Tuesday, May 11, 2021

«Ana Jotta na E.M.I. – V.C. – A Paleta e o cão» por Osvaldo Macedo de Sousa in «O Dia» de 7/2/1987

 Nos anos dez do nosso século, a irreverencia foi mais assumida do que criativa, num grupo de jovens artistas onde se destacaram Almada, Santa-Rira… Hoje, de novo a irreverência floresce nos espíritos, porém, vive mais nas obras do que na vida assumida.

 

Na vida há gentes adormecidas, outras coscuvilheiras, políticas ou anónimas, como existem formas de estar passivas ou criativas. Criativa, irreverente mas recatada é a artista que expõe neste momento na Galeria EMI-VC, «Eu seja cão».

Ana Jotta se chama, natural de Lisboa, entrou em 63 na ESBAL, tentando o curso de pintura, mas logo no ano seguinte parte para Bruxelas onde surge a oportunidade de entrar para a École Superieur d’Architecture et d’Arts Visuels de l’Abbays de la Chambre, frequentando de 65 a 67 o curso de cenografia. Antes de regressar, em 1967 a RTF, pelo Canal 2 fez um programa «História de Feltro» com desenhos de Ana Jotta.

Teriam que passar dez anos, em que o trabalho continuou intramuros caseiros, até surgir ap público, desta feita pela cenografia. Em 77 fez os cenários de «a Estalajadeira» de Goldini no Teatro da Graça, e «Miss Julie» de Strindberg para o Teatro Hoje; em 78 faz o «Fatalista» de Diderot para Prod. Teatrias Ldª; em 80 «Konflenz» de Jacob Lenz no Teatro da Cantina Velha e «Irivir» de Beckett no Bar Frágil… Entretanto surge no cinema, criando as cenografias da «Conversa Acabada» (1980), «Silvestre» (1981)…

Na pintura e criação de objectos ditos arte, apenas surge ao público em 1979, na Lis’79, depois na Arteder’82 em Bilbao. Nesse mesmo ano é selecionada para a exposição da S.E.C. «Aspectos do Desenho Contemporâneo em Portugal». Ainda em 82, ilustra o livro «Três solidões» de Carlo Vittorio Cataneo para as ed. Contexto. Em 86, realizou a colectiva «Gaetana» na E.M.I. e finalmente neste ano realiza a sua primeira exposição individual na mesma Galeria.

OMS – Ana Jotta cenógrafa e pintora. Qual a fronteira entre elas?

Ana Jotta – A pintura e a cenografia são imagens, mas a encomenda diferencia-as. Jáfiz pintutra por encomenda, mas era patroa de mim própria, sou eu que decido o que vou fazer. Um cenário é uma encomenda, um trabalho para o exterior.

OMS – Qual a importância do cenário no espectáculo?

A.J. – Acho que os cenários são dispensáveis no Teatro. Quando há uns anos dizia que estes eram a legenda da acção ou da história, eu queria dizer que não deveriam ultrapassar uns certos limites, o que acontece muitas vezes e vê-se as pessoas dizerem que têm emoções estéticas, o que é totalmente redundante. Não interessa ultrapassar certos limoites, porque para mim o Teatro são corpos, pessoas em acção, são os actores e isso é algo que vejo pouco. O cenário é muita das vezes o chamado tapa buracos, tapa as falhas dos actores.

OMS – Crê que os nossos actores são maus?

AJ – Os actores portugueses não sei se são bons ou maus, têm é muitos vícios. Qualquer pessoa pode ser artista. Ser bom, é uma questão de ensaiar e trabalhar. Infelizmente, não se trabalha muito e não se ensaia muito.

OMS – E em relação ao cinema?

AJ – O trabalho no cinema é a completa barafunda, a bagunça da Produção, a imitar o não sei o quê. Eu prefiro ver os corpos ao vivo, mas além disso não me interessa muito fazer cenários, já que este trabalho implica outras pessoas, desorganização…

OMS – Organizada está agora uma exposição: «Eu seja cão». Como surgiu o cão?

AJ – Não posso explicar. Estava a pintar e de repente apareceram-me dois cães de capacete a andar de vespa. Apareceram-me assim, não sei como e desde aí não parei, andei 15 dias a mudar de telas, a transformá-los, e a ficar mal disposta porque não tenho animais, e ficava perplexa. Depois apareceu-me uma Paleta, possivelmente por ser um material de trabalho. Tudo isto foi feito muito de repente, em poucos meses e em relação a esta exposição ainda não tive distanciação, ainda não posso falar destas coisas.

OMS – Na sua arte, assim como na forma de estar, existe uma irreverência, um dadaísmo. Existe dentro de si a arte e a antiarte. Como concilia estes mundos antagónicos?

AJ – Há uma certa distanciação que eu tenho, uma «esquizofrenia» em que eu me vejo de fora. Estou na arte e observo como critica, já que tudo é criticável.

OMS – Uma forma de criticares o meio foi criar pseudónimos?

A.J - Os pseudónimos divertem-me. Diverte-me que haja um crítico, um júri que vai criticar algo que não existe, e produzo uma coisa que sei que vão gostar. Como a Lis’81 ardeu, acabaram com aquilo e eu tinha intenção de continuar a produzir várias criaturas falsas, inventadas, mas não tive oportunidade, acabei só por produzir o tal Al Cartio.

OMS – Parodia a arte, o sistema e os artistas, mas vive pela arte!

AJ – A minha maneira de funcionar é através da arte, apenas a levo mais à ligeira, enquanto que outros a levam muito a sério, carregando-a como um peso que assumem sobre os ombros.

OMS – Existem cada vez mais pessoas a assumirem-se como artistas…

AJ – Quantos mãos melhor, criados ou não pelos críticos. Seria estranho que o artista fosse raro ou extravagante. O artista é uma coisa trivial, corrente, que deve existir normalmente como tudo.

OMS – Apresentam-se como irreverencia quotidiana, mas são se assumem abertamente.

Ana Jotta – è natural que ainda tenham medo. Isto ainda está num estado um bocado cavernoso. Ainda está muita coisa exterior a pesar em cima, como um Estado subdesenvolvido que não consegue ser capitalista, apesar de o querer ser e isso é muito triste, é um grande peso.

OMS – Crê que o capitalista vai fazer mecenato?

Ana Jotta  -É um interesse das Companhias para desviarem os dinheiros que não interessa pagar ao Estado. Não é de maneira nenhuma uma aposta na arte, nm nos artistas, não é por essa razão que poderá existir, mas como desvio de capitais.

OMS – O capital artístico, neste caso é a tela e nesta exposição de quadros caninos, de traçºo irreverente ou impressionista, onde a paródia rodeia o genuino / falso, num final glorioso da paleta surrealista, mas realista como ´+e a arte – não arte de um espirito efervescente que há na Ana Jotta, uma discípula de Duchamp que não aceita discípulos, mas que está exposta ao olhar do público. «Eu seja Cão» está na Galeria EMI-VC….


Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?