Thursday, May 25, 2023

Exposição/homenagem “Baptista Mendes - a História em Quadrinhos” em Moura de 31 de maio a 11 de Junho

Entre os próximos dias 31 de Maio e 11 de Junho, ficará patente no Castelo de Moura uma exposição de banda desenhada com trabalhos de Carlos Baptista Mendes, inserida na 42ª edição da Feira do Livro.

A mostra tem como título “Baptista Mendes: a História em Quadrinhos” e revisita alguns dos muitos trabalhos que este autor publicou, durante mais de duas décadas, no Jornal do Exército. São histórias curtas (em duas pranchas, na sua grande maioria) versando acontecimentos ou biografias de personagens famosos da História de Portugal.

Trata-se de uma produção conjunta entre a Câmara Municipal de Moura, o Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu e o Clube Português de Banda Desenhada, que este ano se junta à habitual parceria entre Moura e Viseu. 

"A Vida de Luís Vaz de Camões", uma história anteriormente publicada, em continuação e a preto e branco, no Jornal do Exército, foi totalmente remontada e colorida por Baptista Mendes (e legendada por Catherine Labey). É esta versão que será incluída em mais um número da colecção "Cadernos Moura BD", a lançar simbolicamente no próximo dia... 10 de Junho, pelas 17h30, com a presença do autor.

A exposição poderá ser, posteriormente, visitada - em datas ainda a anunciar - nas cidades-parceiras de Amadora (na sede do CPBD) e Viseu (na Feira de São Mateus), entrando, depois, em digressão por diversas escolas e bibliotecas do país.

Está feito o convite para uma visita à bonita cidade de Moura (que dista 60 km de Beja, o que significa que quem visitar o FIBDBeja pode perfeitamente dar um salto até Moura para visitar a exposição de Baptista Mendes... 😉). 

Não esqueçam: Dia 10 de Junho, às 17:30 h, no recinto do Castelo de Moura,
Sessão de homenagem a Baptista Mendes e Lançamento do n.º 12 dos “Cadernos Moura BD” (com a publicação a cores da história “A Vida de Luiz Vaz de Camões”).

Saudações!

Carlos Rico


Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?