Tuesday, April 22, 2008

Historia da Caricatura de Imprensa em Portugal (Parte 24)

Por: Osvaldo Macedo de Sousa
1880
Em 1880 surge a cor na imprensa humorística, ou mais concretamente no "António Maria". É verdade que uma das edições da 3ª folha de ''A Berlinda", de 1870 (o Mapa da Europa) foi a cores, mas em continuidade inicia-se em 1880.
E nesta introdução, do novo ano, Raphael Bordallo reafirma o seu ideário satírico, ou seja «o nosso programa mantém-se inalterável. Piparotes nas instituições, cartuchos de pós nos poderes constitucionais, mascarrando com cortiça queimada - todas as vezes que se oferecer ensejo - os altos poderes do estado.»
«Registaremos todas as promessas, seremos surdos a todas as sugestões. Passaremos por pé do sr. Fontes, como cão por vinha vindimada. Nenhumas promessas, por mais fagueiras que sejam, nos levarão a ir tomar o chá ideal e quotidiano do nobre sr. duque de Bolama. Por mais diligencias que o sr. Braamcamp empregue, nunca conseguirá meter-nos na alfandega do consumo, rejeitando o próprio cargo de arcebispo de Metylene se o sr. ministro da justiça, para nos calar, nos remetter a casa a mitra respectiva. »
«Todas as quintas feiras, à tardinha, daremos alguns beliscões, amigáveis nos costumes públicos. Em o leitor se achando descontente connosco tenha a bondade de avisar a fim de marcharmos para o exílio.»
«Organizaremos uma mascarada política perpétua, para entretenimento dos cavalheiros, visto ser esse o seu passatempo mais aprazível. Às senhoras ofereceremos as noites de theatro com todos os arrebatamentos dos tenores, todos os prestígios das primas donas, todas as seducções das luzes harmonia e das flores.»
Neste ano, o "António Maria" reforça a sua intervenção, integrando de quando em vez uma colecção de litografias, que terão como nome global, o «Álbum das Glórias: Homens d' Estado, poetas, jornalistas, dramaturgos, actores, políticos, pintores, médicos, industriais, typos das salas, typos das ruas, instituições, etc» começando logo com as duas principais figuras da política, o Líder Progressista Anselmo Braamcamp (no momento Presidente do Conselho), seguido do Líder dos Regeneradores António Maria Fontes Pereira de Melo...
Através desta selecção de figuras se marca o final deste século, numa síntese gráfica e literária das personalidades que eram a 'Glória' do país. Se o António Maria retratava a vida, o "Álbum" imortalizou em pose caricatural os actores da vida portuguesa.
Os textos, que acompanhavam no verso a imagem, serão entregues ao Rialto e Ribaixo, pseudónimos de Guilherme d' Azevedo e Ramalho Ortigão, respectivamente. Neste ano de 1880 saíram 14 litografias, seguidas por 9 em 81, 12 em 1882, e uma em 1883, encerrando dessa forma o primeiro grupo, que deu o primeiro Volume do Álbum com 36 figuras. O segundo volume nunca saiu encadernado, tendo porém sido publicadas mais três litografias em Janeiro de 1885, e outras três em 1902.
Com este trabalho, Raphael criou o complexo da caricatura nos meios políticos. Se João Chagas dirá que um Homem não é verdadeiramente importante, se sobre ele não contarem pelo menos umas cinco ou seis anedotas, sobre ele, Raphael impôs que alguém só era importante na política, no teatro, na vida se conseguisse chamar a atenção dos caricaturistas, e dessa forma entrar no grupo das Glórias nacionais.
No âmbito da intervenção satírica, um caso dominou por largo tempo a atenção dos caricaturistas, e do público - as Comemorações do Tricentenário de Camões. Todos vão procurar ganhar com a recuperação deste símbolo nacional, acabando pelos Republicanos por conseguir melhor utilização para a sua luta.
Quando as forças se diluem, quando a criatividade é substituída pelos sonhos, os mitos têm que ser inventados, fomentados. Um mito não é um herói, já que este ainda está vivo e pode rebelar-se contra as forças que o sustentam. O mito é algo já morto, que se procura colar, moldar numa imagem conveniente, revivendo pela lenda, pela história, vendo-se através de um nevoeiro, o que não existe.
Em 1880, a tentativa de despertar um hipotético orgulho nacional, mitificou-se em Camões. A 'feliz' coincidência da celebração do Tricentenário, com a pseudo derrocada do 'Império', fez despoletar esse mecanismo substituitório.
Antes do mais era necessário enterrar condignamente o poeta, mas como satiriza]. M. Navarro «São Pedro convence-se de que descobrir o verdadeiro crânio de Camões é mais difícil do que encontrar agulha em palheiro». Por seu lado Raphael, no desenho dos "Sapateiros a bater sola", satiriza a opção governamental de transladar não um, mas vários esqueletos para os Jerónimos, na esperança que pelo menos um seja do poeta. Não havia um corpo, mas havia uma obra - «O Zé Povinho chega quase a convencer-se de que Os Lusíadas deve ser uma coisa talvez um pouco superior à Carta Constitucional» (in António Maria 10/6/80). Camões servirá também de alento, contra as investidas das outras potências europeias contra as nossas colónias, quando os ingleses resolveram confundir protecção com colonização: «- V. Exa atenda que - diz Braamcamp a John Bull- dar à Inglaterra Lourenço Marques, segundo a opinião da maioria, é o mesmo que tirar-nos um olho... »
«- É exactamente o que eu quero - retorque John Bull- Fica uma nacionalidade à Camões» (in Ant. Maria 10/6/80)
Camões torna-se então num grito de indignação contra um governo impotente, e o Partido Republicano fomentará a identificação Camões/Nacionalidade, Camões/Portugal de cabeça levantada, Camões/Liberdade, no intuito de derrubar um regime caduco e vendido pelos tratados e empréstimos.
Em relação aos jornais humorísticos, para além da continuação de 'O Sorvete' surgem e desaparecem no norte ‘O Penacho', o "Porto Cómico" (trabalhos assinados por Ignotus) e o "Zé Povinho" (como se pode ver, a iconografia do povo português criado por Raphael foi desde logo assumida como um património nacional), e o "Diário de Notícias Ilustrado" de Ponta Delgada. Destes quatro jornais os que se destacam é "O Penacho", não pela positiva, antes pela abismal falta de escrúpulos dos seus autores, decalcando (mal) os desenhos de Raphael, e assinando-os Jacinto M. Navarro como deles. São más cópias, são o anti-jornalismo assumido; e o "Diário de Notícias Ilustrado" de Ponta Delgada como primeiro jornal insular com humor, apesar de se dedicar mais a histórias narrativas que a caricaturas políticas.
Uma das razões da falência breve destes jornais, como já referi, é normalmente a falta de qualidade, já que verificamos que os melhores conseguem sobreviver, pelo menos vários anos. Contudo o interesse/desinteresse do público, para além do factor qualidade não deixa de ser importante é naturalmente outro factor, e complicado em Portugal, porque como satiriza o refere Sebastião Sanhudo (in "O Sorvete" de 25/4/1880) é necessário saber agradar a gregos e troianos - «Gosto do público pelos jornais satyricos: Quando insere caricatura ou artigo sem alusão pessoal: - Hum !... Hoje não tem graça! ... Isto está aqui, está a cahir! Bem podem tratar d' outro oficio que este não rende... Quando insere caricatura e artigos alusivos ao vizinho: - Isto sim! Isto é um jornal com pilhéria! Este rapaz tem habilidade! Gosto muito d' este jornal porque tem muita graça e não ofende!... Quando insere caricatura ou artigo alusivo a si:- Irra !!! Parece incrível que as leis d' este país consintam que se publiquem papeis d' esta ordem!!! Não haverá um polícia que prenda estes senhores que se divertem à custo do cidadão honrado e inofensivo? !!! Irra !!!»
A captação dos públicos fazia-se também pelas opções políticas da redacção. Se o mais fácil era ser contra, criti­cando à esquerda e à direita, os monárquicos e os republicanos, o certo é que a maioria era de tendência pró-republicano, visto ser a tendência da maioria intelectual e letrada do país, sector social que compra este tipo de jornais, não impediu de haver jornais declaradamente monárquicos, que não se coibiam de satirizar e criticar o regime. A diferença estava nos matizes de ironia e sátira.

Monday, April 21, 2008

VEREDICTO DEL JURADO CONCURSO INTERNACIONAL DE HUMOR GRÁFICO Y CARICATURA CIUDAD DE BOGOTÁ

El jurado del PRIMER CONCURSO INTERNACIONAL DE HUMOR GRÁFICO Y CARICATURA "CIUDAD DE BOGOTÁ, ha decidido declarar como ganador del Primer premio en la categoría PROFESIONALES con un valor de US 1000, el trabajo del irani SAEED SADEGHI.
El segundo premio de esta categoría, por un valor de US 800, ha sido obtenido por la caricaturista colombiana radicada en España ELENA OSPINA con su obra "ROMPECABEZAS".
Se han otorgado cuatro menciones:
La Primera mención de honor se ha otorgado a la obra del caricaturista colombiano RAÚL FERNANDO ZULETA titulada "SOPAS CAMPBELL'S"
La Segunda mención de honor se ha otorgado a la obra del caricaturista ARGÓN titulada "EL PRODUCTO INTERNO BRUTO"
La Tercera mención de honor se ha otorgado a la obra del caricaturista venezolano OSCAR ROJAS titulada "VENEZUELA: EMPRESARIOS ESPECULADORES"
La Cuarta mención de honor se ha otorgado a la obra del caricaturista bulgaro RUMEN DRAGOSTINOV titulada "CHILDREN".
En la categoría AFICIONADOS se ha otorgado el Primer premio consistente en US 500 en materiales de dibujo, al caricaturista colombiano YUDIR STERLING GUEVARA con la obra REFLEJOS DE LA GUERRA. El Segundo premio de esta categoría consistente en US 400 en materiales de dibujo, se ha otorgado al caricaturista colombiano GUAICO con la obra EL GUERNIKA.
En la categoria NIÑOS la participación fué minoritaria pero muy significativa y por esa razón el jurado ha decidido otorgar BECAS para cursos en la Escuela Nacional de Caricatura para todos los niños participantes y sus obras se exhibirán en la próxima Feria Internacional del Libro de BVogotá entre el 23 de abril y el 5 de mayo.

En total, han sido escogidas 50 obras que se exhibiran de todas la categorías que se exhibirán en el Pabellón del Diseño y la Caricatura en dicho evento.
FELICITACIONES A LOS GANADORES !!!

ENGLISH VERSION
The jury of the FIRST INTERNATIONAL CARICATURE AND CARTOON CONTEST CIUDAD DE BOGOTÁ, has decided to declare the winner of the first prize in the Professional category with a value of US 1000, the work of Iranian SAEED SADEGHI.
The second prize in this category, a value of US 800, was won by Colombian cartoonist based in Spain ELENA OSPINA with his work "PUZZLES."
Special mentions
The First honourable mention was given to the work of cartoonist Colombian RAÚL FERNANDO ZULETA "SOPAS CAMPBELL'S"
The Second honourable mention was given to the work of cartoonist ARGÓN entitled "THE GROSS DOMESTIC PRODUCT"
The Third honourable mention was given to the work of cartoonist Venezuelan OSCAR ROJAS entitled "VENEZUELA: ENTREPRENEURS ESPECULADORES"
The Fourth honourable mention was given to the work of cartoonist Bulgarian RUMEN DRAGOSTINOV "CHILDREN."
In the category AMATEUR was awarded the First Prize consisting of US 500 in materials design, the Colombian cartoonist YUDIR STERLING GUEVARA with the work REFLEJOS OF WAR.
The Second prize in this category consisting of US 400 in materials of drawing, has been awarded to Colombian cartoonist GUAICO THE GUERNIKA with the work.
Second Prize: In the category CHILDREN minority participation was very significant and therefore the jury had decided to grant SCHOLARSHIPS courses at the National School of Cartoon for all participating children and their works will be displayed at the upcoming International Book Fair between BVogotá April 23 and May 5.
In total, 50 works have been chosen to be displayed in all the categories that will be shown at the Pavilion of Design and Caricature in the event.
CONGRATULATIONS TO THE WINNERS!

In Memoriam |Semiramis Aydınlık (1930-2008)

Recebi agora a triste noticia que a cartoonista turca Semiramis morreu no dia 2 de Abril. Para alem de ser uma triste perda para o mundo do humor, no qual as mulheres ainda tem de lutar com muito sacrificio para se imporem, perco uma amiga. Sempre prestavel para participar em iniciativas minhas, convivi optimos momentos quando a WittyWorld se reuniu em Istambul. Aqui registo a minha mágoa com esta singela homenagem à sua arte.


Aydinlik, SemiramisBIRTH: Kirsehir, Turkey April 26, 1930 STUDY: Pharmacy, University of Istanbul 1951 WORK: Scientist, Section Head of Fertility Control, Schering AG-Berlin 1963- SPECIALTY: Caricature; Political/Social MEMBERSHIPS: Member of Trade Union of Media and Literature PUBLICATIONS/SYNDICATED FEATURES: Zitty Magazine (Germany); Handelsblatt (Germany); Selecta (Germany); Tageszeitung (Germany); Cumhuriyet; Akbaba (Turkey); Dolmus (Turkey); Carsaf AWARDS: Citation, Yomiuri Shimbun 1986; 4th Award, Handelsblatt Wettbewerb 1986; Honorable Mention, Yomiuri Shimbun 1987; Cagdas Gazeteciler, Dernegi (Istanbul) 1987
CARTOONS IN PUBLIC COLLECTIONS: Cartoon-Museum, Istanbul
ONE-MAN SHOWS: 4 exhibitions in Berlin 1980-90; München 1983 GROUP SHOWS: Zitty Cartoonists Exhibition 1991
OTHER PROF. ACTIVITIES/ACHIEVEMENTS: Translations from German and English into Turkish; "Surname" by Aziz Nesin - translation from Turkish into German; Literature: An unpublished novel on Old Istanbul - Short Stories

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