Saturday, December 19, 2020

Caricaturas Crónicas: «Emmérico Nunes – um «simplicissimus» português» por Osvaldo Macedo de Sousa (in Diário de Notícias de 14/9/1986

Emmérico Nunes é um caso curioso das nossas artes: partindo do naturalismo vigente em Portugal, assumiria uma certa vanguarda a partir do momento em que sai das nossas fronteiras.

 

«Se você pode – aconselha o pintor José Malhos - acho que faz bem em tirar o pequeno da escola e mandá-lo estudar para Paris. Aqui em Lisboa está 8 anos a marcar passo. Mas, em paris, o ambiente e os métodos de ensino, se ele souber aproveitar, farão dele um artista em metade desse tempo».

Um conselho do mestre Malhoa a um jovem que no princípio do século vinte demonstrava já algumas aptidões para o desenho e pintura. Esse jovem era Emmérico Hartwich Nunes.

Emmérico, natural de Lisboa, onde nasceu em 1888, era neto de um pintor, filho de um pai com estudos de arquitectura e de uma mãe (alemã, natural da Baviera) pintora, poetisa e pianista amadora. Com estas raízes familiares, as artes viveram naturalmente com ele, e consequentemente demonstrou cedo um interesse pelas artes plásticas, expresso num traço original. A esse traço, aliava-se um espírito satírico, e ainda com dez anos cria um jornal familiar - «A Risota» - onde, como diz o próprio título, o humor era o ingrediente principal.

Em 1904, ingressa na Escola de Belas- Artes, e seria por essa altura que o mestre Malhoa, perante os seus trabalhos estudantis, proferia o conselho de fugir deste país em letargia. Enquanto as artes ruminavam em Portugal, em Paris, ou noutras cidades da Europa, a arte devorava o pensamento inventivo, a estética do novo mundo industrial.

Foi um conselho aceite, e em 1907, parte para Paris, como pensionista oficial, ou seja, com uma bolsa do Estado. Permaneceu em Paris até 1911, estudando as técnicas possíveis, mas onde o humor nunca deixou de estar presente. Em 1911 estará presente na «Exposição dos Livres» em Lisboa, com desenhos humorísticos, um humor cáustico, mas gracioso.

Nesse mesmo ano, faria uma «tournée» por Inglaterra, Holanda, Bélgica e Alemanha, estabelecendo-se no final em Munique. Como a sua mãe era alemã, essa cultura e língua não lhe eram estranhas, e se as experiências estilísticas francesas lhe interessaram, o seu traço humorístico estava em maior consonância com o que se publicava no jornal alemão «Simplicissimus», ou seja, com o humorismo expressionista, com o traço agreste como síntese do mundo e da mensagem satírica.

Em Munique frequenta as lições de Heimann e tenta entrar como colaborador para o «Meggendorfer Blatter» (o segundo periódico mais importante desta nova corrente humorística de raiz alemã). Conseguiu, e durante vinte e um anos trabalharia como ilustrador humorístico, publicando nesse jornal cerca de 2.000 desenhos.

Em 1914, com a crise bélica (Primeira Guerra Mundial), ele tem de abandonar Munique, e em vez de regressar ao país, como o fizeram a maioria dos artistas emigrados, refugiou-se em Zurique, na Suiça neutral.

Entretanto, apesar da sua ausência física de Portugal, não estava totalmente afastado deste país em ebulição modernista. Tinha participado na Exposição dos Livres em 1911,a primeira tentativa (a nível de exposições) do modernismo; tinha participado no I Salão dos Humoristas em 1912, a via modernista impulsionadora desta primeira fase do vanguardismo português. Com o seu traço de linha sintética, de linha expressionista, ele aliava-se a Christiano Cruz na introdução da escola alemã como vanguarda das nossas artes. O seu desenho simples é portador de uma sátira profunda, tão profunda como o expressionismo alemão era cáustico. O seu traço era a expressão alemã num «simplicissumus» português.

Em 1919 regressa a Portugal, após 12 anos de imigração, sem contudo deixar de colaborar no jornal alemão. Na viagem de regresso contacta Espanha, colaborando em jornais locais e organizando uma exposição. Em Portugal, apresenta os seus trabalhos em periódicos como «ABC», «ABC a Rir», «O Espectro», «Magazine Bertrand», etc…

Tinha voltado, só que o ambiente artístico aqui, apesar dos ensaios e irreverências vanguardistas, permanecia na mesma letargia, o que, desiludido, o levou a regressara Alemanha de 1928 a 1928. Entre 1932 e 37 conseguiria que o seu trabalho também interessasse jornais suiços e holandeses, mantendo-se assim um artista internacional. Nunca um artista humorístico português conseguiu impor tanta obra no mercado internacional, e em tão diversos países.

Regressaria definitivamente a Portugal em 1928, incluindo-se na frota dos artistas que por cá tentavam sobreviver, trabalhando tanto como decorador de pavilhões nas feiras internacionais (integrado na «Política de espírito» de António Ferro), como ilustrador de livros escolares e infantis, cartazista e ilustrador de propaganda. A pintura também fez parte destas artes de sobrevivência, concentrando-se na paisagem. Uma pintura diferente do seu traço humorístico, já que através dela regressava em parte às suas origens, regressava a uma visão pouco significativa do modernismo implantado com a sua ajuda em Portugal.

Emmérico Nunes é um caso curioso das nossas artes: partindo do naturalismo vigente, assumiria uma certa vanguarda a partir do momento em saia das nossas fronteiras. Nesses países da Europa evoluiria no expressionismo germânico. Para cá transportou a sua visão de arte, como obra e influencia. A partir do momento em que regressa definitivamente, faz como que um retorno à letargia (do gosto nacional), caindo por vezes numa visão conservadora das artes.

Morre em 1968, distante do modernismo e do expressionismo, de que ele foi um mestre internacional.


Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?