Tuesday, May 15, 2018
Rosário Breve Dezasseis microfilmes neste Rosário Breve n.º 555 por Daniel Abrunheiro
Por uma esplêndida manhã de Maio,
assentei praça, por assim dizer, em um particularmente diáfano recanto da urbe
a fim de escreviver o que (Vos) desse & (me) viesse. Fui feliz na escolha:
dezasseis microfilmes verbais (já revelados à nascença da obturação)
impuseram-se de imediato & sem esforço ao meu lápis. Assim pois:
1. Mulher pobre de criança ao colo – por ter mãe,
é de copiosa fortuna a criança;
2. Camisas a enxugar em estendal – crucificados
cristos têxteis;
3. Fila de deserdados à porta da sopa-dos-pobres
– untado, seráfico, pançudo, freirático angelismo das sopeiras serventes;
4. Gato à janela de quarto-andar – Napoleão
desterrado na Ilha de Santa Helena.
Continuei (escrevi)vendo, permeado
de uma espécie de êxtase sereno. Eu dormira muito bem a noite, despertando sem
amargura nem esperança tolas. Considerando que se, de Lobsang Rampa, que diziam
ter três olhos, nada de especial, e que de Camões, com um só, tanto & tão
bom – propus-me usar os meus piscos dois a ver o que dava. E é que deu:
5. Semáforos abertos no vermelho franqueando
passagem livre a duas ambulâncias & a um carro-funerário – a primeira, rumo
à maternidade; a segunda, direita ao hospital; o terceiro, soma das duas;
6. Mulher com braçada de cravos ao colo – nenhuma
revolução é órfã;
7. Crente consultando o horóscopo (“Viagem
inesperada na sua vida!”) – o azar é que, sufocado por um pedaço mal mastigado
de courato, acabaria por esticar o pernil quando desse, como veio a dar-se, o
meio-dia a esta crónica, pronto a sepultar na quinta-feira da saída d’O
RIBATEJO;
8. Canteiro municipal polvilhado de
amores-perfeitos & tomado de assalto por miríades esterlinas de borboletas,
essas pétalas erráticas, ébrio-aladas, trémulo-volantes, cuja efémer’eternidade
dura quatro dias há milénios.
Dei por mim eram quase dez horas.
Extra-caderno, a realidade fulgurava como o diadema de uma palavra oportuna, ou
de uma sentença justa, ou de uma ideia clara, ou de um Amigo-para-sempre, ou de
uma menina am(atern)ando a sua boneca, ou de um rio não poluído pela ganância
dos criminosos.
Longe, a cúpula do Seminário
arredondava o céu de-cá-baixo.
A meia-distância, a álea de
plátanos conspirava muito muita sombra da mais fresca.
Perto,
9. Carrinha de nove lugares pejada de pessoas
idosas, mas tão idosas, que a infantilidade retomada as fazia pasmar de miúdo
espanto ante a fabulosa novidade do mundo;
10. Homem de fato-completo-três-peças perambulando
a merecidíssima aposentação de professor-primário – o que me comoveu muito, por
me recordar Elias Rodrigues Faro, esse senhor meu segundo Pai;
11. Quiosque-tabacaria cujo escaparate estourava frondosamente
de publicações multicolores que me pareceram as borboletas do microfilme 8. e a cujo minibalcão velava uma rapariga
avelhentada & endurecida pelo calo do celibato involuntário – o que também
me comoveu muito, por me lembrar aquela canção da dupla Rui Veloso / Carlos Tê,
Saiu para a Rua;
12. Jovem agente da PSP indicando, num inglês
fluente, a um casal de holandeses o itinerário mais acessível para o velhinho
Mosteiro que foi dos Crúzios.
Nos por-enquantos, porém,
volvera-se provecta a minha manhã. Davam já as 11h35m, faltando apenas, por
conseguinte, um quarteirão de minutos para que morresse engasgado o fulano
astrozodiacómano do microfilme 7. Sem como nem por nem para
quê, recordei essoutro meio-dia de 10 de Dezembro de 2004 (uma sexta-feira) em
que adquiri a tradução portuguesa de The
Figure on the Carpet de Henry James (trad. de Luzia Maria Martins, ed.
Relógio D’Água, Lx., 1988). Foi em Lisboa, metrópole também de si mui capaz de
microfilmes. Eis quatro dessa matina dezembrina de vai-para catorze anos:
13. Em um degrau da Igreja de Santa Isabel, aquela
pomba morta – morta & esventrada – morta & esventrada & cravejada
de varejeiras semelhantes a rubis verdes azulzumbindo;
14. Na farmácia do Largo do Rato, um mocito
envergonhosamente ciciando à farmacêutica: “Uma caixa de preservativos
dos mais baratos, fàxavôr”;
15. No Largo do Carmo, reencontrei, em
corpo-sempre-presente, o capitão Salgueiro Maia: vestido à paisana, parecia-se
muito com o homem que eu de menino sempre quis ser quando chegasse a homem;
16. E numa rua a que chamei Rua da
Princesa, amei, sem remédio & com
cegueira voluntária, um porvir imediatamente desmentido pela força irreparável
da (a)parição alheia.
Agora, calma. Tanto microfilme
seguido já vai dando longa-metragem. Acabo a projecção da seguinte maneira:
como consta do título, esta é a crónica número cinco-cinco-cinco da série Rosário Breve. Dedico-a, com gratidão
muito minha, à memória viva de três pessoas que douraram, nele brilhantemente cronicando
muitos anos, este Voss’O RIBATEJO:
Eurico Heitor Consciência, Luís Eugénio Ferreira & José Niza. Sem
misticismos tolos, sinto-os connosco. E tal sentimento dá, a meu ver, um bom
filme.