Friday, October 11, 2019

15ª Festa da Caricatura da Lousã (40 anos da Cooperativa Trevim) : Exposição “Sorrindo com a Paz” por Osvaldo Macedo de Sousa



Evocar não é comemorar ou festejar, mas sim questionar e por essa razão, nestes últimos cinco anos não comemoramos o centenário da Grande Guerra de 1914 /18, antes evocamos esse acontecimento terrível em sacrifícios humanos e éticos. Da mesma forma, neste ano de 2019 não comemoramos o centenário da assinatura da Paz de Versalhes que aconteceu a 28 de Junho de 1919 e que em princípio poria um fim no que afinal acabou por ser a mãe de todas as guerras do século XX.
Se evocamos esse conflito de há um século, afinal de contas também poderíamos evocar o conflito de ontem, de há uma semana, um mês, um ano, dez anos, cem anos, mil anos… ou seja, não é importante qual o conflito, mas sim a própria violência.
Nestas quase duas décadas do século XXI já houve várias dezenas de guerras de ampla dimensão, fora os milhares de conflitos regionais, domésticos… e é verdade, também não nos podemos esquecer que a violência das intolerâncias racistas, religiosas, clubísticas, sexistas, a violência doméstica e a violência nas escolas também são puramente a mãe de todas as guerras da humanidade.
Sorrindo com a paz é uma exposição de trabalhos de humor gráfico que numa primeira parte evocam as obras publicadas em cada época vivencial dos conflitos, acabando com desenhos actuais feitos para a VI Bienal de Humor Luiz d’Oliveira Guimarães – Espinhal / Penela 2018 e para a 15.ª Festa da Caricatura da Lousã. São obras sobre as esperanças e alertas humorísticos para a necessidade da paz. Tal como o Homem é repetitivo nos seus erros e crimes contra a humanidade e planeta, o humor como seu reflexo também é repetitivo nas denuncias e nas críticas que o Homem recusa ver, parar para pensar em como mudar para um espirito mais tolerante e mais equilibrado na ética existencial.
Não é um desenho que muda algo, não é uma exposição que vai trazer a paz. O que aqui queremos evocar é que o Homem também tem inteligência para se ver ao espelho grotesco da realidade e assumir o seu papel de Homo Sapiens para saber parar, ver, observar e tentar que a educação e a ética valorizem todos os homens como iguais e todas as raças e religiões. Essencialmente é saber aceitar as críticas, reflectir se são correctas ou não, porque é que foram feitas e sorrindo reconhecer os erros para os corrigir, sabendo que a liberdade de um acaba onde começa a dos outros e vice-versa. A educação é a base de tudo, essencialmente, quando ela é feita de sorriso na cara.
Kap
Onofre e Maria Varela
Faço aqui uma humilde homenagem aos meus PROFESSORES que me ensinaram a importância da História para conhecer o meu presente e futuro, que me educaram a saber amar-me no respeito pelos outros. Homenageio os professores que na sua vocação pedagógica são maltratados pelos governos, que tem de sofrer com a má educação das crianças e, pior ainda, a má formação de muitos dos pais, esses sim, educadores na violência doméstica e escolar.

Omar e Marina Perez


Mario Teixeira, Malagon e Luis Costa
na foto os caricaturistas Luis Costa, Malagon, Carlos Seco, Pedro Ribeiro ferreira, Zé Oliveira e Jaume Caspevile - Kap.


Uma produção Humorgrafe


Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?