Monday, October 06, 2008

FECOPortugal

Finalmente foi constituida oficialmente a FecoPortugal. É um projecto que eu aplaudo, pena é que não tenha mais adesões de artistas gráficos portugueses. Fui abordado muitas vezes, no passado, pela Feco internacional para criar e dirigir uma Feco em Portugal, contudo eu não sou artista, sou apenas um historiador, um produtor, e considero que quem deve estar nesta associação são os artistas e não os que não sabem desenhar e por isso fazem o resto. Da mesma forma que considero que um Salão, um concurso nunca deveria ser dirigida por um artista, para se evitar o aproveitamento pessoal nestas iniciativas, tambem acho que um produtor, um investigador não deve estar, e muito menos dirigir uma associação de classe. Quanto muito deve-se criar um estatuto de associados, de colaboradores, e desde já me declaro um parceiro, um colaborador para tudo o que a FECOPortugal desejar de mim. Se me aceitarem como elemento associado, terei muito gosto, mas nunca como membro com direito a voto, e a cargos directivos.

Na constituição notarial desta associação descreve os seguintes objectivos, assim como descreve a constituição directiva:

Objecto Social da FecoPortugal
Conforme ficou exarado no respectivo auto d constituição,
"A FECO-PORTUGAL - Associação de Cartoonistas, é uma instituição sem fins lucrativos.
Constituem atribuições da FECOPORTUGAL:
a) Promover a arte da Caricatura, Cartoon, Banda Desenhada, Ilustração, Cinema de Animação e expressões plásticas afins;
b) Pugnar pelo reconhecimento, dignidade, prestígio e justa remuneração profissional dos seus autores;
c) Defender os interesses, direitos e prorrogativas dos seus membros;
d) Promover e reforçar a solidariedade entre os seus membros;
e) Fomentar o intercâmbio com organismos congéneres nacionais e estrangeiros;
A actividade da FECOPORTUGAL não se subordina a quaisquer ideologias políticas, religiosas ou outras, actuando com total independência. Serão associados da FECOPORTUGAL os autores de Caricatura, Cartoon, Banda Desenhada, Ilustração e Cinema de Animação que, por direito próprio, estejam devidamente inscritos nesta associação."
.
Por que se chama FECO
.
Chama-se FECO, porque é criada com o objectivo de se filiar na Federação internacional designada FECO - FEderation of cartoonists Organizations, que abrange três dezenas de países.

Quem são os corpos sociais
.
Mesa da Assembleia Geral
Presidente - Onofre Martins Varela
Secretário - Pedro José Bento Alves
Secretário - Rodrigo Daniel Nunes de Matos
.
Direcção
Presidente - José Freire de Oliveira
Tesoureiro - César Manuel Sereno Mateus Évora
Secretário - Mário José Oliveira Teixeira
.
Conselho Fiscal
Presidente - Álvaro José Teixeira Santos
Secretário - Carlos Alberto Antunes Sêco
Vogal - Eduardo José de Jesus Esteves

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?