Thursday, June 30, 2011

VIR A BANHOS – RECRIAÇÃO DE UMA PRAIA DO INÍCIO DO SÉC. XX DESFILE DE FATOS DE BANHO DE 1900

VIR A BANHOS: 10 de JULHO, PELAS 15.30H NA PRAIA DA BAÍA Banhistas vestidos a preceito, vilões, fidalgos, teatro de robertos, contorcionistas, músicos, fotógrafo à la minuta e vendedores ambulantes, numa divertida recriação que pretende evocar a importância fundamental do veraneio no desenvolvimento e crescimento de Espinho. DESFILE DE FATOS DE BANHO DE 1900: 10 de JULHO, PELAS 18.00H NA PRAIA DA BAÍA : Mais de figurantes, senhoras, cavalheiros e crianças desfilarão em fatos de banho construídos a partir de modelos dos finais do séc. XIX a inícios do séc XX.
A Câmara Municipal de Espinho vai promover uma recriação de uma praia de inícios do século XX onde serão encenados os diferentes modos de estar na praia e onde participarão dezenas de personagens que, a par com os banhistas, vestidos a perceito, frequentavam as praias de então : vendedores de água, tremoços, doces, vira-ventos; fotógrafos à la minuta; as tão habituais companhias de teatro de robertos, e contorcionistas . Recriam-se também divertidos jogos com que as pessoas ocupavam o tempo, muitos dos quais chegaram aos nossos dias: cabra-cega, salto ao eixo, as tétulas ( jogos com pedrinhas), o prego, castelos de areia e lançamentos de papagaios de papel. Os fidalgos, nome por que eram conhecidos os veraneantes que pertenciam a uma burguesia endinheirada, dedicavam-se a actividades mais recatadas e por isso no VIR A BANHOS podemos vê-los sentados em amena conversa, a passear, ler ou até a pintar. Mesmo na hora do banho, onde se cumprem as prescrições médicas, as personagens se distinguem: uns, em grande alarido, levantam as saias ou arregaçam as calças, outros, vestidos a preceito, entregam-se nas mãos do rigoroso banheiro que lhes dará tantos mergulhos quantos os recomendados pelo senhores doutores, que bem conheciam os benefícios terapêuticos dos banhos de mar.
Esta recriação vai realizar-se no dia 10 de Julho, a partir das 15.30 horas, na praia da Baía, e conta com a participação de mais de uma centena de figurantes de várias Associações Culturais do Concelho: Classe de Ginástica Rítmica de Competição da Associação Académica de Espinho, Grupo Cultural e Recreativo Semente, Rancho Folclórico Santiago de Silvalde, Rancho Folclórico Nª Srª dos Altos Céus, Rancho Regional Recordar é Viver, Re-timbrar, Teatro Popular de Espinho – Coop. Nascente e Move’In-Mento – Núcleo de Dança Contemporânea de Espinho..

Comments: Post a Comment

Links to this post:

Create a Link



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?