Saturday, April 02, 2022

4th international cartoon competition & exhibition, Malaysia 2022


1. Theme:  UNITY

The country's harmony depends on the state of unity among its people that comprises of various races, cultures and religions. However, you are free to creatively interprete its meaning in your cartoon ( Info about  Malaysia please google: malaysian culture and traditions)

2. Cartoons must match the theme

3. A3 size, 300 DPI, 5 MB, Maximum 5

4. Sent via email : rossemcartoon@gmail.com

5. Deadline : 15 July 2022

6. By sending it means that the cartoonist agrees that his work will be used for the promotion, exhibition and  in various forms

7. PRIZES:

First place:               RM1,500.00

Second place:           RM1,300.00

Thirt place:               RM1,000.00

3 consolations

7. Participants will receive a certificate of appreciation and sent by e-mail

8. Thank you for your participation. 

Organize: Balai Kartun Rossem (BKR) in collaboration with the Kelantan  State Government.

 


Friday, April 01, 2022

EXPOSICIÓN «QUINO, MAFALDA Y MUCHO MÁS» EN LA CAPILLA DEL OIDOR DE ALCALÁ DE HENARES

Inauguración 5 DE ABRIL A LAS 10:00H
EN LA CAPILLA DEL OIDOR 
ALCALÁ DE HENARES

(Pl. Rodríguez Marín, 28801 Alcalá de Henares, Madrid)


La exposición permanecerá abierta al público hasta el 8 de mayo.

 


Thursday, March 31, 2022

«HUMORES DO MUNDO, MUNDO DOS HUMORES»-Livro de Osvaldo Macedo de Sousa editado pela Amazon


https://www.amazon.com/dp/B09SNSGVDQ?ref_=pe_3052080_397514860#detailBullets_feature_div

 

Estas crónicas foram escritas entre Janeiro e Maio de 2021 como terapia ocupacional em tempos de confinamento do Covid19. Como eram, inicialmente, para o jornal «Trevim» não deveriam exceder os 3.000 caracteres. Alguns consegui, outros não…. Entretanto têm sido publicadas no site HumorSapiens.

Contactei mais de uma centena de artistas dos cinco continentes, na tentativa de melhor conhecer como vão os humores por esse planeta fora, seja no passado, seja no presente. Infelizmente nem metade me responderam, e alguns, apesar de prometerem enviar as respostas, nunca o fizeram. Por desinteresse? Por desconhecerem a História e do que se passa para além da sua pessoa? Por medo de represálias por darem opiniões pouco favoráveis acerca do seu país?

A Margarida, minha esposa, companheira e revisora dos meus textos, conforme ia lendo, desabafava: «Mas que tristeza! A Humanidade não avança mesmo nada. Quando pensamos que o mundo está melhor, afinal continua sempre a mesma opressão, tristeza…».

Quando idealizei estas crónicas, pensava que iria mergulhar no oceano da História, na alma ancestral dos humores, mas o que acabou por acontecer foi constatar que o tempo, a ciência, a economia, avançam, mas não o ser humano. Foi ouvir as eternas queixas dos irreverentes, foi constatar a eterna luta do Sísifo humorista para que a sociedade atinga o cume do Olimpo dos bons humores, com liberdade de expressão e criatividade, em vez de se manter no Hades das tragédias, prepotências e maus humores do poder.

Mas não foram em vão estas conversas, porque apesar destes meus quarenta anos de demanda pelos meandros dos humores, acabei por aprender muito, não só sobre o mundo, como sobre mim próprio. Primeiro descobri que já não sorrio também, ou tão bem, como deveria. Depois que já nem tudo me faz sorrir. Por outro lado, descobri novas perspectivas, novas visões sobre o cómico e o humor.

Obrigado, humoristas que alegram as nossas vidas, que nos fazem parar nesta correria stressante para ver, pensar, meditar, apreciar a existência, que não nos deixam cair na apatia de uma sociedade conformada, acomodada no politicamente correcta, na demagogia pós-moderna da comunicação social e governamental.


VIII BIENNALE DE L'HUMOUR « LUÍZ D'OLIVEIRA GUIMARÃES » – ESPINHAL/PENELA 2022 Portugal


 organisation : Mairie de Penela / Junta de Freguesia do Espinhal / Maison-Musée Oliveira Guimarães

Une Production : Humorgrafe - Direction Artistique : Osvaldo Macedo de Sousa (humorgrafe.oms@gmail.com)

 

La Biennale où l'humour n'a pas besoin de couleurs, juste d'un sourire, d'une intelligence philosophique et d'une couleur simple et directe – le noir et le blanc et leurs teintes (monochromatiques). Plus important que les prix, c'est d'avoir une voix, d'exprimer votre humour, vos idées irrévérencieuses en communion avec la communauté.

 

1 - Thème : Les animaux, l'homme et la planète

a) L'utilisation des animaux comme satire / L'animal politique qui nous gouverne / Les animaux domestiques dans notre vie / Les animaux et la vie de la planète - Zoomorfismes, anthropomorphismes, ironies, fables, apologistes, maximes graphiques, satires et caricatures du ce qui se passe dans cet univers animal sur la planète terre, qu'ils parlent des «animaux politiques» qu'ils connaissent, des animaux domestiques avec lesquels ils partagent les joies et les peines et les inquiétudes que nous devrions avoir par rapport à l'avenir des « animalitas » , de la mère Gaia, que ce soit dire, de la planète Terre.

b) En tant que sous-groupe, dans le cadre du portrait-charge / Caricature nous privilégierons les caricatures animalières (exagérées et comiques) ou les portraits zoomorphes de personnalités liées à la défense et à l'investigation de la vie animale sur la planète.

2 - Ouvert à tous les graphistes avec humour, professionnels ou amateurs.

3 – Date limite : 15 mai 2022. Ils doivent être envoyés à humourgrafe.oms@gmail.com, humourgrafe@hotmail.com ou humourgrafe_oms@yahoo.com (Si vous ne recevez pas d'accusé de réception, renvoyez à nouveau SFF).

4 - Chaque artiste peut envoyer, par e-mail au format numérique (format A4 300 dpis) jusqu'à 4 oeuvres monochromes (une couleur avec toutes ses teintes - les dessins en 2, 3 ou 4 couleurs ne sont pas acceptés - ouvert à toutes les techniques et à tous les styles tels que caricature, cartoon, dessin humoristique, strip, bande dessinée (récit sur une seule planche)... et ceux-ci doivent être accompagnés d'informations sur le nom, la date de naissance, l'adresse et l'e-mail.

5 - Les œuvres seront jugées par un jury de sélection préalable composé de spécialistes du domaine (sites de dessins animés et directeurs d'autres festivals internationaux) dont le résultat sera ensuite soumis à un jury final composé de représentants de la mairie de Penela ; représentant du conseil paroissial d'Espinhal; représentant de la famille Oliveira Guimarães; par le directeur artistique de la Biennale et un à deux artistes invités, les prix suivants étant décernés :

1er Prix du VIII BHLOG- 2022 (2 000 €)

2ème Prix du VIIIBHLOG- 2022 (1 500 €)

3e Prix du VIII BHLOG- 2022 (1 000 €)

Prix ​​de la Caricature du VIII BHLOG- 2022 (1 200 €)

Le Jury, s'il le souhaite, peut décerner des «Prix spéciaux» (António Oliveira Guimarães, Leonor Oliveira Guimarães, Municipalité de Penela, Conseil Paroissial d'Espinhal et Humorgrafe), à ​​titre honorifique, avec droit à un trophée.

6 - Le Jury a le droit de faire une sélection des meilleures œuvres à exposer dans l'espace disponible et l'édition du catalogue (qui sera envoyé à tous les artistes avec des œuvres reproduites).

7 – L'Organisation informera par email tous les artistes s'ils ont été sélectionnés pour l'exposition et le catalogue, et quels artistes ont été primés. Les œuvres primées contre rémunération sont automatiquement acquises à l'Organisation. Les originaux des œuvres gagnantes doivent être remis à l'Organisation (l'original dans les œuvres informatisées est une impression A4 de haute qualité, signée à la main et numérotée 1/1), car sans cette livraison, le prix monétaire ne sera pas libéré.

8 - Les droits de reproduction sont la propriété de l'Organisation, dès lors qu'il s'agit de la promotion de cette organisation, et discutés avec les auteurs, en cas d'autres utilisations.

9 - Pour plus d'informations, contactez le directeur artistique: Osvaldo Macedo de Sousa (humorgrafe.oms@gmail.com) ou la VIIIe Biennale de l'humour Luíz d'Oliveira Guimarães, Mário Duarte - Secteur de la culture, Mairie de Penela, Praça do Município, 3230-253 Penela - Portugal.

10 - La VIIIe Biennale d'humour Luís d' Oliveira Guimarães - Espinhal/Penela 2022, s'ouvre le 3 septembre au Centre culturel d'Espinhal, bien qu'elle puisse également être exposée dans d'autres lieux.

 

VIII BIENNALE DE L'HUMOUR LUIZ D'OLIVEIRA GUIMARÃES

ESPINHAL / PÉNÉLA 2022  PORTUGAL

 

Nom / Prénom : _________________________________________________________

Prénom: __________________________________________________

Adresse / Adresse : Rue : ___________________________________________________ _________________________________________________________N° _________

Code postal / Code postal : ______________________Ville / Ville : _________________

Pays / Pays : ___________________________________

E-mail: ______________________________________

Téléphone / Téléphone : __________________________

homme           Femme

Travaux: ______________________________________

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Les animaux, l'homme et la planète

 

Nous sommes tous des animaux, malgré que l'animal humain essaie, psychologiquement et philosophiquement, de justifier qu'il est moins animal que le reste de l'animalité, car après tout nous sommes humains !!!!!!

Il est vrai que nous sommes une espèce de primates, "évolués", c'est-à-dire des animaux humains. Tout! Tous, même si, parfois, certains chefs, certaines « ethnies » et « tribus » tentent de présenter les « autres » comme des êtres moins humains, pour justifier leur violence, leurs préjugés mentaux et leur arrogance bestiale.

Fondamentalement, parler d'animalité, c'est parler de nous tous et de notre relation avec le reste de la nature, cet amalgame énergétique qui constitue la mère Gaïa, qui habite cette planète. Aujourd'hui, nous essayons bêtement et par ignorance de nous éloigner de notre animalité intérieure, cette énergie que les peuples ancestraux, les chamans invoquaient pour parler avec l'univers. Cette reconnaissance de l'animal en nous signifiait que, par exemple, lorsque nous avions besoin de tuer pour nous nourrir, nous savions demander pardon et dialoguer avec les autres afin de communier avec leurs énergies et de nous maintenir en bonne santé, corps et âme, comme ainsi que le maintien sont l'ensemble de l'écosystème. Or, en plus de tuer juste pour le plaisir, un sens destructeur et violent, nous finissons par être une espèce en voie de disparition, car nous sommes devenus égoïstes, solitaires et supérieurs, sans se soucier des biocénoses terrestres, tourmentés plus par l'économie immédiate que par la survie dans l'avenir de la planète et de l'humanité.

La réalité vivante est que nous nous comprenons à peine et que nous connaissons à peine la vie sur Terre. Nous sommes plus intéressés à chercher de nouveaux mondes, d'autres planètes, d'autres systèmes… plutôt que de trouver des solutions locales plus réalistes. Comment quelqu'un peut-il trouver un avenir s'il peut à peine voir, s'il connaît à peine sa planète et les animaux qui partagent le même espace ? Regarder les animaux, c'est prendre conscience de ce que nous nous faisons. Pour chacun qui s'éteint, une partie de nous s'éteint, comme un lien inséparable avec Gaïa, lié à la nature, à la planète, dans un suicide lent et inconscient.

Luíz d'Oliveira Guimarães, ainsi que toute sa famille, était un amoureux des animaux. Comme il l'avouera lui-même, « j'ai un diplôme qui me plaît beaucoup : celui de membre honoraire de la Ligue de protection des animaux. J'adore les animaux. Ils sont ma chose préférée dans la vie. Tout au long de sa vie, il finira par héberger plusieurs compagnons chez lui, tant dans sa «Quinta do Castelo» à Espinhal, que dans sa résidence à Lisbonne. D'un âne qu'on lui a offert quand il avait huit ans, à un perroquet, un coq dressé, qui marchait sur un fil, et des chats - en plus de Zizi, de Coco, Reineta et Facada, Turin qui a même mangé au table assise sur une chaise bébé, et qui finirait par être la préférée. Dans le monde canin, la complicité ne serait pas en reste avec les duos Samson et Dalila, Roméo et Juliette, Mars et Diane ou Raposão, mais Draga, une Serra da Estrela qui a même eu le privilège de dormir dans sa chambre, finirait par étant le plus apprécié.

Éduqué entre la campagne et la ville, il avait une conscience animale plus humaniste, connaissant et acceptant la condition des autres animaux comme "nourriture", comme "esclaves" au travail, comme compagnons, mais aussi une conscience de l'obligation d'être bien traité. , préoccupation qui n'était pas normale et défendue dans la société à l'époque. Cependant, malgré l'activité prolifique de textes écrits sur les sujets les plus divers et, pour paraphraser le dicton "chaque singe dans sa branche", comme l'animal n'était pas d'actualité et n'intéressait pas la presse à l'époque, pratiquement rien n'a été écrit à leur sujet.

Nous vivons à d'autres époques. De plus en plus, nous sommes conscients du mal que l'humanité fait au monde, à la nature, sachant que si nous ne les protégeons pas et ne les aimons pas, nous nous tuerons. Lorsque nous dépensons des millions à essayer de connaître d'autres étoiles, l'univers, nous sommes de plus en plus conscients du peu que nous savons de notre planète, de notre flore et de notre faune, étant constamment surpris par de nouvelles découvertes.

Nous savons que nous ne savons rien de l'Animal - des humains et des non-humains, du politique et de l'apolitique, et à ce titre, ceux qui ont le sens de l'humour ou non, ceux qui rient entre eux et ceux qui rient entre eux … Combien de fois avez-vous regardé un autre animal et pensé : vous moquez-vous de moi ?

Il n'y a pas d'animal plus ridicule que l'humain, qui se considère supérieur et prend des attitudes grotesques qui remettent en cause son existence même... mythifications, métaphores, allégories et autres artifices de l'esprit parodient tout le complexe animal dit humain et inhumain.

Historiquement, c'est par la métaphore animale que l'Homme a commencé à apprendre à mieux se connaître, s'observant avec ironie et satire dans le miroir de la planète, comme en témoignent les gravures égyptiennes, grecques et romaines... fables, bestiaires... oraux, graphiques et humour littéraire.

Ce que nous attendons des artistes participant à cette Biennale, c'est qu'ils nous fassent rire, ou sourire (parfois même pleurer) en zoomorphismes, anthropomorphismes, ironies, fables, apologistes, maximes graphiques, satires et caricatures de ce qui se passe dans cet univers animalier sur planète Terre. Qu'ils parlent des « animaux politiques » qu'ils connaissent, des animaux domestiques dont ils partagent les joies et les peines, et des inquiétudes que nous devrions avoir par rapport à l'avenir des « animalités », de la mère Gaïa, c'est-à-dire de la planète Terre .


Tuesday, March 29, 2022

«História da Arte da Caricatura de Imprensa em Portugal - 1951» Por Osvaldo Macedo de Sousa

1951

«Na Casinha da Rinchoa que a viúva de Leal da Câmara conserva com tanto amor e onde mora com impressionante valor de presença o espírito do grande artista, houve no passado domingo uma festa singela, mas durante a qual se sentiu, com tocante fascinação, como se conserva bem viva a recordação do ilustre mestre da caricatura…

O júri especial - srs. dr. Joaquim Fontes, Barros Queiroz e escultor Anjos Teixeira e srª D. Julieta Ferrão - premiou com o galardão instituído pela viúva do artista um trabalho de Manuel Santana, «Churchil, símbolo da resistência», em que são dadas provas de competência no delicado género de caricaturar sem deformar…»

Palavras de "O Século", transcritas no "Jornal de Sintra" de 14/7, em que nos notificam da criação do "Prémio Leal da Câmara", mais uma iniciativa privada em favor da dignificação da caricatura, mais uma iniciativa de uma viúva em tentar manter vivo o nome de um grande artista. Assim, à preservação da Casa-Museu, D. Júlia Leal da Câmara tenta criar um Prémio Nacional de Caricatura, que por razões obscuras não durará muito tempo.

O "Sempre Fixe", a 17 de Maio comemora os seus 25 anos de existência, um caso raro na história do humor gráfico em Portugal (naturalmente "Os Ridículos" são um caso ainda mais raro, que neste ano comemorará 47 anos). Congratulando-se com este evento, o jornal publica o seguinte editorial:

Há um quarto de século que «Sempre Fixe» se esforça por emprestar um pouco de alegria, de boa disposição, a uma população de gatos-pingados, sempre com a lágrima ao canto do olho e o ouvido sempre atento a um faduncho daqueles que fazem chorar as pedrinhas da calçada.

Neste vinte e cinco anos temo-nos batido pela alegria, pelo bom-humor, pelo prazer de viver feliz e descuidadamente, mas é forçoso reconhecer que têm sido baldados os nossos esforços.

O português, em geral, anda mal disposto e com vontade de embirrar com o seu semelhante e a prova disto é que, até os arraiais e romarias que deviam ser festas de boa disposição e alegria, acabam sempre à bazanada, em verdadeiros arraiais de pancadaria e autenticas romarias para os hospitais…

A nossa gente não gosta de galhofa; é capaz de se desfazer em prantos diante de uma boa piada, porque este povo que inventou a guitarra, inventou logo a seguir o fado choradinho e a palavra «gemidos» para designar os sons em que a guitarra vibra.

E assim é que nestes 25 anos de existência «Sempre Fixe», como bom filho de portugueses navegadores, tem levado a vida a remar contra a maré.

O nosso povo, não ri, nem que se lhe faça cócegas; esboça, quando muito, um sorriso amarelo se tem um grão na asa e por isso se criou esta expressão «estar alegre» para significar que os portugueses só são alegres quando estão bêbados, mas esses mesmos, na maioria dos casos, dá-lhes para a ternura e para a lágrima.

Nós rimos, mas ninguém nos ajuda a rir, e até pelo contrário, toda a gente menospreza o nosso riso, como se fosse um sacrilégio pretender criar um pouco de alegria numa sociedade de defuntos; e com mágoa confessamos que muitas vezes nos sentimos como uma viola num enterro.

Vinte e cinco anos disto, completados há dois dias, é uma heroicidade de que nos vangloriamos ao iniciar o 26º ano da nossa existência. É preciso ter coragem !

Bem sabemos que a vida é dura e toda a gente vive esmagada ao peso de mil desventuras e necessidades, mas, se a vida é dura, o que convinha era justamente amolece-la com alguma piada boa, que tristezas não pagam dividas.

E já agora que abordámos este assunto das tristezas e alegrias, sempre gostaríamos de saber quem foi o malandro do francês que inventou aquela de se dizer lá por fora que «les portuguais sont toujours gais»…

****

Enfim, leitor amigo, até daqui a 25 anos, em que havemos de fazer outro artigo como este, para te desejarmos as maiores venturas, se todos nós lá chegarmos com vida e saúde, a chorar de alegria por termos durado tanto, neste vale de lágrimas…

Mas se entretanto, a humanidade tiver de ser exterminada pela bomba atómica, pode muito bem ser que alguns de nós, esquartejados e trucidados, apresentemos no rosto aquele rictus macabro de alguns mortos que parece que se estão a rir.

Que ao menos saiba rir na morte quem na vida rir não soube…

E até daqui a 25 anos, leitor amigo, que é outro quarto de século - e que quarto ! - um quarto que na roda dos tempos, não é mais do que um quarto para pouca permanência e com porta para a escada… do Outro Mundo…

Francisco Valença, no número seguinte (a 24/5) escreve: Em nome dos colaboradores artísticos do Sempre Fixe, e por ser o mais antigo deles, pois desde o 1º número estou encarregado de esborratar a 1ª página do semanário, recordo neste momento a figura do nosso saudosíssimo Pedro Bordallo, seu fundador, a quem estou certo - muito grato seria estar aqui entre nós, a festejar as bodas de prata do "Sempre Fixe", no seu tempo um franganote, e hoje um homem feito: acaba de completar 25 anos.

Se Pedro Bordallo o criou, com entusiasmo e dedicação, Alfredo Vieira Pinto, seu actual e digno director, mantem-no com galhardia e aprumo. sabe perfeitamente o sr. Alfredo Vieira Pinto, sabem-no muito bem os meus camaradas aqui reunidos o martírio… humorístico que representa fazer actualmente um jornal no género do "Sempre fixe".

Tempos houve em que a tarefa era fácil. Há 70 anos, por exemplo, quando ramalho Ortigão assim afirmou no "António Maria": A Caricatura em Portugal é indispensável à popularidade dos reis constitucionais, e se eles não tivessem, como providencialmente têm, a caricatura livre, de iniciativa particular, seriam obrigados a fundar o serviço de caricatura oficial, retribuída pelos cofres do estado, com o seu respectivo ministro, os seus chefes de repartição, os seus amanuenses.

E a ironia de ramalho terminava deste modo: A Caricatura é uma espécie de Diário do Governo em ceroulas.

O «Sempre Fixe» pode gabar-se de uma longevidade raras vezes atingida por jornais de feição artística…

Apesar do esforço de se manter o humor ao nível da inteligência, e da estética, o que vai dominando cada vez mais é a "chalaça portuguesa", com jeitinhos de quem desenha, paralelamente a uma crescente importação de "gags" vendidos a molho pelas agencias noticiosas, pelas "Syndicates".

Revista nesta onda de "chalaça", e de desenho importado, entre outras, será a "Cara Alegre", que surge a 10 de Janeiro. Curiosamente tem como Director um Senhor, Nelson de Barros, que deveria defender um melhor humor. São os tempos, e são os gostos, já que esta revista pertence à Editora de «Os Ridículos».

O seu editorial é elucidativo: É hábito, nestes casos, fazer-se um artigo de apresentação em que se definem directrizes, se fixam normas para o futuro, se expõe, enfim - um programa.

O pior, porém, é que os programas dos jornais são como as juras de amor e os cartazes de propaganda eleitoral. Não foram feitos para vencer a Eternidade. Esquecem como as primeiras e, como os segundos, são arrancados pelo vento, depois de amarelecidos pelo Sol… Para não fugir à regra, sempre diremos, no entanto, que o programa desta revista (e simples programa ele é !) está inteiramente contido no seu nome. CARA ALEGRE é, mais do que um mero título - um programa! Um programa mais completo do que alguns com longos e fastidiosos articulados. Ficaria até bem como programa único de um partido político, sabido como é que os partidos políticos costumam ter por função pôr as pessoas com a cara triste…

CARA ALEGRE será como que uma selecção ou, se quiserem  usar um termo da moda, um «digest», das coisas que, com graça, se escrevem, dizem e desenham por esse Mundo fora. E, assim, aqui teremos o venerável «humour» inglês; a irrequieta «broma» espanhola; o riso italiano, cálido e indolente como um dia de sol em Nápoles; a gargalhada americana, estrondosa como o derruir de uma arranha-céus; o sorriso francês, leve e disfarçado com o gesto de levar o lenço à boca, como uma freira a quem contaram uma anedota picante… Aqui se encontrarão todos, excepto os chineses, porque esses, nos tempos que correm, parece que não estão para graças…

Simultaneamente, procurámos a chalaça portuguesa naqueles sectores da vida nacional em que ela pode ser exercida sem inconvenientes de maior. Onde encontrarmos uma boa e sã gargalhada lusiada só se nos for de todo impossível é que não a propiciaremos aos nossos leitores…

E aqui está o nosso simples programa: Pôr quinzenalmente, nas vossas mãos a face alegre do mundo…

Os portugueses ficar-se-ão essencialmente pelas capas, onde reinarão o Stuart, o José Viana, o Vilhena…

Se a vida prossegue na sua natural renovação, para outros é o fim. Assim em Novembro deste ano desaparece corporalmente uma das grandes figuras da nossa arte. Digo materialmente, já que plasticamente já Há muito se tinha suicidado. Falo do Mestre Christiano Cruz, que Diogo de Macedo invocou da seguinte forma na revista "Ocidente": Christiano Cruz era o mais estimado pelos camaradas. Um dia embarcou para Moçambique, por lá se escondeu, desenhando pouco, deixando-se esquecer. Todavia, os antigos companheiros evocavam o seu talento, a sua personalidade, a sua moral. Anos passados voltou a Lisboa, abraçou os amigos, matou saudades e regressou ao interior de África.

Quem mais se lembrava de Christiano, dos seus ditos de espírito, dos temas dos seus desenhos, da irradiante simpatia daquele rapaz loiro, da calma bondade do seu trato ? Onde se perderam os belos desenhos deste artista ? Quando fomos a Lourenço Marques com a exposição de arte Metropolitana, em 1948, Christiano voou lá do meio do sertão para reviver velhos sonhos diante daqueles quadros, para nos abraçar, para saber de quantos deixara em Lisboa ou em Coimbra, para não poder suster algumas lágrimas de pena e recordação de si próprio. É dolorosa a alegria das lembranças, sobretudo quando o destino impôs renúncias aos sonhadores. Podemos jurar pelo sentido amargo das evocações ! Não há orgulhos que evitem as lágrimas dum Poeta ou de um Artista ao recordarem-se de si próprios, como doutrem que houvesse sucumbido !

Lá em África, morreu no mês passado de Novembro o querido artista Christiano Cruz. Os jornais noticiaram o facto, mas ignorando quem ele era. Que injustiça ! Tudo perece rapidamente na nossa terra…

Na realidade, Christiano Cruz, ao partir em 1919 para África, toma a resolução de abandonar as artes, para ter uma carreira de sobrevivência familiar. Veterinário, por formação académica, apesar de não ser a paixão da sua vida, dedicar-se-á profundamente, e como perfeccionista que era, será figura de destaque na Veterinária Tropical, com apresentação em congressos, e artigos em revistas internacionais da especialidade. Viverá toda uma vida em Moçambique, mas em inícios deste ano, como "castigo" por não se filiar no Partido único, é colocado em Silva Porto (Angola), local nada recomendado para a sua saúde de gaseado da guerra. Naturalmente morreu passados poucos meses. Quanto às artes, apenas se conhecem meia dúzia de esboços feitos na intimidade da família.


XXX International Satire And Humor Festival City of Trento 2022

 


RULES

Art. 1 - Studio d’Arte Andromeda announces the XXX International Festival of Satire and Humor "City of Trento".

The contest will identify three winning artworks for the satire/humor/illustration category (A) and one in the comics category (B).

For each category there will be a cash prize.

The jury, also, will decide a selection of approximately 150 artworks that will form an exhibition that will be inaugurated in the course of 2022. 

Art. 2  - The participation to the contest is free and opened to italian and international artists from the age of 16. 

HOW TO PARTICIPATE: Art. 3 - Every artist must register by filling and sending, with the artworks, the form attached to the last page of this document.

Each author can send a maximum of three artworks, with the possibility to join both categories, as long as it’s specified in the form.

The artworks must be in A4 or A3 (vertical or horizontal) and be sent in JPG or TIFF format with resolution of 300 dpi.

Art. 4 - Every artist, joining the contest, takes responsability for the originality of the artworks and declare to be their authors, relieving the Organization from possible requests of reimbursement coming, at any scale, from thirds.

THE JURY: Art. 5 - The artworks will be judged by a jury made of members of Studio d’Arte Andromeda and personalities of the world of satire, comic and illustration. 

The decisions of the jury are unquestionable. 

Art. 6 - The results of the jury selection will be announced to the participants via email.

PRIZES : Art. 7 - From all the artworks received will be selected three winners for the satire/humor/illustration category and one for the comics category.

For the satire/humor/illustration category there will be a First Prize of the amount of 1.000 €, a Second Prize of 700 € and a Third Prize of 300 €.

For the comics category there will be a First Prize of the amount of 500 €.

The jury will also signal seven artworks for the satire/humor/illustration category and two for the comics category.

The jury has the possibility of assigning special mentions to worthy artworks. 

THE EXHIBITION : Art. 8 - For the final exhibition, the Organization will print at its own expenses every panel of the artworks selected from the jury. 

Art. 9 - The authors, joining the contest, give to the organization the non exclusive right for printing the artworks on any support to promote the Festival.

The Organization commits to quote every artists’ name in each case. 

Art. 10 - The participation to the contest implies the approval of all the rules included in this document.

THEME : Shadow

DEADLINE : 25 May 2022

PARTICIPATION: The contest is opened to italian and international artists from the age of 16. Each artist can send maximum three artworks, not awarded or selected in other contests.

CATEGORIES: A) Satire/Humor/Illustration   B) Comics (max 2 pages) 

SENDING THE ARTWORKS: The artworks must be sent in A4/A3 format and be sent at: rassegnatrento@studioandromeda.net  Minimun resolution of 300 dpi, in JPG o TIFF. 

IMPORTANT NOTES : Images sent by email must not be over 10MB, for bigger files use www.wetransfer.com 

PRIZES SATIRE/HUMOR/ILLUSTRATION CATEGORY: First Prize 1.000,00 €  / Second Prize 700,00 €  / Third Prize 500,00 € 

PRIZE COMICS CATEGORY : First Prize 500,00 €  

AWARD CERIMONY AND EXHIBITION: The award cerimony and exhibition will be held in the course of 2022.




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