Monday, March 22, 2021

16º Salão Internacional de Humor de Caratinga “Festival Jal & Gual” Brasil 2021


TEMA CENTRAL: “Artistas do Humor Gráfico do Brasil” 

INSCRIÇÃO: 15 de março a 31 de maio de 2021 

Enviar trabalhos para: salaodehumordecaratinga@gmail.com  

Os trabalhos devem ser enviados numa única mensagem, em jpj 300 dpi, junto o nome completo do autor, data de nascimento, endereço postal e país. 

TEMA: Neste ano os artistas do humor gráfico brasileiro serão o nosso tema central, sendo todos homenageados através do “Festival Jal & Gual”, merecido reconhecimento por tudo que esta dupla de abnegados idealistas JAL – José Alberto Lovreto e GUAL – Gualberto Costa, merecem por todo empenho e realizações em prol da valorização da nossa profissão. O tema sugere, entre outras questões, o PAPEL, o PODER, Os LIMITES e a RESPONSABILIDADE do desenho político. O mercado de trabalho; o fim iminente dos jornais impressos; o fator internet (favorável /prejudicial); participações em Salões de Humor; a sobrevivência dos cartunistas; a profissão de cartunista vai se extinguir?; si hay gobierno soy contra?; experiência e ou convívio com grandes mestres; início ou situações inusitadas ao longo da carreira; fatos pitorescos de colegas e ou em encontros nos eventos afins. 

PARTICIPAÇÃO: Poderão participar artistas de qualquer nacionalidade, amadores ou profissionais, maiores de 18 anos. Exceto na categoria TIRAS “Artes e Artistas no Brasil” e TIRAS “Jal & Gual”, nas quais só poderão participar artistas de nacionalidade brasileira. ATENÇÃO: Cada participante poderá se inscrever apenas UM TRABALHO inédito em cada modalidade, EXCETO NA CATEGORIA “Caricaturas Cartunistas Brasileiros”, podendo se inscrever até três desenhos. 

MODALIDADES: Os trabalhos inéditos e que não tenham sidos premiados até a data da inscrição, poderão ser apresentados nas seguintes modalidades: 

CARTUM: Tema “Artistas do Humor Gráfico no Brasil” 

CHARGE: Tema “Artistas do Humor Gráfico no Brasil” 

CARICATURA: Tema “Cartunistas Brasileiros” – Nesta categoria não serão aceitas caricaturas dos cartunistas Ziraldo e Zélio, pois ambos já foram temas em edições anteriores. 

CARICATURA: Tema “JAL – José Alberto Lovreto” 

CARICATURA: Tema “GUAL – Gualberto Costa” 

(*)TIRAS/HQ: Tema “Jal & Gual” – A proposta é criar roteiros tendo os cartunistas Jal e Gual, como personagens protagonistas. 

(*)TIRAS/HQ: Tema “Artistas do Humor Gráfico no Brasil” 

Importante: nas categorias “TIRAS/HQ”, só serão aceitas as histórias em quadrinhos no formato de “TIRAS” ou com uma página(vertical) no máximo / PRETO e BRANCO / com o texto em português ou sem texto. 

DESENHO MAIS ENGRAÇADO: premiação especial entre todas as categorias 

PREMIAÇÃO (*) Os primeiros colocados de cada categoria receberão o troféu “JAL & GUAL” 

Serão conferidas três Menções Honrosas em cada categoria. 

Todos selecionados receberão certificados digitais 

(*) Existe a possibilidade de se premiar também com o troféu, os Segundos e Terceiros colocados de cada categoria. 

HOMENAGENS/CERTIFICADOS “Jal & Gual” 

Grande contribuição para o Humor Gráfico Nacional:  Adolpho Queiroz, Albert Piauhy, Amorim, Bira Dantas, Biratan Porto, Camilo Riani, Cival Einsten, Daniela Baptista, Dino Alves, Edu Grosso, Erasmo Spadotto, Ferreth, Franco de Rosa, Fred Ozanan, Joanfi, Jota A, J.Bosco, Joe Bomfim, Klévisson Viana, Lailson, Leite, Luciano Magno, Luis Pimentel, Lute, Marcelo Alencar, Marcelo Naranjo, Maurício de Souza, Magon, Mariano, Mastrotti, Mello, Moisés, Rick Goodwin, Sidney Gusman, Sônia Luyten, Teresinha Pantoja, Thina Curtis, Zé Roberto Graúna e Zetti Araújo. 

EXPOSIÇÃO: de 14 a 30 de junho de 2021. 

Diante dos impedimentos provocados com a pandemia causada pelo Covid-19 e a indefinição de uma solução das vacinas o Salão Internacional de Humor de Caratinga poderá, de forma inédita, ser realizado com uma mostra dos trabalhos selecionados em plataformas digitais, com a proposta de definir, futuramente, uma data para a exposição física dos desenhos a ser realizada na Casa Ziraldo de Cultura. 

HOMENAGENS / EXPOSIÇÃO PARALELA: Cartunista SAMUCA (PE) 

Série “Pratas da Casa” – Mostra de trabalhos de cartunistas que foram premiados pela primeira vez no Salão de Humor de Caratinga. 

CATÁLOGO / LIVRO DE TIRAS: A proposta do evento é buscar recursos para produzir o catálogo com os trabalhos finalistas de todas as categorias e reproduzir todas as tiras selecionadas nas categorias dos temas “Jal & Gual” e “Artistas do Humor Gráfico no Brasil”. Caso se concretize, todos os participantes do BRASIL, poderão receber o seu exemplar mediante pagamento da taxa de custos de postagens. 

JULGAMENTO: Haverá um júri de seleção e outro de premiação composto por pessoas capacitadas da área. O júri de premiação se reserva o direito de não destinar prêmios às categorias que não alcançarem nível suficiente, transferindo para outras categorias ou criando um prêmio especial do Salão. Caso o júri de premiação constate alguma espécie de irregularidade, fraude ou plágio em um ou mais trabalhos inscritos, poderá cancelar a premiação concedendo o mesmo a outro artista seguinte de sua classificação. O Júri de premiação pode também poderá anular a premiação de modalidades caso os trabalhos inscritos não cumprirem com os requisitos ou não apresentem qualidade suficiente para tal. Os trabalhos premiados serão divulgados no site e na página do facebook do Salão de Humor de Caratinga. Trabalhos premiados poderão ser contestados até uma semana a partir do primeiro dia de divulgação da com provas cabíveis de qualquer irregularidade cometida sem o conhecimento do júri. Outros prêmios e menções honrosas poderão ser instituídos a critério Comissão Organizadora. Todos os trabalhos inscritos e selecionados farão parte do acervo do Salão de Humor de Caratinga, que poderão participar de mostras itinerantes, divulgação nas mídias impressa, televisada, eletrônica e serem publicados em jornais livros e revistas. Todos os trabalhos inscritos e selecionados, serão aquisitivos para a Associação Estação Cultural de Caratinga que passará a ter o domínio dos direitos autorais dos mesmos. Ao participar do concurso, o artista estará concordando com as regras do regulamento. Ao se inscrever o autor automaticamente transfere a cessão do Direitos Autorais do(s) seu(s) trabalhos aquisitivamente em conformidade com a Lei nº 9610 de fevereiro de 1988 (Lei dos Direitos Autorais) de forma total, universal e definitiva em todas as modalidades de utilização e a título gratuito, os direitos de autor, resguardados pela referida lei referente(s) à(s) obra(s) premiada(s) no Salão Internacional de Humor de Caratinga que passa a integrar ao Acervo Cultural de Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico Nacional da Associação Estação Cultural de Caratinga para todos os fins de direitos que se reserva de fazer deles o uso que aprouver. A simples inscrição implica automaticamente em concordância com os termos deste regulamento.


Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?