Friday, March 27, 2015

Vladimir Kazanevsky - Exhibition in National Museum of Kiev

Personal exhibition of paintings and graphics by Ukrainian artist Vladimir Kazanevsky will open from 1st till 12th of April 2015 in National museum named Taras Shevchenko (address: Taras Shevchenko Ave., 12, Kiev city, Ukraine).

Thursday, March 26, 2015

Exposição Cartoon - Liberdade - Na Atmosfera M a partir de 1 de Abril (Selecção de trabalhos da IV Bienal de Humor Luiz d'Oliveira Guimarães - Penela

Para comemorar Abril uma selecção de trabalhos concorrentes à IV Bienal de Humor Luiz d'Oliveira Guimarães - Penela 2014, com o tema Liberdade vai ser exposta na Atmosfera M (Montepio- Rua Castilho nº5 - Junto à Sociedade Nacional de Belas Artes / Cinemateca de Lisboa).
Esta mostra esteve para se realizar na Assembleia da República mas, depois de aceitarem a proposta arredaram pé. Primeiro queriam fazer eles uma selecção dos desenhos. Não era CENSURA apenas uma questão de ser uma casa com muitas susceptibilidades. Depois afinal não era por questão de censura mas por questões logísticas, ou seja logisticamente a Liberdade Humorística, a Liberdade de Expressão parece não ter espaço logístico nos corredores (chamados Passos perdidos - quando se deveria chamar politicas perdidas) cheios de jogos do "politicamente correcto".
Assim quem quiser visitar, ou participar numa pequena tertúlia sobre o cartoonismo e a Liberdade pode aparecer no próximo dia 1 pelas 18h na Atmosfera M onde vão estar presente, pelo menos, os cartoonistas Bandeira, Henrique e Vasco Gargalo.

Evento Marc'Aurelio - 29 de Março /17h - Cinema S. Jorge no 8 1/2 - Festa do Cinema Italiano

Dia 29 de Março, pelas 17h no Cinema S. Jorge de Lisboa (Sala Montepio) vai-se falar de cartoonismo e cinema.
Por ocasião da antestreia do último filme de Ettore Scola, "Che strano chiamarsi Federico", o 8 - 1/2 organiza um encontro sobre a sátira e o cartoonismo em Itália e Portugal durante os anos 30 a 50. Fabiana de Bellis, historiadora e neta do fundador do "Marc'Aurélio" (onde Federico Felli, Ettore Scola... iniciaram a sua vida profissional como cartoonistas antes de enveredarem pelo cinema) e Osvaldo Macedo de Sousa, historiador do cartoonismo em Portugal vãoapresentar imagens e conteudos das revistas satíricas "Marc'Aurélio" / "Sempre Fixe" e conversar em torno do humorismo gráfico e cinematográfico.
Segue-se pelas 19h30 a projecção do filme


Sunday, March 22, 2015

169º Aniversário de Rafael Bordalo Pinheiro comemorado no Museu Bordalo Pinheiro de Lisboa

Ontem, mais uma vez, o Museu Bordalo Pinheiro  comemorou o aniversário do Mestre.

Desta vez com uma tertulia com a Professora Filipa Antunes e o desenhador Penim Loureiro sobre o desenho e a obra Bordaliana. 

Neste momento a Sala de Exposições temporárias tem patenet a exposição "Vivinha a Saltar! As varinas na obre de Bordalo".
 Mas a festa não ficou apenas pela conversa. Foi apresentada mais uma iniciativa empresarial, uma irreverencia cervejeira das Caldas da Rainha que em breve vai lançar no mercado uma cerveja artesanal com o rotulo Cerveja "Bordalo" ( www.cervejabordallo.pt ). Provei uma das variedades - Zé, e é magnifica. Diferente, mais encorpada, maltada. Espero bem que este novo projecto tenha sucesso e divulgue mais o nome de Bordalo
Para acompanhar a cerveja o Cachorro Vadio associou-se à festa.


Mas claro que neste festa de humores e irreverencias não podia faltar o Zé Povinho para cantar os parabéns ao seu criador.

Cerveja Bordallo
Like


This page is powered by Blogger. Isn't yours?