Wednesday, October 21, 2020

«Pintores de Lisboa: Mário Eloy» por Osvaldo Macedo de Sousa (In Heraldo de 25/7/1985)

Não, não foi um pintor de Lisboa, mas pintou «Lisboa».

Em 1935 o SNI galardoava com o Prémio Amadeu de Souza-Cardoso uma tela onde a luz alfacinha brilhava por entre uma pasta de cores vivas e alegres, representando uma varina com Lisboa como fundo (vista de Santa Catarina). Essa tela, chamada «Lisboa» tinha sido pintada por Mário Eloy.

Mário Eloy que nasceu em 1900, em Algés, passou pela Escola de Belas Artes de Lisboas; por Madrid com desvio por Tanger; pelo Teatro Nacional D. Maria como cenógrafo e actor; partindo depois para Paris; Berlin onde criou família; regressando finalmente a Lisboa na sua angústia (interior e exterior) de artista errante.

Tanto em Paris, como em Berlin conheceu o triunfo, a estima entre os mestres e apreciadores de arte, mas a sua busca estética não lhe dava a tranquilidade de alma. «Procuro a síntese da forma», por isso, partindo de Columbano, passaria por Cezanne, Van Gogh, Chagal… pelo expressionismo para terminar na expressão interior de um espirito atormentado e angustiado perdido entre as linhas da forma e a loucura da mente. Uma constante, contudo, se manteria em toda a sua obra – a poesia. O lirismo de ser português?

Artista dos mais ousados da segunda geração modernista, o único que compreenderia a lição de Souza-Cardoso, conheceu o triunfo e a miséria, passando os últimos anos sem dinheiro para telas, mas com arte por expressar. Entretanto, o espirito cada vez mais à deriva, perturbado, acabaria por ser internaco do Hosício de «Loucos» do Telhal, onde morreria em 1951, só.

A cidade seria pano de fundo para obras como «Amor», «Chaminé»… mas «Lisboa» seria o exemplo mais marcante da presença dessa cidade que o viu nascer e morrer. O exemplo da obra de um dos mais insignes pintores do nosso século. Essa obra representativa da nossa arte, desapareceu, como muitas outras obras primas, pelo fogo em 1981 na Galeria de Arte Moderna de Belém.


Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?