Wednesday, May 09, 2018

O Traço da Justiça - Exposição no Tribunal de Castelo Branco

A justiça, a arte de caricaturar, os 50 amos do Trevim e a Imprensa Regional
Exposição patente até dia 18 de Maio.
A exposição é composta pelas exposições "50 anos do Trevim", "O Anti-heroi no Huymor de Imprensa", " retrospectiva do cartoonista Santos Costa e a colecção de aparos de Francisco Geraldes
Dia 4 houve conversas sobre a caricatura, a imprensa e a justiça
O Juiz Presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Castelo Branco José Avelino Gonçalves fazendo as apresentações
o Historiador  Osvaldo Macedo de Sousa, Arquitecto Francisco Geraldes, Juiz José Avelino e os caricaturistas Santos Costa, Onofre Varela e Zé Oliveira
Panoramicas da exposição no tribunal de Castelo Branco



A obra do cartoonista Santos Costa



Osvaldo Macedo de Sousa, o Presidente da Câmara de Castelo Branco e o Juiz José Avelino Gonçalves
Os oradores: Lidia Barata , João Ramos  e Osvaldo Macedo de Sousa 

No âmbito da abertura da Justiça à comunidade, juntando no seu salão nobre jornalistas, magistrados, homens e mulheres ligados à cultura, pretendemos levar ao Tribunal de Castelo Branco a caricatura, o cartune e a imprensa.
A ideia nasceu a propósito dos 50 anos do jornal Trevim e na arte do cartune e da caricatura.
“Trevim – 50 anos com Humor” é o título, a comunicação social e os tribunais o mote para a discussão.  São quatro dezenas de desenhos satíricos de cartoonistas oriundos de 15 países, numa obra com coordenação de Osvaldo Macedo de Sousa, nome incontornável do humor gráfico em Portugal.
 Para além dos cartunes, que nos dão uma visão crítica da realidade da imprensa contemporânea, a obra encerra um trabalho de investigação e divulgação assinado pelo coordenador, com o título “O Anti-Herói no Humor de Imprensa”, em que é feita uma retrospetiva com início, a nível nacional, no Zé Povinho – a mítica criação de Raphael Bordallo Pinheiro (desde 1875) – até ao Broncas e à dupla Ti Belmiro e Ti David que, quinzenalmente, marcam presença nas páginas do Trevim, jornal que se publica na Lousã.
Vamos juntar no Palácio da Justiça de Castelo Branco, jornalistas e magistrados, a debater de uma forma leve, com muito humor, o papel da Comunicação Social no aperfeiçoamento da Justiça e vice-versa.
Osvaldo Macedo de Sousa, Zé Oliveira, Carlos Sêco, Onofre Varela, Santos Costa, querem contribuir, através da sua arte para uma Justiça mais humana, mais próxima, mais arejada. Osvaldo Macedo de Sousa vai falar das “Liberdades de Humor e Expressões de Direito”, João Ramos faz uma pequena dissertação “Nós os magistrados vistos por eles os jornalistas”, Lidia Barata inova no tema “A Justiça e a Imprensa Regional” e Francisco Geraldes leva a sua colecção de aparos e canetas. Os artistas do humor gráfico terão, por certo, oportunidade de produzir algumas caricaturas ao vivo.
O município de Castelo Branco e a imprensa distrital juntam-se a nós para um sábado diferente.

José Avelino da Encarnação Gonçalves
(Juiz Presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Castelo Branco)


Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?