Sunday, October 13, 2019

15º Festa da Caricatura da Lousã – Exposição “HUMOR AQUOSO”




 
Olhando-nos no espelho aquoso do fontanário, vemos Narciso contemplando-nos como reflexo ancestral da vaidade e de amantes das selfies. Subitamente uma gota deforma o reflexo, cria imagens grotescas da realidade, alterando a visão do mundo. Abre-se então o caminho «pela sala de espelhos deformantes, umas vezes para nosso próprio gaudio, outras para nosso desepero», abrindo-se a porta dos humores.
Quais? Sobre a visão, da vida, ou sobre a água? Neste caso são humores aquosos.
Setenta por cento do corpo humano é água e para uma boa saúde, pelo menos os outros trinta por cento deveriam ser de humor. A água é vital para tudo neste planeta que ainda á azul, tal como o é para a nossa visão, o Humor Aquoso.
Cientificamente «Humor Aquoso» é o fluido responsável pela nutrição da córnea e cristalino assim como manter o equilíbrio da pressão hidrostática ocular, ou seja, manter uma visão transparente sem neblinas nem nebulosas deformantes que nos podem levar à cegueira. Se temos necessidade do humor aquoso para termos capacidade de ver, de olhar, o humor filosófico dá-nos a capacidade de saber ver para além das deformações da realidade, dos reflexos enganosos das encenações políticas e sociais. Dá-nos a capacidade de reflectir sobre tudo da vida e naturalmente sobre a água e sua importância no planeta, na nossa vida presente e futura.
Infelizmente, os interesses economicistas que nos regem, com a sua cegueira e maus humores têm delapidado, envenenado a riqueza hidrográfica do planeta com os fogos, as contaminações, a poluição ambiental, têm alterado o equilíbrio climático da mãe terra, o equilíbrio dos seus humores.
É urgente olharmos a água, o planeta azul com outra atenção, reeducando os políticos, os empresários, os consumidores para a realidade, deixando de só pensarem nos lucros de hoje para pensarem no futuro do amanhã, para a necessidade da verdadeiramente correcta política da água.
Rir, por vezes pode ser um gesto de desdenhe, fazer humor sobre, é um alerta, um desejo optimista que a sua mensagem possa ser um despertar para o que distraidamente não reparamos, para o que por vezes não queremos ver.
Esta exposição de Humor Aquoso é o contributo para esta causa dos artistas presentes na Lousã nesta 15.ª Festa da Caricatura do Trevim. Desenvolvida no âmbito de uma «Residência Artistica» apoiada pelo Portugal 2020, com a participação dos artistas Belisário, Kap, Luis Costa, Malagon, Mário Teixeira, Santiagu, Varela, Carlos Sêco e Zé Oliveira. 
Troféu que eu concebi para este mini concurso sobre água
Para criar alguma dinâmica criativa, resolveu a organização despoletar um pequeno concurso entre as obras apresentadas, das quais (com exclusão dos dois artistas da casa Carlos Sêco e Zé Oliveira) o júri resolveu outorgar o 
1º Prémio a Omar Perez,
2º Prémio a Kap
3º Prémio a Pedro Ribeiro Ferreira.
OMS


Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?