Wednesday, June 22, 2011

XIV SALÃO LUSO-GALAICO DE CARICATURA – DOURO 2011, inaugura dia 25 no Teatro Municipal de Vila Real

Uma Organização. Douro Alliance
Uma Produção: Humorgrafe
Após breve pausa para reestruturação, o Salão Luso-Galaico de Caricatura reaparece como mais um contributo para vencer a crise que domina o país. Conscientes de que não é na estagnação, na apatia que se avança para o futuro, a organização deste Salão não deixou morrer este projecto de sucesso com 15 anos de existência, adaptando-se apenas às dificuldades dos tempos actuais.
As principais alterações foram: a organização passou a ser da responsabilidade da Associação Douro Alliance; de Anual passou a Bienal; o catálogo passou a ter uma edição de bolso; os Prémios sofreram uma leve redução. Contudo alargou-se a malha de impacto sócio-cultural já que, se no passado a exposição se restringia a Vila Real e Ourense, agora também contempla os municípios de Lamego e Peso da Régua. A produção continua a cargo da Humorgrafe com Osvaldo Macedo de Sousa como Director Artístico.
Um factor económico importante do Douro é o Turismo. Em 2011 comemora-se o Centenário da criação do primeiro organismo oficial de Turismo em Portugal, assim como do IV Congresso Internacional de Turismo (1º em Portugal) cujos congressistas visitaram esta região. Por tudo isto, o tema deste ano do Salão não podia deixar de ser o Turismo, ou seja o “Turista”.
Todos os anos este evento aproveita a ocasião para homenagear um artista que se tenha destacado na sua carreira de humorista gráfico. Alternando entre os artistas portugueses e galegos, este ano a organização resolveu homenagear o conceituado artista de Ourense Xosé Lóis González Vasquez que se tem celebrizado com o seu alter-ego “Carrabouxo”, um marco do humor ibérico, um ícone caricatural galego, que tendo começado no Boletin da Agrupación Cultural Auriense, profissionalizou-se em “A Nosa Terra” e desde 82 publica em “La Región” e Atlântico Diário.
O humor é uma arte de estéticas, de pensamento critico-filosófico e de diversão, mas o lado pedagógico é uma presença constante e nessa perspectiva de ser uma expressão de construção do futuro baseado na historia, nas estruturas culturais que nos legaram o presente, a organização resolveu criar três Prémios Especiais (apenas honoríficos) numa singela homenagem a figuras icónicas do humor gráfico das terras Durienses e Galegas. Desse modo surge o “Prémio Especial Benito Losada” recordando essa figura incontornável da dinamização e divulgação cultural de Ourense, principalmente no campo da caricatura, da BD e da Fotografia que desapareceu do nosso convívio este ano; “Prémio Especial Aureliano Barrigas” em homenagem ao artista vilarealense que não só cultivou a caricatura assim como foi um dos motores do celebre Circuito Automobilístico de Vila Real; “Prémio Especial Correia Dias” recuperando do esquecimento o artista de Lamego que foi um dos pioneiros do modernismo em Portugal, um dos revolucionários dos novos ventos estéticos no Brasil onde viria a morrer.
Este Salão terá a sua inauguração a 25 de Junho, pelas 21h na Galeria de Arte do Teatro Municipal de Vila Real, onde serão entregues os Prémios ao mesmo tempo que se realizará a Festa da Caricatura. Em Agosto será apresentada em Lamego e Ourenso para em Setembro finalizar em terras do Peso da Régua.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?