Monday, October 12, 2020

Quino em Portugal por Osvaldo Macedo de Sousa (entrevista de 24/11/1984 in Semanário)


Quem  não conhece a Mafaldinha? Foi ela o passaporte para a fama de um desenhador humorista argentino, chamado Quino.

Quem é o Quino?

«Creio que sou fundamentalmente um comentador politico-social. O que me interessa é contar histórias, mesmo que não o faça com um desenho muito solto, ou muito artístico.

Sei que tenho muitas limitações como desenhador, pois não sou um Steinberg ou Paul Klee. Para mim artistas são eles. O humor e a arte têm uma relação importante na nossa sociedade, podendo encontrar obras de pintores como Juan Miró, Picasso, Paul Klee…cheias de humorismo. Perante estas obras prefiro denominar-me como comentarista.

Se tenho limitações no desenho porque é que não utilizo a palavra na minha intervenção social? Porque mesmo assim expresso-me muito melhor pela linha do que pela palavra. Além disso, o desenho é muito mais directo na comunicação.

O meu processo de trabalho é muito lento. Esboço a lápis, apago, refaço e só muito depois consigo a linha que me agrada. O desenho, no início da minha carreira era muito mais simples e livre, trabalhando fundamentalmente a ideia durante onze anos. Depois, com a Mafalda, o meu traço foi endurecendo. Desenhar durante dez anos a mesma personagem endurece e limita a evolução do traço. Por isso, senti e necessidade de me libertar da Mafalda e das personagens-tipo. Agora sinto-me muito mais livre, dando importância à linha estética.»


Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?