Wednesday, November 25, 2020

The Caricature Exhibition for Egyptian Cartoonist Effat 2020», subordinada ao tema "In love of Effat"

Neste momento o Egipto homenageia um dos seus mestres do humor gráfico, Mohamed Effat Ismail com uma magna exposição internacional

https://caricatureforum.blogspot.com/2020/11/omar-perez-spain.html?spref=fb&fbclid=IwAR2-GWqIblwKSUEUA4glbSXUjrsTnuQQVOZPGXkdzIdCBRGu0T-5Hu755Pw

Antonio Santos

 Estas são algumas das caricaturas ai expostas, 


seguindo-se o texto «Effat uma caneta satírica no Egipto» por Osvaldo Macedo de Sousa (texto do catalogo da homenagem que lhe outorguei quando lhe atribui o Prémio AmadoraCartoon/11, integrado no 22º Festival Internacional BD da Amadora 2011, pela sua carreira) 

                Mohamed Effat Ismail é, nos dias de hoje, uma das vozes mais representativas do humor gráfico esgípcio. É homenageado este ano com o Prémio AmadoraCartoon 2011 pelo seu trabalho como humorista, mas também, pelo seu contributo na dinamização e divulgação do cartoonismo no Egipto.

                Natural do Cairo, estudou Belas Artes e, em 1985 iniciou a sua carreira como cartoonista ao integrar o «Akhbar El-Joum», prosseguindo no «Kitab El Joum», «Akhbar Newspaper»… Hoje trabalha como free-lancer.

                Não é fácil esta profissão, onde os fundamentalismos religiosos, económicos e políticos dominam a sociedade e, o Egipto, é um desses locais. Mas Efat é o símbolo da persistência: representante do Egipto no projecto mundial «Wittyworld» (anos 90), ; fundador e Presidente da associação FECO Egipto (desde os anos 90); criador de vários concursos e exposições de humor gráfico no Egipto; membro de júris em Festivais Internacionais um pouco por todo o mundo onde, por vezes, realiza também exposições temáticas; professor de work-shops de humor para crianças; membro do grupo fundador do «Fayoum Museum»; coordenador do «Pharaos Magazin of Cartoon».

                Publicando na imprensa egípcia, editando livros e postais ilustrados, correspondente de jornais de expressão árabe, ele e o humor egípcio estão activos porque, como diz Effat «agora os nossos problemas… são muitos!!!!... mas o egípcio tem muito humor dentro de si. Este poder de espírito que é fundamental na sobrevivência, foi-nos legado pelos antigos faraós… Por isso… o futuro do humor no Egipto, é a vida!!!».







Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?