Monday, July 12, 2021

9th International Salon of Press Cartoons and Satirical Visual Arts Timisoara 2021


 


«Fotografias de André Gomes – Viagem ao mundo da ópera» por Osvaldo Macedo de sousa in «O Dia» de 6/11/1987

    «Imago Operae Vera Mundo Imago» não é uma criação de Virgílio nem tão pouco a fórmula científica de um medicamento, mas o título de uma viagem fotográfica pelo mundo da ópera, a imagem verdadeira desse mundo, porque desmascarada.

            O palco é o universo de todas as ilusões, o reino das aparências e das fantasias; nelo a Ópera – teatro lírico – é a rainha das artes, porque cantada e encantada, porque diviniza o simples mortal, porque… Mas, esse palco é apenas uma pequena parcela do espaço em que o espectáculo se desenvolve; a outra parcela passa-se num mundo a que o público não tem acesso, nem direitos, um mundo que a todos cativa pelo seu mistério e misticismo.

            André Gomes conhece-o bem porque vive nele, na qualidade de cantor / actor e ainda na de espectador vivencial, donde surge o fotógrafo.

            Esta não é a primeira exposição fotográfica deste artista multifacetado, pois já realizou o «Imago Mundi», outra viagem a preto e branco por outros espaços para revelar a sua visão / fascinação por uma Lisboa «extraordinária», Posteriormente foi a experiência Polaroid, em viagem com o cometa Haley, até surgir este novo projecto que, como nos disse, se lhe foi impondo «pela posição privilegiada dentro do teatro. Faço muitas fotografias, não verdadeiramente pela paixão fotográfica, mas por uma necessidade de interpretação, exaltação poética das minhas experiências que se traduzem no âmbito do actor, produtor de vídeo, animador cultural, cantor ou fotografo. Um dia, comecei a olhar para as fotografias que, durante estes últimos anos tenho realizado ao longo dos espectáculos de ópera e descobri que era um projecto cumprido».

            Esse projecto é «uma descida aos infernos, aos bastidores da ópera, para exaltar o seu verdadeiro sentido, como ultimo rito do nosso século. É a procura do sentido oculto da Ópera, para além de uma homenagem, e grande carinho pelas pessoas que aqui trabalham, pelos meus colegas».

            Na verdade, esta exposição não é uma simples amostragem de efeitos visuais, antes um testemunho vivido, amado, conseguido e belo no cair das máscaras, onde estão são a vida. Aí se pode «ver» o espectáculo dentro do espectáculo, «ver» o outro lado do «espelho» desmaqueado, «ver» o mundo operário, operático e operador das visões possíveis do lirismo, numa montagem encenada e cenográfica.

            Para terminar este projecto, já acabado para o artista, apenas falta a coragem de um editor que o prenda ao papel impresso, como um testemunho perdurável. Uma viagem, que entretanto o público não deve perder no «Imafo do Vera Mundo» que é o «Imago Operae» de André Gomes no Espaço Poligrupo / Renascença, Rua Ivens 14 até final de Novembro.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?