Monday, December 07, 2020

«Um livro por semana – Técnicas da gravura artística de Alice Jorge e Maria Gabriel» por Osvaldo Macedo de Sousa (in Diário de Notícias» de 18/5/1986)

Riscar as paredes, os móveis, o chão encerado é o prazer da criança. Deixar gravada no mundo a sua presença é o sonho de todo o homem, como ingénua ilusão da sua eternidade.

Nem a garatuja, nem o homem são eternos, mas a mão, como ferramenta perene na evolução humana, é a expressão desta agressão, carícia, criatividade, é a emoção do homem na exteriorização mais simples, ou mais elaborada. Quando essa emoção humana se conjuga com processos elaborados, pode nascer essa expressão dita artística, a arte do espirito humano de gravar.

Falar dessa agressão de incisão, como arte, é a intensão deste livro, escrito por duas artistas (Alice Jorge e Maria Gabriel), que são não só mestras na teoria técnica, como pioneiras e criadoras activas dessas artes múltiplas, que é a gravura

E edição deste trabalho é um acontecimento estranho, por extraordinário, num país onde nem os trabalhos teóricos nem os autores portugueses são normalmente editados. A conjugação dos dois elementos trna o acontecimento mais relevante. Mas, também é certo que as autoras são já artistas consagradas, e a edição tem apoios oficiais.

Este livro, não tráz nada de novo na teoria estética da gravura. Traz sim, uma introdução à história da gravura, com apontamentos referentes a Portugal. Tráz todo o conhecimento de vários anos de prática pessoal, ou de outros artistas. O livro conjuga a função de compêndio profundo, para estudo do aprendiz a gravador, com a função de manual de introdução a esta arte, ainda grandemente desconhecida do amador e crítico de arte. Acima de tudo é um livro escrito em português, por portuguesas de uma matéria com rara bibliografia nacional.

Relegada, como as outras artes gráficas, para a categoria de menor (idade), a gravura é uma velha arte que persistiu na história, como uma expressão acessível ao público, à sua bolsa, e por essa razão, numa sociedade dita democrática, é uma das suas expressões artísticas mais actuais.

(Técnicas da Gravura Artística, por Alice Jorge e Maria Gabriel, Lisboa / 1986, Edições Livros Horizonte).


Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?