Sunday, May 02, 2010

“A Liberdade é um Risco”: exposição internacional de cartoons da FECOPortugal / Amnistia Internacional na Biblioteca Municipal Manuel Alegre em Águeda


A Biblioteca Municipal Manuel Alegre vai ter patente ao público, de 3 a 28 de Maio, uma exposição internacional de 142 cartoons, intitulada “A Liberdade é um Risco”, uma organização conjunta da Amnistia Internacional – Portugal e da FecoPortugal – Associação de Cartoonistas. A mostra pretende assinalar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que decorre a 3 de Maio.

"A Liberdade é um Risco" foi o tema do convite endereçado à generalidade dos cartoonistas de todo o mundo, assim foi pedido a estes artistas que mostrassem a sua visão sobre esta temática. À proposta responderam 203 humoristas gráficos que, a partir de 52 países, enviaram 438 cartoons, dos quais o júri seleccionou 142 trabalhos, em que resultou esta exposição.

Esta mostra permite apreciar lado a lado trabalhos de profissionais consagrados e outros ainda a iniciar na actividade. A esse factor enriquecedor da exposição, acresce também a diversidade de origem geográfica dos desenhos, uns vindos de países ocidentais de produção mais conhecida, outros – muitos – de países emergentes no panorama internacional. Todos eles reflectindo, afinal, as realidades das suas terras, os anseios das suas gentes, tão diferentes entre si mas tão identificados no que é essencial: a vontade de cultivar o valor supremo da Liberdade – de Imprensa, neste caso particular.
Segundo José Oliveira, presidente da Direcção da FecoPortugal – Associação de Cartoonistas, estes trabalhos são “um sinal de que os cartoonistas, profissionais da comunicação, se identificam com a necessidade de se comemorar o Dia da Liberdade de Imprensa. E, com o voluntarismo (ou espírito de missão?) que os caracteriza, participaram em massa”. José Oliveira explica que “A Liberdade é um Risco, porque pela Liberdade se morre” e “A Liberdade é um Risco, porque pela liberdade de desenhar a Liberdade se pode perdê-la”.
Por sua vez, Pedro Krupenski, Director Executivo da Amnistia Internacional – Portugal, reconhece que “ nos últimos anos, a Amnistia Internacional tem apostado em associar-se a novas formas de comunicar”, identificando que “o cartoon é um veículo de comunicação privilegiado: De forma plástica, imediata, transmite com enorme profundidade e alcance uma determinada perspectiva. É dirigido à memória humorística de todos nós e, assim, a sua mensagem torna-se reproduzível e multiplicável”. Pedro Krupenski reconheceu “a enorme utilidade que o cartoon pode conferir à luta por um mundo onde todos nascemos – e devemos permanecer – iguais em direitos”, neste sentido “a Amnistia Internacional propôs à FECO a criação de uma parceria que se concretiza num evento em que são expostos cartoons subordinados ao tema da liberdade, designadamente à liberdade de expressão”.
O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, assinalado a 3 de Maio, foi instituído em 1993, pelas Nações Unidas, com o intuito de realçar a importância da liberdade de expressão. A efemeridade pretende recordar que a censura ainda continua a ser uma realidade em muitos países e que muitos jornalistas continuam a ver a sua profissão, e por vezes a vida, em risco e ameaçada. Este dia pretende celebrar os princípios fundamentais da liberdade de imprensa, defender os meios de comunicação dos ataques à sua independência e é igualmente um tributo aos jornalistas que perderam a vida no exercício da profissão.

Com esta exposição a Autarquia pretende homenagear todos os profissionais da Comunicação Social, mostrando o apreço pelo trabalho que estes desenvolvem em prol de uma comunicação livre, isenta e pluralista. A exposição já passou por outros concelhos do país, nomeadamente Lisboa e Matosinhos, e chega agora a Águeda. A Câmara Municipal agradece esta oportunidade à Amnistia Internacional – Portugal e à FecoPortugal – Associação de Cartoonistas através da cedência desta mostra.

A Câmara Municipal de Águeda convida-o a visitar “A Liberdade é um Risco”, na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, de 3 de Maio a 28 de Maio, de terça-feira a sexta-feira, das 10:00 às 19:00 (sem interrupção de almoço), e aos sábados, das 10:00 ao 12:30, já à segunda-feira está aberta ao público das 13:00 às 19:00.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?