Thursday, April 29, 2021

Livros de Arte / A Arte em Livro: «Portugal: O riso e a Raiva» por Osvaldo Macedo de Sousa in «Artes Plásticas» nº 17 Maio 1992

Riso ou sorriso de prazer, é ver que as editoras finalmente dão valor à caricatura, editado livros de arte sobre a mesma. Pena é que os livreiros ainda não tenham compreendido o que é caricatura / humor. Por essa razão é normal ver os livros de humor, por serem de «bonecos», estarem nas prateleiras dos livros juvenis, em vez  das prateleiras de arte. O mais curioso é o que se passa na Bertrand com o livro «Caricatura Politica em Portugal», um livro sobre a historia da caricatura que não se encontra  na arte, mas nas ciências políticas…

Voltando ao tema desta resenha critica, é com agrado que vejo a edição de um livro sobre a caricatura do final do seculo XIX. Da autoria de A. Farinha de Carvalho, «Portugal o Riso e a Raiva» (Prefaciado por António Valdemar) é uma viagem pelos trabalhos de Leal da Câmara, Trindade Correia, Chico Lisboa e J. silva nos jornais «A Marselheza» e «A Corja», dois periódicos fundados por Leal da Câmara, os quais foram uma pedrada no charco monárquico e republicano, ao levantar esta ultima ideologia como solução única para o país, ao impô-la como solução em revolução armada.  Estes dois periódicos transformaram o desenho irónico complacente que dominava a imprensa, em sátira panfletária.

O texto de Valdemar, como sempre, é precioso e cumpre a sua função de prefácio. Pena é que Farinha de carvalho não tenha ido tão longe na sua análise da época, do riso e da raiva. Deixou que os desenhos falassem por si só…

Se «glorifico» a editora e o autor por esta edição, o mesmo não posso fazer em referência ao preço. A qualidade dos artistas (salvo Leal da Câmara) e das obras não justificam tanto «luxo».

Uma edição mais simples, mais barata  seria o correcto, gastando-se esse precioso dinheiro na edição de outros livros sobre caricatura, que bem falta fazem… até mete raiva.

«Portugal: O riso e a Raiva» é um livro interessante, com o senão do preço.


Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?