Sunday, February 06, 2011

Este Mês na Bedeteca de Beja . Fevereiro

MONTRA DE FEVEREIRO

De 1 a 28 - Gambuzine
A montra deste mês debruça-se sobre o fanzine Gambuzine, fundado em 1999. Como nos diz Teresa Câmara Pestana, autora de banda desenhada e editora, o Gambuzine, surgiu da necessidade de “ (…) prolongar o gozo alcançado com os solozines Aqui Babilónia (1995) e Continuamos aqui (1996), versão portuguesa de Hier Babylon, editado em 1995 com grande sucesso no burgo punk de Hannover”. O Gambuzine notabilizou-se por editar em território português, e em primeira mão, grandes nomes da banda desenhada alemã “alternativa”, aos quais se juntaram autores eslovenos, espanhóis, finlandeses, franceses, italianos, neo-zelandeses e portugueses (com destaque para a própria Teresa Câmara Pestana).

Depois de 16 números a atormentar a banda desenhada “bem comportada” o Gambuzine continua a dar especial ênfase à crítica política e social, que são também a sua imagem de marca. No Gambuzine, voltando a citar Teresa Câmara Pestana, só “ (…) não há bd’s racistas, sexistas e fascizóides”.
De 3ª a 6ª das 14h00 às 17h30 e das 19h30 às 23h00.
Sábados das 14h00 às 20h00.

CONVERSAS
Dia 4, sexta-feira, às 21h30
Conversas sobre Cinema e Banda Desenhada, por Véte
Todas as primeiras sextas-feiras de cada mês a Bedeteca têm a honra e o prazer de receber as conversas de Véte sobre cinema e banda desenhada. A não perder!
Dia 25, sexta-feira (podia ser dia 13…), às 21h30
O Universo do Terror, por Hélder Castilho
Apreciador de cinema e banda desenhada, autor de contos de terror, Hélder Castilho vem falar-nos d’ O Universo do Terror, na Bedeteca. Uma sessão verdadeiramente assustadora!

CINEMA DE ANIMAÇÃO
Dia 18, sexta-feira, às 21h30
Traços do Japão – Sessões de Anime, da NCreatures
Todas as terceiras sextas-feiras do mês passamos um filme de anime, aqui na Bedeteca, com a parceria da NCreatures. Em breve anunciaremos o título deste mês… O filme será apresentado por Paulo Monteiro.

OFICINAS
Todas as terças-feiras, das 19h30 às 20h30
Ouriço-do-Mar – Oficina de Banda Desenhada
Para autores entre os 8 e os 12… A entrada é livre.
Todas as quintas-feiras, das 19h30 às 20h30
Toupeira – Oficina de Banda Desenhada
Para autores a partir dos 13 anos… A entrada é livre.

CLUBES
Todas as quintas-feiras, das 16h00 às 18h30
Lemon Studio – Clube de Mangá
Todos os Sábados das 15h00 às 20h00
Magic The Gatering – Clube de Magic

NOTÍCIAS
Este mês criámos o Conselho Consultivo da Bedeteca de Beja, do qual farão parte vários críticos, estudiosos, divulgadores, autores e leitores de banda desenhada. O objectivo do Conselho é constituir um “núcleo duro” que possa dar pistas sobre vários assuntos, reunindo, ao mesmo tempo, sensibilidades muito diferentes.
O fanzine Venham + 5 n.º 6 (2009), da Bedeteca de Beja, foi nomeado pelos VIII Troféus Central Comics na categoria de Melhor Fanzine. A história “O Infeliz Destino de Sebastião Salvador”, de Susa Monteiro, publicada no mesmo fanzine, foi nomeada na categoria de Melhor Curta. Para conhecer os outros nomeados, prazos para a votação, local da entrega dos prémios, etc., basta consultar o portal Central Comics...
Este ano o Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja realizar-se-á entre 28 de Maio e 12 de Junho. A organização avança a bom ritmo e os autores presentes estão praticamente todos confirmados… Alberto Varanda e Loustal são dois dos muitos autores com exposições patentes.
NAS ESCOLAS
O mês passado, e apesar do frio, estivemos na Escola Mário Beirão, em Beja. Este mês vamos estar na Escola D. Manuel I e no Liceu Diogo de Gouveia, também em Beja. E ainda daremos um “pulinho”ao Externato António Sérgio, em Beringel. Para falar de banda desenhada, claro…

Estamos também a elaborar um projecto, na área da reciclagem, com o Instituto Politécnico de Beja.

BEDETECA DE BEJA
BIBLIOTECA / GALERIA DE EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS / NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA / NÚCLEO DE CARTUNE, ILUSTRAÇÃO E CINEMA / NÚCLEO DE TRABALHO / ESPAÇO INTERNET / LOJA / EDIÇÕES / ARQUIVO DE ORIGINAIS / OFICINAS / CLUBES / PROGRAMA DE OFERTAS / EXPOSIÇÕES PARA ITINERÂNCIA
A Bedeteca de Beja é um equipamento da Câmara Municipal de Beja.
Parceiros: Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja /
Museu Regional de Beja / NCreatures

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?