Saturday, October 12, 2019

15º Festa da Caricatura da Lousã (40 Anos Cooperativa Trevim – Exposição “Homem na Lua” há 50 anos, segundo Onofre Varela


 HOMEM NA LUA é uma exposição de Banda Desenhada com guião e desenho de Onofre Varela, no formato de Novela Gráfica, que conta a ida do Homem à Lua. Desenhada à maneira antiga, sobre papel com pena e tinta da china, pintado a aguarela e lápis de cor, a BD aborda o sonho que o Homem sempre acalentou de tirar os pés do chão e elevar-se no espaço. Foi concebida para edição em livro, cujo lançamento ocorreu no Museu de Imprensa, Porto, no exacto dia em que se comemorava o cinquentenário da alunagem do Homem: 21 de Julho de 2019.
A narrativa não olvida o mito de Ícaro, passando por Da Vinci e pelos pioneiros do balão (incluindo neles o nosso Bartolomeu de Gusmão), abordando a evolução da técnica dos aviões entre as duas Guerras Mundiais, para chegar aos cientistas das V-1 alemãs que arrasaram Londres, Paris e Amesterdão, os quais foram aproveitados pelos EUA. Igualmente se descreve como Von Braun chegou a director da NASA e criou o foguete Saturno que levou as naves Apollo a circundar a Lua, permitindo a descida dos astronautas Armstrong e Aldrin no solo lunar.
A BD aborda a corrida ao espaço disputada pelos EUA e a URSS, e termina com o regresso dos primeiros astronautas que foram à Lua na missão Apollo 11.
A exposição e o livro incluem mais duas pranchas sobre o satélite português PoSAT-1 e o seu "pai" Fernando Carvalho Rodrigues, o cientista que colocou o nome de Portugal na lista dos países que têm satélites de comunicação a orbitar a Terra.
Palavras de Onofre Varela: «A ideia de contar a saga do homem na conquista da Lua surgiu-me há vários anos, mas não a concretizei nas alturas certas que me pareciam ser os aniversários com números redondos. Os 30 anos, os 40... e agora, chegados aos 50 anos, pareceu-me ser uma data emblemática. Meio século de História não se podia desperdiçar». Esta narrativa gráfica foi desenhada entre Dezembro de 2018 e meados de Junho seguinte.
Onofre Varela nasceu no Porto em 1944 e iniciou-se no mundo do trabalho aos 13 anos como aprendiz de tipógrafo. Durante a sua estadia em Angola como militar colaborou na revista «Noticias». Depois de regressar iniciou uma longa carreira cartunistica em jornais como «O Primeiro de Janeiro», «Noticias da Tarde», «O Jogo», «Jornal de Notícias», «O Comércio do Porto», «O Olho», «O Trevim», «O Gaiense»…







Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?