Tuesday, February 09, 2021

Caricaturas Crónicas - «Da Rádio à Paródia» por Osvaldo Macedo de Sousa in Diário de Notícias de 10/9/1989

A juventude é uma fonte de sonhos, ideais que muitas das vezes não se concretizam, planos que esbarram contra a ordem estabelecida. Cada experiência é uma novidade, e um possível caminho a explorar, mesmo quando se sabe que é inglório, é perda de dinheiro e tempo. É a idade em que o idealismo ainda pode sufocar o materialismo.

Foi o que aconteceu aos irmãos Rui e José Andrade e Manuel Puga. Esmorecia a frequência das «Emissões Bomba», e já germinava nos seus entusiasmos um possível novo projecto radiofónico. Os poucos meses das «Emissões Bomba» (ligadas à revista «A Bomba») foram suficientes para lhes instalar o «vírus» da rádio e ensinar-lhe o abc da produção radiofónica.

Passado pouco tempos após o desaparecimento daquele programa, nasceram os «Parodiantes, em 1947, com a «Parada da Paródia», programa radiofónico a ser emitido na mesma Rádio Peninsular - «Nesse tempo, era um programa feito em directo, e por “carolice”, pois ainda não havia publicidade na Rádio. Começamos nos Emissores Associados de Lisboa (à qual a Rádio Peninsular pertencia), as chamadas “estações minhocas”… Foi a partir daí que, um dia, nos convidaram a fazer, no então Rádio Clube Português, que é hoje a Rádio Comercial, o programa «Graça com Todos», que ainda hoje existe» (José Andrade).

Eram os «carolas» da Rádio, que foram surpreendidos pela autorização da publicidade nas rádios amadoras. Isso alterou o sistema, obrigando-os a pagar a ocupação do tempo de antena, obrigando-os a procurar patrocinadores, obrigando-os a… No meio deste processo o Rádio Clube Português convida-os para a hora nobre das 13, o que exige um maior empenhamento profissional.

De um programa de meia hora semanal (que se mantêm), eram catapultados para cerce de seis horas semanais: «Parada da Paródia» às segundas nos Emissores Associados; «Graça com todos» e «Teatro Trágico» de segunda a sexta, mais «Vira o Disco» aos sábados, no Rádio Clube Português.

Perante tal desafio, Manuel Puga não se sentiu com coragem, e retirou-se, voltando mais tarde como funcionário da empresa criada então pelos irmãos Andrade, que, ainda hoje, passados quarenta e dois anos de «Parodiantes de Lisboa», dirigem com graça para todos, visto «os nossos programas terem uma característica que interessa praticamente toda a gente, a todas as camadas de público. Podemos ter um humor de gargalhada, um humor meio sério e até um humor mesmo sério… Dependendo das situações» (José Andrade).

O êxito estava garantido, pois a experiência anterior tinha testado a formula ideal de humor, para atingir o público de então, para fazer humor português. Sobravam, após cada emissão, papeis, textos que tinham tido uma vida breve, para logo se perderem pelas gavetas, arquivos que não havia, por isso, um dia aceitaram um desafio, o voltar às “origens”, voltar à tinta impressora, revertendo o caminho , e da rádio surgiu um novo jornal humorístico, «A Parada da Paródia».

Quem estava por detrás desse desafio era o António Gomes de Almeida, colaborador literário dos programas radiofónicos (ainda hoje se mantém). Ele já tinha experiência de editor e director de revistas de humor e nos finais de  1960 consegue por nas bancas esse elemento importante do humor da viragem da década. Para a concretização do projecto, verificou-se uma alteração na estrutura da empresa, criando-se dois núcleos paralelos: Parodiantes de Lisboa, La. Para os programas e publicidade radiofónica, tendo como sócios apenas os irmãos Andrade; e a Tela-Parodiantes, com mais o sócio Gomes de almeida, a qual era uma agência de publicidade gráfica e televisiva, para além de produzir o semanário «A Parada da Paródia». O grande humorista João Martins era, nessa empresa, não só o capista do semanário, como o criador publicitário de clássicos, como o «Pois, pois J. Pimenta»…


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