Thursday, October 10, 2019

15ª Festa da Caricatura da Lousã (40 anos da cooperativa Trevim): Visita dos caricaturistas ao Momo - Museu do Circo (Foz de Arouce) para ver a exposição Fhotochistesis de Pepe Pelayo



 Zé Oliveira dando as Boas-vindas com musica

 Osvaldo Macedo de Sousa
 O palhaço malagon



 Pedro Ribeiro ferreira, Zé Oliveira e Malagon
 Jaume Capdevile - Kap
 Luis Costa e Zé Oliveira
 Omar Perez e Kap

 Pedro Ribeiro Ferreira
 Pedro Ribeiro Ferreira, Osvaldo Macedo de Sousa, Onofre Varela, Zé Oliveira, Luis Costa
Omar Perez, Malagon, Kap


Momo - Museu do Circo

A mostra de fotomontagens humorísticas de Pepe Pelayo está exposta no Momo - Museu do Circo, espaço criado pela Companhia Marimbondo, com sede na Lousã, desde 1990. Com o patrocínio do Município da Lousã, esta casa museológica, instalada na velha escola de Foz de Arouce, mostra o acervo de fatos, chapéus, instrumentos musicais, bolas, rodas de equilibrio e documentos diversos nacionais e internacionais, relacionados com as artes circenses.
Os Marimbondo (dirigidos por Detlef Schafft e Eva Cabral), companhia internacional de teatro / circo tem sido uma das impulsionadoras do «novo-Circo» em Portugal, explorando múltiplas vertentes do espectáculo como Bolas de Sabão, Narizes de Palhaços, Sons de Realejo, Banda Rumtatá… Os seus espectáculos e as suas animações tanto enveredam pelo musical como pelas marionetas, do teatro ao «novo-circo», dos malabarismos à magia, não só em Portugal como em Espanha, Bélgica (onde já foram premiados), Holanda, Alemanha, Áustria, Finlândia e Brasil. São os criadores do Festival «Marionetas do Centro» (em parceria com o Município de Penela), assim como produtores (desde do oitavo evento em 2003), do «Encontro Português de Malabarismo» em Serpins (com a parceria do Município da Lousã).
Para saber um pouco mais sobre eles lançámos-lhes as seguintes questões:
OMS - Há quantos anos vocês vivem da arte clownesca?
Detlef Scafft / Eva Cabral - A Companhia Marimbondo foi fundada em 1988 e a partir de 1990 instalámo-nos na serra da Lousã.
OMS - Como se definem na realidade?
Detlef Scafft / Eva Cabral - Somos uma companhia de Teatro / Circo / Animação.
OMS - Qual o papel do palhaço dentro do humor ?
Detlef Scafft / Eva Cabral  - O palhaço é um ser extra - ordinário; como um casulo que pode conter o sorriso, o riso, a gargalhada, a sátira, a melancolia, a dúvida, o choro, o espanto…
OMS - Ele é só importante para o espectáculo do circo ou pode sobreviver noutro ambiente?
Detlef Scafft / Eva Cabral  - Qualquer ambiente - quiçá, deve ter um palhaço.
OMS - É uma forma diferente de fazer humor e comicidade?
Detlef Scafft / Eva Cabral - Durante muitos anos, a figura do palhaço estava associada ao nariz vermelho ou ao seu contraponto - o cara branca. Hoje em dia o clown nem sempre se apresenta dessa forma.
OMS - O que é necessário para ser um bom palhaço?
Detlef Scafft / Eva Cabral - Tirando os chavões do talento e disciplina - sempre imprescindíveis e actuais - essencialmente a capacidade de se interrogar e espantar com o quer que seja.
OMS - A comicidade clownesca está ultrapassada ou teve de se reinventar para o século XXI?
Detlef Scafft / Eva Cabral - De forma alguma, basta ver como algumas entradas (números) já de há séculos provocam reacções no público de hoje em dia. Mas, o palhaço tem sempre de se reinventar, seja para o século XXI, XVIII, XVII…
OMS - O stand-up comedy é uma ameaça à existência do nariz vermelho?
Detlef Scafft / Eva Cabral - O stand-up, bem feito, é uma reflexão sobre o dia-a-dia e não, não ameaça de todo o nariz vermelho. Num mundo plural há lugar para todos.
OMS - Ou o que o ameaça é o triunfo tecnológico que obriga a uma comicidade mais fantasista, mais mágica?
Detlef Scafft / Eva Cabral - O que era bom era que o triunfo tecnológico fosse mais fantasista e mágico…
OMS - Os filmes e bandas desenhadas de terror com o palhaço assassino são um duro golpe à imagem humorística do palhaço?
Detlef Scafft / Eva Cabral - Também já os houve com padres e nem por isso o homem deixou de ser crente…
OMS - Como surgiu a ideia do espaço Momo ? Como o definem e porque é que o público deve ir lá visitá-lo?
Detlef Scafft / Eva Cabral - A ideia do Momo já tem mais de 10 anos. Queríamos partilhar a nossa colecção de objectos, livros, cartazes, fatos, etc. Poder mostrar um pouco da história do circo e «tira-lo da sombra» para que possa deixar de ser o patinho feio da nossa cultura; bem como criar um espaço de encontro e de partilha.
OMS - O nome do Museu do Circo é inspirado na protagonista do livro infantil “Momo e o senhor do tempo”, da autoria do alemão Michael Ende.
Detlef Scafft / Eva Cabral - Trata-se de uma alegoria literária em que Momo é uma menina em luta contra os homens cinzentos. Eles andam por aí e tentam convencer as pessoas a venderem o seu tempo livre…
O Momo - Museu do Circo fica em Foz de Arouce - Lousã cheio de sorrisos e boas gargalhadas à espera de quem queira recordar e viver uns bons momentos de humor e comicidade.
Osvaldo Macedo de Sousa


Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?