Wednesday, July 06, 2011

Fotos da entrega do Prémio do Publico PortoCartoon a Santiagu e reportagem da inauguração da exposição se Santiagu no Dolce Vita Porto

Foi inaugurada uma exposição antológica de Santiagu, no passado dia 25 de Junho, no Dolce Vita Douro. Esta exposição deve-se ao facto de Santiagu ter sido o vencedor do Prémio Público na edição 2010, organizado pelo Museu Nacional de Imprensa do Porto. Este Prémio foi ganho pela primeira vez por um artista Português. O público, a nível mundial votou, via internet e «in loco» e decidiu honrar Santiagu que, desta forma obteve o maior número de votos. O artista sente-se bastante prestigiado e grato ao público que o elegeu.

à esquerda o artista Polaco Zygmunt Zaradikiewicz, Grande vencedor do Portocartoon 2011, centro o Director do Museu da Imprensa e direita Santiagu

Na edição de 2011, 13º PortoCartoon-World Festival, Santiagu obteve uma Menção Honrosa com a caricatura de Ghandi. O tema deste ano – Comunicação e Tecnologias – permitiu a mais larga participação de sempre, com mais de 2.200 trabalhos, de 620 artistas, de 80 países. Neste concurso, o Irão superou todos os outros países, em trabalhos e participantes, logo seguido do Brasil, Roménia, Turquia, Portugal e Itália.


No dia da inauguração deste importante Prémio, Santiagu foi novamente honrado, no XlV Salão Luso-Galaico de Caricatura – Douro 2011, organizado pelo DouroAlliance, ao obter o 2º Prémio com a caricatura do Barão de Forrester. O tema do referido certame era o turismo nas suas diferentes vertentes. Durante o mês de Junho, o artista foi ainda distinguido a nível internacional ao receber os seguintes Prémios: Prémio de Ouro no FCW-China e Prémio Especial na EXPO2010Cartoon em Shangai; Diploma Especial e Menção Honrosa no V «Nosorog`s Magazine» na Bosnia. Nestes tempos conturbados, o humor de Santiagu alivia determinadas tensões que avassalam a nossa sociedade.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?