Tuesday, November 03, 2020

Sacudindo a descentralização por Osvaldo Macedo de Sousa (in «Europeu» de 11/12/1988)

    Houve tempos em que a ordem do dia era a descentralização cultural, as campanhas de alfabetização literária e mental. Depois os ânimos da revolução acomodaram-se e a centralização voltou a apertar os seus tentáculos em redor da capital. Existem, contudo, dispersos pelo país, vários centros dinamizadores de cultura que tentam manter acordadas as povoações perdidas na paisagem portuguesa, para a importância de uma mente culta num corpo são.

Este é o caso da Cooperativa Editora ede Promoção Cultural CRL que vim a conhecer recentemente na Lousã. O seu nome de guerra é TREVIM e tem, como órgão fundamental, um quinzenário do mesmo nome. A sua história inicia-se em 1967, com o lançamento do periódico regionalista «Trevim». Em 1979, com o intuito de assegurar a continuidade do quinzenário (hoje com uma tiragem de três mil exemplares) foi fundada a cooperativa. Em 1983 houve uma nova remodelação nesta estrutura, iniciando-se então um real empenhamento cultural, organizando a partir dessa data exposições, colóquios, espectáculos, cursos de iniciação ao jornalismo, à fotografia, à informática… criação do Grupo Coral Trevim, do Grupo de Música e Cantares Tradicionais, da Escola de Música, do Grupo de Teatro e do Centro de Documentação / Biblioteca.

São uma série de iniciativas de relevo cultural que nem sempre têm tido o apoio das entidades oficiais, nacionais e locais; que nem sempre têm o apoio de uma população pouco vocacionada para a cultura. Retrato disso é a dificuldade da cooperativa tem por vezes em recrutar pessoas para a direcção. De todas as formas, a Lousã pode-se orgulhar da dinâmica cultural que nos últimos anos se tem concretizado, como fruto desse trabalho da cooperativa.

Mas, se tudo isto é importante, como notícia no deserto cultural da nossa província, a razão fundamental deste artigo é a próxima inauguração da exposição referente ao «3º Concurso de Fotografia – Trevim», um certame que se vai impondo no meio fotográfico, com larga participação. Por exemplo, no 2º concurso houve a participação de 43 concorrentes com 279 trabalhos e este ano espera-se um novo record de participações nos dois temas a concurso: «Lousã – o património, as gentes e a paisagen»; «Tema Livre».


Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?