Thursday, October 09, 2008

Fatwa contra Mickey Mouse


Por Teutatis, estes muçulmanos sou loucos.

Não basta oas fundamentalistas andarem a suicidarem-se para ganharam as tais mil virgens que a falsa publicidade lhes promete (o problema é que levam muitos mais com eles que não querem ir para o Paraiso, preferiam ficar na terra); não basta quererem impor nas nossas terras os seus costumes, não nos respeitando, já que quando lá vamos somos obrigados a respeitar os costumes deles... como de tempos a tempos enviam umas Fatwas contra quem não pensa como eles.

O mais ridiculo é que chegam ao grotesco de lançarenm fatwas caricaturais. Sei que a vida deve ser um sorriso, mas para isso já temos os politicos que, apesar de nos torturarem e fazerem a vida negra com suas opções politicamente proveitosas para quem se governa, nos divertem com as suas actuações grotescas. Agora serem tambem os homens da igreja a serem mais grotescos que qualqur caricaturista, isso já é tentativa de roubo, é querer tirar o pão de cada dia aos humoristas. Pois aconteceu que o sr. Mohammed Al-Munjid a lançar uma fatwa com o Mickey Mouse. Sim não é brincadeira. Ele, um sirio a viver na Arábia Saudita, mas com poderes de comunicar isto pela televisão, dia que o Mickey Mouse deve morrer, tal como devem morrer todos os ratos., porque é um soldado de satanás.

Claro que este gesto vai contra a tradição muçulmana que desde sempre usou as alegorias animais para as suas fabulas ( tal como a recolha Kalila wa Dimna de Ibn Al-Mouqaffa), mas este senhor, como todos os fundamentalistas não conhece a cultura do seu povo, e muitomenos a sua propria religião, o Islão. Esta é pois uma fatwa de morrer a rir.


Wednesday, October 08, 2008

Noticia sobre a criação da FECO PORTUGAL no jornal Público de 8/10/2008

Feco Portugal
Primeira associação portuguesa de cartonistas criada para defender profissionais do ramo
07.10.2008 - 15h13
Luís Lima

A Feco Portugal, primeira associação de cartonistas portugueses, foi oficializada na última sexta-feira para defender os profissionais do ramo, numa altura em que “os dias não vão ser famosos para a classe e a imprensa começa a prescindir dos cartoons”, disse ao PÚBLICO Zé Oliveira, presidente da organização.
A associação conta já com a adesão de 22 profissionais do sector e, segundo Zé Oliveira (nome profissional), tem por objectivo “dignificar a classe” e “reforçar os laços entre os profissionais da área, para que ela fique mais consolidada”.
“É gente solitária, que não conhece os outros... Nós queremos também combater a solidão”, referiu o humorista e jornalista.
A Feco Portugal pretende igualmente reivindicar, junto das classes dirigentes, “uma paridade entre os cartonistas portugueses e os cartonistas estrangeiros, no que concerne à sua presença em jornais, em comparação com aquilo que acontece com a música portuguesa e estrangeira nas rádios”, disse a mesma fonte.
“Queremos sensibilizar os grupos parlamentares para essa situação”, continuou.
Outra batalha da associação de cartonistas será a de incluir, nos planos curriculares das licenciaturas de jornalismo, conhecimentos que permitam a um profissional da comunicação social “distinguir entre um cartoon e uma caricatura, um cartoon e uma ilustração e por aí fora”.
“Não para aprenderem a desenhar, mas para poderem administrar desenhos”, reforçou Zé Oliveira.
A Feco Portugal pretende associar-se em breve à Feco internacional (Federation of Cartoonists' Organisations), organização com mais de dois mil desenhadores associados em cerca de três dezenas de países, presidida pela cartonista Marlene Pohle, que, de acordo com Zé Oliveira, já manifestou interesse em integrar a nova associação portuguesa na federação internacional.
A organização em Portugal “promete iniciativas de promoção da arte do cartoon e caricatura, para que os profissionais do riso sejam levados a sério” e está já a reunir mais associados.
Segundo Zé Oliveira, os 22 actuais membros trabalham em diferentes publicações, não só de âmbito nacional mas também regional, desde “diários nacionais de referência até periódicos de proximidade”.
A Feco Portugal pretende congregar os autores de caricatura, cartoon, banda desenhada, ilustração e cinema de animação, e deverá ser apresentada nos primeiros meses de 2009, provavelmente no distrito de Leiria.

Monday, October 06, 2008

FECOPortugal

Finalmente foi constituida oficialmente a FecoPortugal. É um projecto que eu aplaudo, pena é que não tenha mais adesões de artistas gráficos portugueses. Fui abordado muitas vezes, no passado, pela Feco internacional para criar e dirigir uma Feco em Portugal, contudo eu não sou artista, sou apenas um historiador, um produtor, e considero que quem deve estar nesta associação são os artistas e não os que não sabem desenhar e por isso fazem o resto. Da mesma forma que considero que um Salão, um concurso nunca deveria ser dirigida por um artista, para se evitar o aproveitamento pessoal nestas iniciativas, tambem acho que um produtor, um investigador não deve estar, e muito menos dirigir uma associação de classe. Quanto muito deve-se criar um estatuto de associados, de colaboradores, e desde já me declaro um parceiro, um colaborador para tudo o que a FECOPortugal desejar de mim. Se me aceitarem como elemento associado, terei muito gosto, mas nunca como membro com direito a voto, e a cargos directivos.

Na constituição notarial desta associação descreve os seguintes objectivos, assim como descreve a constituição directiva:

Objecto Social da FecoPortugal
Conforme ficou exarado no respectivo auto d constituição,
"A FECO-PORTUGAL - Associação de Cartoonistas, é uma instituição sem fins lucrativos.
Constituem atribuições da FECOPORTUGAL:
a) Promover a arte da Caricatura, Cartoon, Banda Desenhada, Ilustração, Cinema de Animação e expressões plásticas afins;
b) Pugnar pelo reconhecimento, dignidade, prestígio e justa remuneração profissional dos seus autores;
c) Defender os interesses, direitos e prorrogativas dos seus membros;
d) Promover e reforçar a solidariedade entre os seus membros;
e) Fomentar o intercâmbio com organismos congéneres nacionais e estrangeiros;
A actividade da FECOPORTUGAL não se subordina a quaisquer ideologias políticas, religiosas ou outras, actuando com total independência. Serão associados da FECOPORTUGAL os autores de Caricatura, Cartoon, Banda Desenhada, Ilustração e Cinema de Animação que, por direito próprio, estejam devidamente inscritos nesta associação."
.
Por que se chama FECO
.
Chama-se FECO, porque é criada com o objectivo de se filiar na Federação internacional designada FECO - FEderation of cartoonists Organizations, que abrange três dezenas de países.

Quem são os corpos sociais
.
Mesa da Assembleia Geral
Presidente - Onofre Martins Varela
Secretário - Pedro José Bento Alves
Secretário - Rodrigo Daniel Nunes de Matos
.
Direcção
Presidente - José Freire de Oliveira
Tesoureiro - César Manuel Sereno Mateus Évora
Secretário - Mário José Oliveira Teixeira
.
Conselho Fiscal
Presidente - Álvaro José Teixeira Santos
Secretário - Carlos Alberto Antunes Sêco
Vogal - Eduardo José de Jesus Esteves

Festival de Lodz - Polónia

Festa Final na noite de sábado, com musica e concurso de desenhos ao vivo sobre mulheres nuas, as tais heroinas da BD (? )
Moebius, Manara e outros artistas a terem de mostrar as suas habilidades ao vivo
Moebius na exposição passeando
Desenhos de Manara e Moébius
Os desenhos dos mestres que se sugeitaram à prova

This page is powered by Blogger. Isn't yours?