Tuesday, December 20, 2011

lançamento do mais recente livro de João Mascarenhas: O Menino Triste – Punk Redux.

Tenho o prazer de vos convidar para o lançamento do mais recente livro de João Mascarenhas: O Menino Triste – Punk Redux.Acontece no dia 22 de Dezembro as 21.30 horas na livraria Ler Devagar em Lisboa. (mais informação em anexo)
Convite LerDevagar

 
SOBRE O LIVRO:
O Punk Redux é uma home­nagem à cultura punk, um tributo às suas conquistas no domínio da criatividade e da liberdade de expressão. É uma ânsia de mudança, ex­pressa através de uma valen­te biqueirada no piegas e no convencional, cujas repercus­sões se sentem ainda hoje.
Dois anos depois da publicação de A Essência, essa viagem dividida entre Coim­bra e Veneza em busca do segredo da Arte, o Menino Triste volta para nos falar – e, como de costume, para nos fazer reflectir – acerca dos inícios do movimento Punk em Inglaterra. O prefácio do livro é da autoria de Soo Catwoman, um dos ícones mais marcantes de todo o movi­mento.
A história do livro parte de um pedaço de vida do seu autor, que esteve em Ingla­terra em 1976 e que por acaso conheceu um punk que viria a ser o “Punk”, ícone do movimento e amigo de Sid Vicious. Depois, vêm Soo Catwoman, Susie e tantos outros que estiveram nas origens da cena punk. É com eles que o Menino Triste percorre a Kin­gs Road, compra roupa na “Sex” e chega até a ser convidado para tocar no “100 Club”. E, assim, o livro leva-nos bem para o meio da cultura punk, e fala-nos dos valores e das ideias por trás deste movimento de contestação urbana. O punk foi muito mais do que os clichês dos cabelos em crista, das pulseiras de picos e da obscenidade. Há uma essência criadora e uma energia vital que foram esquecidas e que este livro tenta recuperar: o seu grito inconfor­mista, a sua luta contra o convencional, a ousadia de afirmar...
Mais uma vez, João Mascarenhas construiu uma história subtil que mistura o auto­biográfico, o factual e a ficção, fazendo do Menino Triste um dos verdadeiros prota­gonistas da história da música e da cultura punk.
Mas há mais, porque, entrelaçando-se neste fio da narrativa principal, há uma reflexão sobre o Portugal de então, acabado de sair de uma ditadura que nem permitia conce­ber na imaginação, quanto mais na acção, algo próximo da contestação punk. É no cruzamento destes dois fios que surgem as reflexões e os acontecimentos mais origi­nais e provocatórios da obra, e que podem ajudar as camadas mais jovens a compreender o significado do 25 de Abril. Os olhos mais atentos aos desenhos e à história conseguirão descobrir José Mário Branco, Zeca e outros tantos que, como eles, fize­ram da liberdade de expressão a sua causa.

Sobre o autor:
MAIS INFORMAÇÕES:
Blogue da Qual Albatroz
Blogue do autor
Com a Estima do
Marc Parchow
marc@qualalbatroz.pt

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?