Tuesday, July 22, 2008

Museu Leal da Câmara na comemoração do 60º aniversário da morte do artista



Ontem tive uma conversa simpatica com as pessoas que quiseram ir comemorar o 60º aniversário da morte de Leal da Câmara na sua Casa-Museu. Foram poucas, mas pessoas interessadas. A realidade é que este genial artista de craveira internacional, naturalmente está esquecido em terras lusas. Poucos serão os portugueses que sabem quem foi este excepcional artista, e o que é ainda mais grave poucos são os artistas portugueses que conhecem esta obra.
O Museu peca pelo problema de todas as casas de cultura portuguesa, ou seja a falta de orçamento, mas mesmo sem dinheiro, mas com muita força de vontade e devoção dos funcionários, esta pequena casa não para de ser activa, com representações teatrais, pequenas exposições, conferencias...
Se não há dinheiro para ir de férias para o estrangeiro, há muita coisa para se ver em Portugal, e num dia de calor, nada como um passeio até esta simpatica "República Livre da Rinchoa", um oásis calmo, sereno entranhado de ternura e humor entalada no meio da loucura urbanistica da actualidade. Dividido em dois polos, um dedicado inteiramente aos saloios, o outro com as caricaturas, as pinturas, os móveis, as cerãmicas que este excelso artista realizou. Vão ver que não é tempo perdido.
Neste momento encontra-se na sala polivalente uma exposição sobre "Leal da Câmara Pedagogo - Amostragem de trabalhos de Alunas suas"

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?