Monday, October 19, 2015

AmadoraCARTOON 2015 inaugura dia 24 de Outubro pelas 16h na Galeria Municipal Artur Bual

AmadoraCARTOON 2015
Traços de fantasia e irreverencia

            Este ano, em que o argumento central do AmadoraBD é a criança e, na dificuldade de corresponder taxativamente à temática, já que não há cartoonismo para crianças e raros são os heróis infantis cartoonísticos (excepção para o já desaparecido “Handala” de Naji Al Ali, ou heróis de tiras e BDs de imprensa), o AmadoraCARTOON partiu dessas características tão intrínsecas à criança: a fantasia e irreverência, e procurou homenagear artistas com visões mais oníricas no imaginário do real.
            Nesta sociedade de comunicação global, onde a aparência é uma rainha a nadar no dilúvio das imagens, temos cada vez mais dificuldade de percecionar onde está a fronteira da realidade e a da manipulação, da vivência e da fantasia, do total e do parcial. Nas margens de cada foto-reportagem, ilustração, “selfie”, caricatura, de cada “post” nas redes sociais, há muito mais histórias para contar do que a que está sugerida, há mais mundos para além do simples olhar.
            Esta duplicidade no campo da visão e do pensamento, sempre foi a arma técnica do criador humorista que em alegoria, paródia, contraste ou incongruência esboça um olhar alternativo para construir “o” mundo, na desconstrução das realidades. É o humor, é a irreverencia da abordagem do olhar que traz a riqueza desse estilo artístico que comumente se chama humor gráfico.
            Com o pensamento na fantasia / irreverência e no âmbito das possibilidades, tentámos selecionar três estilos diferentes da imagem humorística, os quais nos dariam uma panorâmica de como a irreverencia visual podem fantasiar a criatividade em ironia e simplicidade. O género menos tradicional nestas andanças é a fotografia, contudo o artista convidado, à última da hora rejeitou o convite.
            Assim o homenageado internacional com este Prémio por carreira, o AmadoraCARTOON é o asturiano Fernando Ruibal Piai que tendo começado a dar nas vistas como caricaturista (com múltiplos prémios nos Salões de Caricatura de Vila Real e Ourense), tem navegado pela BD e pela ilustração infantil. Possuidor de um traço muito pessoal, o seu universo gráfico está embutido daquela fantasia irónica que navega pelo onírico cinematográfico, musical e vivencial que não nos deixa indiferentes, encantando o público dos “7 aos 77” anos.
            Por outro lado não há maior irreverencia estética que a caricatura pelos seus exageros e ousadias. Homenageamos assim, este ano, um artista que se tem imposto a nível nacional e internacional pelo pleno domínio técnico da arte do desenho, da fantasia caricatural, da irreverência do traço desconstruído dos fácies, o português Rui Duarte.
Osvaldo Macedo de Sousa
(Comissário do AmadoraCARTOON)


Fernando RUIBAL Piai
Natural de Mourente - Pontevedra (31/12/1969).
Ilustrador, caricaturista, debuxante de BD e deseñador gráfico.
Estudos de deseño, ilustración e serigrafía na Escuela de Artes Gráficas y Oficios Artísticos de Oviedo, Asturias. Gañador de diversos prémios en concursos de caricatura e BD, coma o premio à mellor colección no Concurso Galego de Caricaturistas Noveis (Ourense, 1994); o segundo premio no I Salão Galaico Português de Retrato Caricatural (Coimbra, 1994); premio Paraísos Terreais, organizado polo Correo Galego, como mellor debuxante e caricaturista, en 1996; o Premio Ourense de Banda Deseñada, en 1997, 2º Prémio no I Salão Luso-Galaico de Caricatura de Vila Real – 1997, 3º Prémio no II SLGC-Vila Real 1998…
Colaborador de diferentes medios de comunicación: Diario de Pontevedra, A Nosa Terra, O Correo Galego, TVG (Televisión de Galicia)… Colaborador con diferentes revistas e fanzines: BD Banda, Retranca, revista O Botafumeiro, Ensueños…
Ilustración divulgativa para organizacións coma o CSIC, o Instituto de Investigacións Mariñas ou Oceanógrafos de Galicia. Este ano é homenageado com o Prémio “AmadoraCARTOON/15”



RUI DUARTE
Natural de Lisboa (3/7/1977) é ilustrador freelancer na área da caricatura, ilustração, concepção de personagens e banda desenhada. Colabora com agências de publicidade e de eventos (mais de 200 eventos de caricatura e ilustração de painéis em tempo real) e os principais clientes têm sido a Mercedes, TVI, Novartis, CTT, Vodafone, TMN, Ford, RayBan, Expofarma, Credibom, BPI, Martini, etc…
Realizou ilustrações para manuais escolares e álbum “Portal do Tempo”, assim como  caricaturas, para merchandizing do Futebol Club do Porto. Ilustrador da revista “Turinver”, é o caricaturista residente do programa “Para algo completamente indiferente” da SIC Radical (com Cesar Mourão – 2 temporadas – 23 episódios).
A sua actividade não se tem restringido a Portugal, vendendo trabalhos para o Brasil, Angola, Áustria, Alemanha, França, Holanda e Itália.
Com obra reconhecida não apenas pelo público, já foi galardoado com os seguintes prémios: Prémio Juventude Fund. Marquês de Pombal do XVIII Salão Nacional Humor de Imprensa – Oeiras 2004, 1º Prémio - Mascote da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, 1º Prémio “Melhor Portfólio” Gerona – Espanha 2011, 1º Prémio “Melhor obra realizada em estúdio” Gerona – Espanha 2011, 2º Prémio “Melhor trabalho em carvão” Gerona – Espanha 2011, “Prémio Especial “Humorgrafe” III Bienal de Humor Lu’iz d’Oliveira Guimarães – Penela 2012, 3º Prémio XV Salão Luso-Galaico de Caricatura – Douro 2013, 1º Prémio “Melhor trabalho a preto e branco” Eindhoven – Holanda 2013, 1º Prémio “Melhor trabalho digital” Eindhoven – Holanda 2013, 2º Prémio “Melhor portfólio” Eindhoven – Holanda 2013, 1º Prémio “Melhor Portfólio” Frankfurt – Alemanha 2015, 1º Prémio “Melhor trabalho likeness” Frankfurt – Alemanha 2015, 2º Prémio “Melhor trabalho a preto e branco” Frankfurt – Alemanha 2015.
Em 2014 foi convidado a participar como elemento do júri dos Concursos do AmadoraBD. Este ano é homenageado com o Prémio “AmadoraCARTOON/15”



Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?