Friday, June 24, 2011

Texto de Apresentação do XIV Salão Luso-Galaico de Caricatura - Douro 2011 pelo Presidente da Douro Alliance

Após um ano de interregno, determinado por circunstâncias várias, retoma-se este ano um acontecimento que é já uma tradição na vida cultural da Região: Salão Luso-Galaico de Caricatura. Com efeito, realizou-se consecutivamente ao longo de treze edições, sempre com êxito assinalável, grande afluência de artistas a concurso e agrado geral do público.

Este ano de interregno serviu para repensar e redimensionar o Salão. Na verdade, se até aqui a sua organização foi da responsabilidade única da Câmara Municipal de Vila Real, passa agora a ver o seu âmbito alargado a uma instituição que engloba, além do Município de Vila Real, os Municípios de Peso da Régua e Lamego: a Douro Alliance.
Esperamos que este alargamento de âmbito, passando a cobrir uma área geográfica mais vasta, contribua para enriquecer de forma importante a oferta cultural da Região, tornando-a cada vez mais apetecível como destino de Turismo Cultural.
Por coincidência, é justamente o Turismo o mote do Salão deste ano. O lápis mordaz dos caricaturistas encontrou no tema potencialidades humorísticas que foram exploradas nos mais variados aspectos ― positivos e negativos, naturalmente, porque a vocação do humor gráfico é justamente ajudar a corrigir o que está mal.
Que este recomeço do Salão Luso-Galaico de Caricatura seja auspicioso, são os nossos mais veementes votos.


Vila Real, Maio de 2011
Manuel N. Martins
Presidente da Câmara Municipal de Vila Real
e da Douro Alliance

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?