Wednesday, November 03, 2010

21º Amadora BD - colóquio e visitas guiadas - 5 de Novembro

O 21º Amadora BD - Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora acolhe na próxima sexta-feira (dia 5 de Novembro) um colóquio subordinado ao tema “A I República na Génese da Banda Desenhada”.

O Amadora BD , cujo tema central deste ano é a “República”, por ocasião do Centenário da sua Implantação, é palco, esta sexta-feira, a partir das 17 horas, de um colóquio intitulado “A I República na Génese da Banda Desenhada”.
Nesta sessão, que decorrerá no Forum Luís de Camões, na Brandoa (núcleo central do Festival), participam os seguintes oradores: Prof. Dra Raquel Henriques da Silva, da faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, Dr Luís Augusto Costa Dias, coordenador da Exposição “1910 - O Ano da República”, da Biblioteca Nacional e os consultores científicos da exposição central João Paulo Paiva Boléo, João Cravo, Osvaldo Macedo de Sousa e Paulo Cambraia. A moderação estará a cargo de Cristina Gouveia , coordenadora do CNBDI.

O Festival de BD da Amadora acolhe, todos os anos, diversos autores nacionais e estrangeiros que, além de participarem em sessões de autógrafos e debates, também são guias nas suas próprias exposições.
Assim, no próximo e último fim-de-semana do Amadora BD , os seguintes autores efectuam visitas guiadas às suas mostras:
Sábado às 17h - Nuno Saraiva (Portugal), Jô Oliveira (Brasil), Lindomar e Olímpio de Sousa (Angola) e Zorito e Machado da Graça (Moçambique) guiam os visitantes na mostra “Lusofonia – A 9ª Arte em Língua Portuguesa )
Domingo às 17 e 18h - Luís Henriques mostra o seu trabalho na exposição “Metrópole Feérica” e Korky Paul explica a sua arte na mostra dedicada à Bruxa Mimi.

O Amadora BD , que, mais uma vez, está centralizado no Forum Luís de Camões, na Brandoa, apresenta dezenas de exposições, com especial destaque: mostra central dedicada aos 100 Anos da República, Schuiten e Peeters, A Metrópole Feérica, de Luís Henriques e José Carlos Fernandes , Sean Gordon Murphy, A Nona Arte em Língua Portuguesa , Korky Paul e a Bruxa Mimi, Centenário de Fernando Bento, Colectiva de autores portugueses e polacos, entre muitas outras de inegável qualidade artística.
Além destas, o Amadora BD acolhe, ainda, exposições de Ilustração, na Casa Roque Gameiro, uma mostra de Luís Diferr, na Galeria Municipal Artur Bual, exposições do AmadoraCartoon (Augusto Cid, Plantu, Vangelis Pavlidis), nos Recreios da Amadora, e uma mostra comemorativa dos 10 Anos do Centro Nacional de BD e Imagem.

Até ao dia 7 de Novembro, a Amadora é “invadida” pelos quadradinhos.

NOTA: Contactos com a Comunicação Social e marcação de entrevistas com a organização e autores: José Eduardo Ferreira 96 231 23 82

PARA MAIS INFORMAÇÕES:
AMADORA BD - Festival Internacional de Banda Desenhada
Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem
Av. do Brasil, 52 A, 2700-134 Amadora, Portugal
Telef: (+351) 21.436.90.57 (+351) 21.436.90.57 - Ext: 5520 - Fax: (+351) 21.496.23.53
http://de.mc365.mail.yahoo.com/mc/compose?to=amadorabd@amadorabd.com - http://www.amadorabd.com/
Localização através do Google Maps

Comments: Post a Comment

Links to this post:

Create a Link



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?