Wednesday, October 16, 2019

“Pessoas, Pensamentos e Palavras” de Casimiro Simões é lançado na Lousã dia 26 de Outubro com apresentação de Teresa Alegre Portugal (dedicado especialmente aos ilustres cidadãos Louzã Henriques e António Arnaut, recentemente desaparecidos.)


O novo livro de Casimiro Simões, especialmente dedicado a António Arnaut e Louzã Henriques, falecidos em 2018 e 2019, abre com um poema do cantor José Mário Branco e tem prefácio de Teresa Alegre Portugal, que apresenta a obra na Lousã, no dia 26.
“Pessoas, Pensamentos e Palavras”, título abreviado, ironicamente, pelo autor para PPP, vai ser apresentado por Teresa Portugal, no último sábado deste mês, às 15:00, durante um programa cultural na Filarmónica Lousanense com que o jornalista assinala também o seu 60º aniversário.
Nascido em 26 de outubro de 1959, no Casal dos Rios, concelho da Lousã, Casimiro Simões está a completar igualmente 30 anos ao serviço da Agência Lusa na Região Centro.
A socialista Teresa Portugal, que foi deputada e vereadora da Cultura na Câmara de Coimbra, usa da palavra numa sessão em que intervêm ainda o autor e o bibliotecário Carlos Marta Ferreira, de Miranda do Corvo, seu antigo companheiro no Liceu da Lousã.
A iniciativa compreende um momento musical com Manuel Rocha e Luís Garção, membros da Brigada Victor Jara, além de João Queirós e Ramiro Simões.
Com esta PPP, que inclui 70 textos, entre crónicas, contos, sátiras, outras ficções e ainda um poema alusivo aos 45 anos do 25 de Abril, o antigo diretor do jornal “Trevim”evoca dezenas de figuras, públicas e menos conhecidas, maioritariamente ligadas a Coimbra, Lousã, Penela, Miranda do Corvo e Castanheira de Pera.
As personagens centrais da coletânea são o advogado e escritor António Arnaut, oriundo de Penela, que há 40 anos foi o principal obreiro do Serviço Nacional de Saúde, e o médico e etnólogo Manuel Louzã Henriques, natural da Serra da Lousã, impulsionador do Museu Etnográfico da Lousã.
Contudo, Casimiro Simões rende homenagem a um conjunto mais vasto e diversificado de pessoas, como o ensaiador de ranchos João Arranca, os jornalistas João Mesquita (antigo presidente do Sindicato dos Jornalistas) e Américo Mascarenhas Estrelinha, os antigos provedor do INATEL e delegado desta instituição em Coimbra, Kalidás Barreto e João Fernandes, o bancário Fernando Velez, o eurodeputado do PS Fausto Correia, o antigo diretor do jornal Mirante Augusto Paulo, os advogados Alberto Vilaça e Luís Carlos Silva, o catedrático de Direito Orlando de Carvalho e o cantor José Afonso.
Amigo do autor de “Grândola, Vila Morena”, que teria feito 90 anos em 2 de agosto, José Mário Branco, com o poema “Mudar de vida”, associa-se à iniciativa de distinguir, entre outros, dois companheiros seus da cadeia.
O compositor conheceu Louzã Henriques e o arquiteto Carlos de Almeida há mais de 50 anos, quando os três estavam presos por atividades contra a ditadura de Salazar.
São ainda recordados, alguns a título póstumo, os tocadores de concertina e gaita-de-beiços Manuel Serra e Joaquim Henriques Amante, o estivador Adriano Nunes, o sapateiro Juvenal Pinto, os luso-brasileiros Ti Zé Joana, padre Miguel Lencastre, António César Fernandes, Miguel dos Pregos e os sobrinhos deste empresário, Nelson e Teresinha, o antigo emigrante nos Estados Unidos Américo Carapinha, o antifascista Manuel Ramalho Gantes, a professora Palmira Sales e seu irmão, o carteiro e músico José Adelino, além dos pais e dois irmãos mais velhos do jornalista da Lusa: Joaquim e Maria da Conceição, José Augusto e Augusto Simões.
Na juventude, Manuel Gantes, Miguel Lencastre e José Mário Branco viveram na República dos Kágados, a mais antiga casa comunitária de estudantes de Coimbra, onde também Casimiro morou nos anos 80 do século XX, enquanto aluno da Faculdade de Direito.
O livro abrange histórias com o docente universitário José Luís Câmara Alves e outros kagadais, designadamente José Lestra (advogado), Custódio Pinto Montes (juiz-conselheiro jubilado), Manuel Gaspar (professor), Carlos Santarém (ex-diretor da Biblioteca Municipal de Coimbra), Lusitano dos Santos (urbanista e catedrático jubilado da Universidade de Coimbra), José Maria Cruz Santos (professor e antigo comandante dos Bombeiros Sapadores da cidade), Humberto Rocha (médico) e José Lages (jurista), personagens reais em diversas prosas.
“Pessoas, Pensamentos e Palavras” é uma seleção de histórias verdadeiras e várias de ficção, entre inéditas ou já editadas em livros e outras publicações, com destaque para os jornais Campeão das ProvínciasDiário As BeirasNotícias de CoimbraTrevim e o extinto Jornal de Coimbra.
Há também textos sobre política internacional, com os quais Casimiro Simões satiriza, por exemplo, a relação do Reino Unido com Portugal e a União Europeia, a situação no Brasil e nos Estados Unidos da América, com a ascensão de Bolsonaro e Trump ao poder.
Concebida pela jovem artista gráfica Mariana Domingos, da Lousã, a capa conta com contributos na fotografia da grega Georgia Bounia, bem como de Luís Garção Nunes e Fernando Moura.
A Companhia Marimbondo e Maria Estátua promovem a animação no exterior da sala de ensaios da Filarmónica Lousanense.
O programa inclui uma breve leitura de textos, por Francisco Paz e Zé Nobre Quaresma, e encerra com um “Beirão de Honra”.

Nota biográfica: Casimiro Simões nasceu no Casal dos Rios, Lousã, distrito de Coimbra, em 1959, tendo publicado três livros, todos na área da sátira social e política, de 2009 a 2013.
Exerce a profissão de jornalista na Lusa – Agência de Notícias de Portugal, desde 1989, após ter trabalhado em vários meios de comunicação social. Em 1999, foi destacado para Macau, a fim de reforçar a delegação local da agência, nos trinta dias que antecederam a transferência da administração do território para a República Popular da China. Desempenhou as funções de delegado da Lusa para a Região Centro, em Coimbra, entre 2005 e 2009.
De 1990 a 2002, Casimiro Soares Simões foi diretor do jornal Trevim, da Lousã, fazendo ainda parte dos corpos gerentes da Trevim – Cooperativa Editora e de Promoção Cultural, entidade proprietária do periódico, com publicação ininterrupta há mais de meio século, desde a sua criação, em 1967.
Em Coimbra, escreveu no Jornal de Coimbra, Gazeta Académica e As Beiras – este nas sucessivas fases de mensário, semanário e diário – e integrou também, em 1989, a redação da Rádio Jornal do Centro (RJC), associada da TSF. Nos últimos anos, tem publicado crónicas e contos no semanário Campeão das Províncias. Mantém a colaboração com o Trevim, sendo membro do seu conselho editorial.
Tem textos diversos nas revistas Munda, do Grupo de Arqueologia e Arte do Centro (GAAC), Ruralidades, da Aliança para a Defesa do Mundo Rural Português (ARP), e Gastronomias, da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, além do extinto semanário Em Marcha e do Mirante, que se publica em Miranda do Corvo,
Em 2009, enquanto escritor, publicou a sátira “Com as botas do meu pai – Pegadas do poder autárquico na vila de Vale Tudo”, seu primeiro livro.
Seguiu-se, em 2010, “Campanha bufa – Porco no espeto na safra de Vale Tudo”, segundo volume de uma coleção para assinalar o centenário da República Portuguesa.
“Cornos ao sol – Agonia do carneiro velho na troika de Vale Tudo” encerrou a trilogia, em 2013. As incursões de Casimiro Simões na literatura incluem também dezenas de crónicas e contos publicados em diferentes títulos da imprensa.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?