Wednesday, October 08, 2008
Noticia sobre a criação da FECO PORTUGAL no jornal Público de 8/10/2008
Feco Portugal
Primeira associação portuguesa de cartonistas criada para defender profissionais do ramo
07.10.2008 - 15h13
Primeira associação portuguesa de cartonistas criada para defender profissionais do ramo
07.10.2008 - 15h13
Luís Lima
A Feco Portugal, primeira associação de cartonistas portugueses, foi oficializada na última sexta-feira para defender os profissionais do ramo, numa altura em que “os dias não vão ser famosos para a classe e a imprensa começa a prescindir dos cartoons”, disse ao PÚBLICO Zé Oliveira, presidente da organização.
A associação conta já com a adesão de 22 profissionais do sector e, segundo Zé Oliveira (nome profissional), tem por objectivo “dignificar a classe” e “reforçar os laços entre os profissionais da área, para que ela fique mais consolidada”.
“É gente solitária, que não conhece os outros... Nós queremos também combater a solidão”, referiu o humorista e jornalista.
A Feco Portugal pretende igualmente reivindicar, junto das classes dirigentes, “uma paridade entre os cartonistas portugueses e os cartonistas estrangeiros, no que concerne à sua presença em jornais, em comparação com aquilo que acontece com a música portuguesa e estrangeira nas rádios”, disse a mesma fonte.
“Queremos sensibilizar os grupos parlamentares para essa situação”, continuou.
Outra batalha da associação de cartonistas será a de incluir, nos planos curriculares das licenciaturas de jornalismo, conhecimentos que permitam a um profissional da comunicação social “distinguir entre um cartoon e uma caricatura, um cartoon e uma ilustração e por aí fora”.
“Não para aprenderem a desenhar, mas para poderem administrar desenhos”, reforçou Zé Oliveira.
A Feco Portugal pretende associar-se em breve à Feco internacional (Federation of Cartoonists' Organisations), organização com mais de dois mil desenhadores associados em cerca de três dezenas de países, presidida pela cartonista Marlene Pohle, que, de acordo com Zé Oliveira, já manifestou interesse em integrar a nova associação portuguesa na federação internacional.
A organização em Portugal “promete iniciativas de promoção da arte do cartoon e caricatura, para que os profissionais do riso sejam levados a sério” e está já a reunir mais associados.
Segundo Zé Oliveira, os 22 actuais membros trabalham em diferentes publicações, não só de âmbito nacional mas também regional, desde “diários nacionais de referência até periódicos de proximidade”.
A Feco Portugal pretende congregar os autores de caricatura, cartoon, banda desenhada, ilustração e cinema de animação, e deverá ser apresentada nos primeiros meses de 2009, provavelmente no distrito de Leiria.