretário Geral Dimitris Georgopalis) que nos apoiou nesta aventura. Finalmente um agradecimento a todo o apoio de tradutora a Aikaterini Arampatzi.´
           
No dia 25 de Outubro, aproveitando a presença do cartoonista Ioannou realizar-se-á no Forum Camões uma conversa sobre o “OXI e o cartoonismo grego com a colaboração da cartoonista Cristina Sampaio e a jornalista Ana Margarida de Carvalho.
Osvaldo Macedo de Sousa

(Comissário do AmadoraCARTOON)


Monday, October 19, 2015

AmadoraCARTOON 2015 inaugura dia 24 de Outubro pelas 16h na Galeria Municipal Artur Bual

AmadoraCARTOON 2015
Traços de fantasia e irreverencia

            Este ano, em que o argumento central do AmadoraBD é a criança e, na dificuldade de corresponder taxativamente à temática, já que não há cartoonismo para crianças e raros são os heróis infantis cartoonísticos (excepção para o já desaparecido “Handala” de Naji Al Ali, ou heróis de tiras e BDs de imprensa), o AmadoraCARTOON partiu dessas características tão intrínsecas à criança: a fantasia e irreverência, e procurou homenagear artistas com visões mais oníricas no imaginário do real.
            Nesta sociedade de comunicação global, onde a aparência é uma rainha a nadar no dilúvio das imagens, temos cada vez mais dificuldade de percecionar onde está a fronteira da realidade e a da manipulação, da vivência e da fantasia, do total e do parcial. Nas margens de cada foto-reportagem, ilustração, “selfie”, caricatura, de cada “post” nas redes sociais, há muito mais histórias para contar do que a que está sugerida, há mais mundos para além do simples olhar.
            Esta duplicidade no campo da visão e do pensamento, sempre foi a arma técnica do criador humorista que em alegoria, paródia, contraste ou incongruência esboça um olhar alternativo para construir “o” mundo, na desconstrução das realidades. É o humor, é a irreverencia da abordagem do olhar que traz a riqueza desse estilo artístico que comumente se chama humor gráfico.
            Com o pensamento na fantasia / irreverência e no âmbito das possibilidades, tentámos selecionar três estilos diferentes da imagem humorística, os quais nos dariam uma panorâmica de como a irreverencia visual podem fantasiar a criatividade em ironia e simplicidade. O género menos tradicional nestas andanças é a fotografia, contudo o artista convidado, à última da hora rejeitou o convite.
            Assim o homenageado internacional com este Prémio por carreira, o AmadoraCARTOON é o asturiano Fernando Ruibal Piai que tendo começado a dar nas vistas como caricaturista (com múltiplos prémios nos Salões de Caricatura de Vila Real e Ourense), tem navegado pela BD e pela ilustração infantil. Possuidor de um traço muito pessoal, o seu universo gráfico está embutido daquela fantasia irónica que navega pelo onírico cinematográfico, musical e vivencial que não nos deixa indiferentes, encantando o público dos “7 aos 77” anos.
            Por outro lado não há maior irreverencia estética que a caricatura pelos seus exageros e ousadias. Homenageamos assim, este ano, um artista que se tem imposto a nível nacional e internacional pelo pleno domínio técnico da arte do desenho, da fantasia caricatural, da irreverência do traço desconstruído dos fácies, o português Rui Duarte.
Osvaldo Macedo de Sousa
(Comissário do AmadoraCARTOON)


Fernando RUIBAL Piai
Natural de Mourente - Pontevedra (31/12/1969).
Ilustrador, caricaturista, debuxante de BD e deseñador gráfico.
Estudos de deseño, ilustración e serigrafía na Escuela de Artes Gráficas y Oficios Artísticos de Oviedo, Asturias. Gañador de diversos prémios en concursos de caricatura e BD, coma o premio à mellor colección no Concurso Galego de Caricaturistas Noveis (Ourense, 1994); o segundo premio no I Salão Galaico Português de Retrato Caricatural (Coimbra, 1994); premio Paraísos Terreais, organizado polo Correo Galego, como mellor debuxante e caricaturista, en 1996; o Premio Ourense de Banda Deseñada, en 1997, 2º Prémio no I Salão Luso-Galaico de Caricatura de Vila Real – 1997, 3º Prémio no II SLGC-Vila Real 1998…
Colaborador de diferentes medios de comunicación: Diario de Pontevedra, A Nosa Terra, O Correo Galego, TVG (Televisión de Galicia)… Colaborador con diferentes revistas e fanzines: BD Banda, Retranca, revista O Botafumeiro, Ensueños…
Ilustración divulgativa para organizacións coma o CSIC, o Instituto de Investigacións Mariñas ou Oceanógrafos de Galicia. Este ano é homenageado com o Prémio “AmadoraCARTOON/15”



RUI DUARTE
Natural de Lisboa (3/7/1977) é ilustrador freelancer na área da caricatura, ilustração, concepção de personagens e banda desenhada. Colabora com agências de publicidade e de eventos (mais de 200 eventos de caricatura e ilustração de painéis em tempo real) e os principais clientes têm sido a Mercedes, TVI, Novartis, CTT, Vodafone, TMN, Ford, RayBan, Expofarma, Credibom, BPI, Martini, etc…
Realizou ilustrações para manuais escolares e álbum “Portal do Tempo”, assim como  caricaturas, para merchandizing do Futebol Club do Porto. Ilustrador da revista “Turinver”, é o caricaturista residente do programa “Para algo completamente indiferente” da SIC Radical (com Cesar Mourão – 2 temporadas – 23 episódios).
A sua actividade não se tem restringido a Portugal, vendendo trabalhos para o Brasil, Angola, Áustria, Alemanha, França, Holanda e Itália.
Com obra reconhecida não apenas pelo público, já foi galardoado com os seguintes prémios: Prémio Juventude Fund. Marquês de Pombal do XVIII Salão Nacional Humor de Imprensa – Oeiras 2004, 1º Prémio - Mascote da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, 1º Prémio “Melhor Portfólio” Gerona – Espanha 2011, 1º Prémio “Melhor obra realizada em estúdio” Gerona – Espanha 2011, 2º Prémio “Melhor trabalho em carvão” Gerona – Espanha 2011, “Prémio Especial “Humorgrafe” III Bienal de Humor Lu’iz d’Oliveira Guimarães – Penela 2012, 3º Prémio XV Salão Luso-Galaico de Caricatura – Douro 2013, 1º Prémio “Melhor trabalho a preto e branco” Eindhoven – Holanda 2013, 1º Prémio “Melhor trabalho digital” Eindhoven – Holanda 2013, 2º Prémio “Melhor portfólio” Eindhoven – Holanda 2013, 1º Prémio “Melhor Portfólio” Frankfurt – Alemanha 2015, 1º Prémio “Melhor trabalho likeness” Frankfurt – Alemanha 2015, 2º Prémio “Melhor trabalho a preto e branco” Frankfurt – Alemanha 2015.
Em 2014 foi convidado a participar como elemento do júri dos Concursos do AmadoraBD. Este ano é homenageado com o Prémio “AmadoraCARTOON/15”



AMADORA BD 2015 - 26.º Festival Internacional de Banda Desenhada

Imagem e tema do Amadora BD 2015 são uma homenagem aos cem anos de Quim e Manecas de Stuart Carvalhais
Indo ao encontro do tema desta edição, “A Criança na BD”, a imagem do Amadora BD 2015 – 26.º Festival Internacional de Banda Desenhada, que decorre de 23 de outubro a 8 de novembro, no Fórum Luís de Camões – é uma homenagem ao centenário das personagens infantis Quim e Manecas, da autoria de Stuart Carvalhais. Estas aventuras, publicadas n’O Século Cómico, são consideradas a vanguarda europeia da 9.ª Arte da época.
Criada pela Widegris, responsável pela identidade visual e todos os materiais gráficos desta edição, a imagem do Festival tem como ponto de partida os desenhos originais do próprio Stuart Carvalhais, utilizando a linguagem visual da série "As Aventuras de Quim e Manecas". Esta inspiração acontece, por um lado, ao nível da paleta cromática (monocromia, bicromia e tricomia), dos padrões (bolas do bibe do Manecas, quadrículas da camisa do Quim, listas, entre outros), dos interlúdios publicitários, entre outros elementos presentes nas histórias destas personagens. Por outro lado, há uma inspiração no universo gráfico e no tom de comunicação dos parques de diversões, das feiras populares e dos espetáculos de variedades, sempre apelativos para as crianças.
Segundo os responsáveis pela imagem do Amadora BD 2015, “a extensão, a diversidade e a peculiaridade da obra de Stuart fornece, por si só, elementos visuais gráficos passíveis de serem explorados na imagem e na comunicação do Festival. São elementos iconográficos de estimável valor que, criteriosamente apropriados e configurados em novos suportes e formatos, permitem comunicar de forma plena e ampliada os personagens Quim e Manecas e prestar a merecida homenagem ao autor. Consideramos que apresentar estas crianças, na sua génese e originalidade, traquinas, inventivas, atrevidas, emancipadas é a melhor forma de debater o tema da criança e da infância hoje, comunicar a obra de Stuart Carvalhais e ser eficaz no objetivo de registar o pioneirismo de um português na história da banda desenhada contemporânea europeia”.
Aprofundando o tema na exposição central, comissariada por João Paulo de Paiva Boléo, em colaboração com Pedro Moura, o Amadora BD 2015 pretende refletir sobre a forma como a Criança tem sido representada na BD ao longo dos tempos. Dos meninos traquinas e meninos exemplares, aos heróis e histórias de aventuras, passando pelo incontornável trio de crianças filósofas – Peanuts, Mafalda, Calvin & Hobbes – a exposição mostra como a Criança se apresenta como símbolo de descoberta, aprendizagem, imaginação e liberdade, tanto nas histórias para crianças como para adultos.
O Ano Editorial Português será também alvo de uma exposição alargada, que pretende dar conta da pluralidade de títulos publicados em Portugal entre a última realização do Amadora BD e a atual, organizando essa produção e apresentando alguns destaques escolhidos pelos comissários Sara Figueiredo Costa e Luís Salvado. Segundo Sara Figueiredo Costa, “a edição de Banda Desenhada em Portugal continua a ser um pequeno nicho naquilo a que chamamos 'mercado editorial', mas ainda assim tem sabido crescer e encontrar o seu público, criando pelo caminho novos leitores e procurando canais de distribuição e divulgação onde eles pareciam não existir. Entre as chancelas que integram grandes grupos editoriais e os projetos caseiros, passando pelas pequenas empresas editoriais ou pelos coletivos de editores e autores, há grandes diferenças de recursos, mas não há necessariamente uma separação no que toca à qualidade (de edição, impressão, acabamentos, mas também do conteúdo). O panorama editorial da banda desenhada portuguesa foi, neste último ano, rico na sua diversidade, sustentado na sua relação com o público e os canais de distribuição e, parece-nos, vencedor no trabalho de afirmação de projetos e edições, por mais diversas que sejam as suas características e os modos de trabalho que lhe estão subjacentes”.
Para além destes dois núcleos, destacam-se ainda as exposições dedicadas aos álbuns premiados em diferentes categorias nos Prémios Nacionais de Banda Desenhada 2014: Zona de Desconforto, de Amanda Baeza, André Coelho, Cristina Casnellie, Daniel Lopes, David Campos, Francisco Sousa Lobo, José Smith Vargas, Júlia Tovar, Ondina Pires e Tiago Baptista (Chili com Carne/Melhor Álbum Português), A Batalha de 14 de Agosto de 1385, de Pedro Massano (Gradiva/Melhor Desenho para Álbum Português), Hawk, de André Oliveira (arg.) (Kingpin Books/Melhor Argumento de Álbum Português) As Serpentes de Água, de Tony Sandoval (Kingpin Books/Melhor Álbum de Autor Estrangeiro), No Presépio, de Álvaro (Insónia/Álvaro Santos/Melhor Álbum de Tiras Humorísticas) e Lôá Perdida no Paraíso, de Vera Tavares (Tinta da China/Melhor Ilustração Infantil).

Organizado pela Câmara Municipal da Amadora, o Amadora BD - Festival Internacional de Banda Desenhada constitui o mais importante evento na área da Banda Desenhada, a nível nacional. É também uma importante referência a nível internacional, reconhecido como um dos maiores, melhores e mais diversificados eventos de BD, integrando o calendário internacional de eventos, como o Festival Internationale de la Bande Dessinée de Angoulême (França), o Lucca Comics (Itália), o Festival Internacional del Cómic de Barcelona (Espanha), New York Comic Fest (EUA) e o San Diego Comic Convention (EUA)


4th. International Cartoon Contest Sinaloa 2015, México

Tema / Theme: EL COSTO DE LA LIBERTAD DE EXPRESIÓN / THE COST OF FREEDOM OF EXPRESSION 
BASES
1. PARTICIPACIÓN.
El Concurso está abierto para todos(as) los(as) caricaturistas de cualquier parte del mundo y más allá.
2. TEMA: EL COSTO DE LA LIBERTAD DE EXPRESIÓN.
Hablar, opinar, manifestarse públicamente, expresarse a través de los más esenciales medios de la comunicación social, son derechos que día tras día se ven amenazados por fuerzas afines a intereses meramente político-económicos: una intolerancia enfermiza crece impune en innumerables partes del mundo. Comunicadores, periodistas, disidentes políticos, activistas de derechos humanos, madres de desaparecidos, intelectuales, cartonistas, son brutalmente reprimidos, viven amenazados, obligados al exilio, muchos purgan condenas fabricadas y otros han sido simplemente asesinados o "desaparecidos". Criticar u oponerse a gobiernos autoritarios, a la delincuencia organizada, quienes utilizan la eliminación física como forma común de censura, es exponerse al filo de sus guillotinas.
Este año te invitamos a compartir tus ideas, a expresar libremente tu opinión sobre esta criminal manera de atentar contra el más elemental derecho de los seres humanos.
3. LOS PREMIOS.
1er Lugar- $27000 pesos.
2do. Lugar- $23000 pesos.
3er. Lugar- $17000 pesos.
Los resultados se darán a conocer vía E-mail, después del día 11 de diciembre 2015.
4. LOS TRABAJOS
Podrán participar hasta con 3 trabajos que no hayan sido premiados en otros certámenes, en color, o blanco y negro y usando cualquier técnica, tamaño carta (21.5cms x 27.9cms) y con una resolución mínima de 200 dpi. Los trabajos serán enviados por e-mail solo a una de las siguientes direcciones:
camino2@prodigy.net.mx 
camino3@prodigy.net.mx
sinaloaconcurso2015@gmail.com
5. FECHA LIMITE DE ENVIOS.
25 de noviembre 2015.
6. JUNTO CON LOS TRABAJOS DEBERÁ ANEXARSE LA FORMA DE PARTICIPACIÓN CON LOS SIGUIENTES DATOS: (La forma se puede descargar de la página del concurso).
. Nombre
. Dirección
. Foto
. Correo electrónico
7. CATALOGO.
Todos los trabajos premiados y seleccionados podrán ser vistos en un catalogo virtual en la página web del concurso.
http://concursosinaloa2015.orgfree.com
8. DERECHOS DE AUTOR.
El Concurso respeta todos los derechos de autor(a) y solamente hará uso de algunos trabajos únicamente para fines promociónales del mismo.
9. PREVIOS GANADORES.
Ganadores de cualquiera de los tres primeros lugares del concurso 2014 podrán participar pero sin derecho a acreditarse ninguno de los premios, excepto menciones honorificas.
10. EL JURADO.
El jurado calificador estará integrado por artistas de reconocido prestigio y, una vez emitidos los fallos, en fecha 11 de diciembre 2015, se darán a conocer a través de los medios de comunicación y serán notificados vía email los concursantes que resulten ganadores. El fallo del jurado será inapelable.
1. PARTICIPATION
The Contest is open to all cartoonists from all over the world and beyond.  
2. THEME: THE COST OF FREEDOM OF EXPRESSION.
To speak, to give an opinion, to demonstrate publicly, to express yourself through the most essential forms of social communication are rights than more and more are being treated as merely political-economic interests. A sick intolerance to freedom of speech grows with impunity in many parts of the world. Journalists, political dissidents, human rights activists, mothers and relatives of the "disappeared", intellectuals, cartoonists, are brutally repressed; many have their life threatened or are pushed into exile. And there are those who die because they believe in free speech. To express criticism or to oppose an authoritarian government or large scale organized crime that use murder as a common practice of censure means constantly dicing with death.
This year we invite you to share your ideas with us, to express freely your thoughts about freedom of speech, the controls placed on it and the world-wide violation of this basic human right.
3. THE PRIZES
1st Prize:  $27000 Mexican pesos.
2nd Prize: $23000 Mexican pesos.
3rd Prize:  $17000 Mexican pesos.
Winners will be notified by e-mail after 11 December 2015.
4. ENTRIES
A maximum of 3 works can be submitted by E-mail in any media, in black and white or colour, but they should not have received a prize in other contests.
Works should have a minimum resolution of 200 dpi, size 21.5cms x 27.9cms. They should be sent to any one of the following:
camino2@prodigy.net.mx
camino3@prodigy.net.mx
concursosinaloa2015@gmail.com
5. DEADLINE: November 25, 2015
6. PLEASE FILL IN THE ENTRY FORM AND SEND IT TOGETHER WITH YOUR WORK (The entry form can be downloaded from http://concursosinaloa2015.orgfree.com).
. Name
. Photograph
. Address
. E-mail
7. A catalogue with the winners and selected works will be available on the web page of the contest:
http://concursosinaloa2015.orgfree.com
8. Participants that were winners in 2014 can participate but if they win again they will only be entitle to receive honorary mentions.
9. PROPERTY RIGHTS

Copyright belongs to authors. The Contest will use some works, but only for promotional purposes, such as publicity, the catalogue and the press.

VIII INTERNATIONAL CARICATURE CONTEST - MAGAZINE “NOSOROG” (“RHINOCERVS”)

The organizer of VIII International caricature contest is The International magazine for satire, humor and cartoons “Nosorog” (“Rhinocervs”; www.nosorog.rs.sr ; http://nosorog-rhinocervs.weebly.com/ ). The contest is opened for proffesional or amateur cartoonists, from any country, any nationality, age, sex, or profesion.
THEME:
The world's greatest writers from Homer to the present day!
Prizes:
First Prize: 300 euros + Diploma
Second Prize: Diploma
Third Prize: Diploma
Five ( 5 ) Special Diplomas
Conditions of entry:
1. Technik: Any technik will be accepted
2. IMPORTANT: Write on each caricature which writer you present! (you may find photos of writers on Wikipedia, or somewhere other on net)
3. Entries: maximum 7 entries will be submitted
4. Size of entries: A4, A3 format
5. Send your name, surname, address, country and the e-mail.
6. You may send by post or by E-mail
7. E-mail for sending art-work: 
nosorog.magazine@gmail.com
Note: 300 dpi resolution; JPG, JPEG format
8. If you send by post, address is:
MAGAZINE “NOSOROG”
CARA DUŠANA 4
78000 BANJA LUKA
REPUBLIKA SRPSKA
Bosnia and Herzegovina

Note: Please, do not send originals, because we will not send you back!
9. DEADLINE
Entry deadline is the December 25th 2015. (Please write on envelope: PRINTED MATTER - NO VALUE !)
10. Some Names of BIG Writers:
1. 
Homer 2. Sophocles 3. Euripides 4. Aristophanes 5. Cicero 6. Vergil 7. Ovid  8. Horace 9. Dante 10. Francesco Petrarca  11. Giovanni Boccaccio 12. William Shakespeare 13. Jane Austen 14. William Blakem 15. Charles Dickens 16. John Milton  17. George Orwell 18. Harold Pinter 19. Marcel Proust 20. Gustave Flaubert 21. Émile Zola 22. Victor Hugo 23. Alexandre Dumas 24. Honoré de Balzac 25. Stendhal  26. Jules Verne 27. Marquis de Sade 28. Molière  29. Miguel de Cervantes 30. Mario Vargas Llosa 31. Miguel de Unamuno 32. Federico García Lorca 33. Pedro Calderón de la Barca 34. Lope de Vega 35. Leo Tolstoy 36. Fyodor Dostoyevsky 37. Vladimir Vladimirovich Nabokov 38. Maxim Gorky 39. Vladimir Mayakovsky 40. Sergei Yesenin 41. Ernest Hemingway 42. William Faulkner 43. Mark Twain 44. Edgar Allan Poe 45. John Steinbeck 46. Tennessee Williams 47. Henry Miller 48. Harper Lee 49. John Updike 50. Walt Whitman 51. Norman Mailer 52. Arthur Miller 53. Emily Dickinson 54. Isaac Asimov 55. Jack London
… (also, you can draw some other BIG writers)
PLUS:
Ivo Andrić (Yugoslavia, Nobel Prize)
Ivo Andrić’s photos (below): http://www.nosorog.rs.sr/diff/diff2.html
Branko Ćopić (Yugoslavia)
Branko Ćopić’s photos (below): http://www.nosorog.rs.sr/diff/diff2.html
************
Plus: FREE choice, not included for Prizes (only for Exhibition):
Goran Kljajić (Republika Srpska)
Goran Kljajić’s photos (down): 
http://www.nosorog.rs.sr/diff/diff2.html
11. EXHIBITION
The exhibition will take place in the galery of the National Library of Republika Srpska, city Banja Luka
12 - IMPORTANT NOTE: In the event that the State, from which the awarded artist is, under international sanctions, the organizer is not liable if it can not deliver the prize!
13 – IMPORTANT NOTE – 2: The Organizer of this Cartoon Competition has permanent troubles to deliver diploma or money-prize, if winner is from Iran! The Organizer is not responsible for that.
14. Note: Sender must be author of caricatures!
14. Jury members:
Mrs. Irina Iosip, painter, cartoonist and Editor of "Salt and Pepper" magazine - Romania
Mrs. Jasmina Bukva, satiric writer - Serbia
Mr. Aleksandar Blatnik, painter, cartoonist - Serbia
Mr. Milenko Kosanovich, cartoonist - Serbia
Mr. Milenko Mihajlovich, painter, cartoonist - Serbia
Mr. Miladin Berich, writer, Editor, Serbs Republic /BA
Mr. Goran Kljajich, writer, Chief Editor of “Nosorog” ("Rhinoceros"), Republika Srpska

We wish good art-work and successful participation to everyone.
International magazine for satire, cartoon and caricature “Nosorog” (“Rhinocervs”)
City Banja Luka
Republika Srpska
Balkan, Europe
www.nosorog.rs.sr
http://www.nosorog.rs.sr/diff/diff2.html
http://nosorog-rhinocervs.weebly.com/ 

INTERNATIONAL CARTOON FESTIVAL Františkovy Lázně,

INTERNATIONAL CARTOON FESTIVAL 
The town of Františkovy Lázně, in cooperation with the Czech Cartoonist and Humorist Club, cordially invites you to the 1st International Cartoon Festival with the presentation of the "CARTOONIST OF THE YEAR 2016" awards. 
Date: 11 - 16 July 2016. 
An open-air cartoon exhibition will take place at the open space of the Národní třída street and the colonnade in Františkovy Lázně. 
On Saturday, 16 July 2016 
supporting programme: workshops, meetings with cartoonists - discussions, caricature drawing, drawing into autograph books etc., musical performances and other cultural events, a craft fair and a Gala Evening at the colonnade at the Francis' spring with the presentation of the awards. 
Awards will be presented in the following categories: 
CARTOONIST OF THE YEAR 2016 - chosen by an expert committee. 
CARTOONIST OF THE YEAR - READERS' CHOICE - the best cartoon selected by the public. Based on a poll that will take place during the whole exhibit + on Facebook and in media focusing on cartoons. All votes of readers and visitors will be entered into a prize draw. 
CARTOONIST OF THE YEAR / The Biggest Gainer – an award for the best amateur cartoon (selected by an expert committee) – cartoons by cartoonists from Schools of Art, home amateur drawers etc. 
Conditions of participation for all authors: 
To send 10 cartoons – but don't send them just yet.
We will invite you to do so in time and will supply the necessary instructions. The cartoons will be sent electronically to the CHC's e-mail. You don't have to print anything and send it by mail. We will print and install your cartoons for you. 
Accommodation during the festival: 
We have arranged for free-of-charge accommodation for you. We know it is difficult to plan right now on what you will be doing in July 2016. However, we have to present a rooming list to the hoteliers of all hotels and spa hotels in Františkovy Lázně, who have chosen to support our festival, as soon as of December 2015. 
They will support us by accommodating all attending cartoonists free of charge. It does not matter for how long you will come, be it 5 days or just one. They already need to know this December, however, since they cannot guarantee sufficient availability otherwise. The hotels have a lot of bookings more than 6 months in advance. If you do not register for the accommodation in advance, we cannot guarantee that there will be sufficient rooms available to accommodate you - and if there will be, we cannot promise it will be free of charge!!! 
If you decide to come for the festival, please plan it particularly for Saturday, 16 July 2016, as the presentation of the Cartoonist of the Year award will take place on this date.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?